5 de junho de 2009

Teste do pezinho garante a saúde do bebê

O nome é infantil mas sua importância é maiúscula. Neste sábado, 6 de junho, o Brasil comemora o dia nacional do Teste do Pezinho. Trata-se de um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que poderão causar lesões irreversíveis no bebê. Por ser realizado através da análise de amostras de sangue coletadas do calcanhar do recém-nascido, o exame ficou popularmente conhecido como Teste do Pezinho.

O farmacêutico e bioquímico Carlos Henrique Sguissardi, coordenador do laboratórpezinhoio da Unimed Chapecó, realça que a maioria das doenças pesquisadas pode ser tratada com sucesso desde que identificadas antes mesmo de manifestar seus sintomas claramente, para pais e médicos. Neste sentido, todos os recém-nascidos devem ser submetidos ao teste, a partir do terceiro dia de vida e, mesmo após este período, o mais breve possível, mesmo os que não apresentam nenhum sintoma clínico.

Sguissardi informa que 16 doenças são detectadas pelas diferentes modalidades do Teste do Pezinho: fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e outras hemoglobinopatias, hiperplasia adrenal congênita, fibrose cística, galactosemia, deficiência de biotinidase, toxoplasmose congênita, deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase, sífilis congênita, citomegalovirose congênita, doença de chagas congênita, rubéola congênita, hiv 1 e 2, deficiência da mcad e pesquisa da mutação 35delg da conexina.

Outras três doenças são detectadas pela espectrometria de massa em Tandem no teste do pezinho: aminoacidopatias, acidemias orgânicas e defeitos na beta-oxidação dos ácidos graxos.

A Unimed Chapecó realiza, em média, 30 testes por mês. Os exames são agendados no momento em que a mãe e o bebê estão dando alta do hospital. O material é enviado para o CTN Diagnósticos, laboratório de referência nacional neste setor.

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Luiz,
    Bem lembrado! São coisinhas simples, porém de suma importância para o bem estar e saúde da criança. Sem contar que os pais são os mais beneficiados com o teste. No começo, se detectado algum problema, até pode ser revertido.
    Valeu amigo! Nota dez para o post!
    Abraço carinhoso do amigo,
    Antonio

    ResponderExcluir
  2. Seu Luiz esta informação é de alta relevancia para sociedade e casais obrigado por publica-la.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog