2 de junho de 2009

Jovens se preparam para cuidar dos rios

Jovens matriculados no ensino médio de dez municípios do entorno do parque de Ibitipoca e do corredor ecológico da Serra da Mantiqueira participarão de um curso sobre monitoramento da qualidade da água. O curso será realizado no Campo Experimental de Coronel Pacheco (CECP) e oferecido a 17 estudantes.


A iniciativa faz parte de um projeto sobre monitoramento das águas naturais em áreas produtoras de leite. O projeto visa qualificar monitores ambientais de recursos hídricos. Os jovens, futuros monitores, têm entre 14 e 18 anos e são filhos de produtores de leite de base familiar.


Entre os dias primeiro e cinco de junho, os alunos ficarão alojados no CECP. Lá, eles terão aulas teóricas e práticas sobre análise da qualidade da água, ecologia, produção de leite a pasto, criação de site na internet etc. Nas aulas práticas, os alunos aprenderão a trabalhar com um kit de análises chamado “Ecokit”, que analisa a água por completo (características físicas, químicas e microbiológicas). Cada um dos jovens receberá o kit quando retornar aos seus municípios. Com essa ferramenta, eles irão fazer as análises em um curso d’água que seja representativo da comunidade da qual fazem parte.


Os resultados coletados pelos monitores serão enviados periodicamente para a Embrapa Gado de Leite. “Iremos criar um site para divulgar os resultados”, diz o coordenador do Projeto e pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcelo Otênio. Para realizar o trabalho, os monitores ambientais irão receber, por dois anos, uma bolsa de caráter científico e social da Fapemig, no valor de R$100,00. O transporte, a alimentação e a hospedagem dos estudantes durante o curso serão custeados pelo Projeto.


Otênio informa que os monitores serão uma referência nas comunidades com relação aos cuidados com o meio ambiente. No decorrer do projeto, serão escolhidas quatro comunidades para servir de unidades demonstrativas. “O objetivo dessas unidades será divulgar ações positivas de conservação e preservação de recursos hídricos”, conclui o pesquisador.

Fonte: Rubens Neiva/Embrapa Gado de Leite

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Ótima iniciativa. Nossos rios precisam serem preservados, pois a água é um fator esencial para a sobrevivencia de toda a natureza.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Noticia muito positiva é isso que precisamos ações praticas parabéns a eles.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog