31 de maio de 2009

Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela

O Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela-RS, que acontece de 18 a 21 de junho, chega a sua maioridade cheio de novidades.

Por 20 anos, Canela trouxe centenas de espetáculos, milhares de bonequeiros do mundo inteiro. Nesta edição, a cidade tem o prazer de apresentar o seu primeiro espetáculo de teatro de bonecos. Este era um questionamento do público e dos participantes do evento: por que Canela não faz teatro de bonecos, já que conhece a arte titeriteira como poucos.

Nesta edição Canela estará mostrando que a semente se criou, que “a criança nasceu”, que não mais Canela apenas trará o mundo para sua platéia, mas estará levando a sua arte bonequeira para o mundo. Os experientes bonequeiros, canelenses de coração, Nelson Haas e Beth Bado, formaram competentes títeriteiros, que apresentam seu primeiro espetáculo no Bonecos Canela 2009. O grupo foi formado através do Ponto de Cultura Bonecos Canela Cultura Viva e apresenta o espetáculo "Sonho de uma Noite de Verão", de William Shakespeare, com uma releitura de um dos maiores clássicos da literatura mundial, criada e adaptada nas oficinas pelo próprio elenco. A direção geral da peça é feita por Nelson bonecosHaas, texto e direção por Julio Saraiva, com uma pitada da realidade canelense. Nesta edição até mesmo a arte do material de divulgação do Festival é mais real, mais canelense. A figura principal é um boneco produzido na cidade, que faz parte de um dos espetáculos que estão na grade de programação.

Para manter a tradição de um dos festivais referência no mundo todo, o Bonecos Canela, nos seus 21 anos irá trazer grupos como o Gioco Vita, um dos mais conhecidos em teatro de sobras, da Itália; a bonequeria espanhola Valéria Guglietti, que também apresenta teatro de sombras, mas com uma técnica super simples, mas pouco utilizada profissionalmente, com sombras projetas na parede com formas feitas pelas próprias mãos; grupos brasileiros conceituados mundialmente como o Giramundo, que dispensa comentários; e, pela primeira vez em Canela, um grupo da Finlândia, a maior novidade do Festival, que estará apresentando uma peça com manipulação de formas e idéias, com alta tecnologia, com técnicas circenses, algo que o público não está acostumado a ver. Além destes, que são destaques da programação, o Festival contará com a participação de grupos de vários estados brasileiros, numa grande festa bonequeira, comemorando 21 anos de Festival.

A Praça João Corrêa, o Teatro Municipal, o Teatro Casa de Pedra, o Teatro Laje de Pedra servirão de palco para estes apaixonados pela arte de fazer rir, de fazer chorar, de fazer refletir, de encantar, de interagir, que só mesmo o teatro de bonecos é capaz.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Canela

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 5 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog