3 de junho de 2009

Acupuntura aumenta as chances de fertilização

Pesquisadores americanos e holandeses realizaram um trabalho científico onde a Acupuntura foi a responsável pelo aumento de até 65% das chances de sucesso dos tratamentos de fertilização in vitro (FIV).

Os especialistas, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, e da VU University, na Holanda, basearam-se em sete outros estudos que analisaram 1.366 mulheres desde 2002.

Durante o tempo em que os levantamentos foram realizados, todas as mulheres tentavam engravidar por meio de fertilização in vitro - método pelo qual o óvulo é fertilizado em laboratório e em seguida implantado no útero.

Algumas delas estavam sendo submetidas à Acupuntura, outras eram tratadas com o "sham" - uma espécie de Acupuntura falsa, onde as agulhas são aplicadas em lugares que não surtem efeito - e outras mulheres não foram tratadas com nenhum método.

Ao analisar o índice de gravidez resultante da fertilização, os pesquisadores observaram que as mulheres que foram tratadas com a técnica da Medicina Chinesa tiveram mais 65% de chances de engravidar. O método havia sido aplicado até um dia depois de o embrião ser implantado no útero.

Os especialistas acreditam que a principal ação da Acupuntura tenha sido o alívio do estresse gerado pelo tratamento para engravidar, conseguido por meio do relaxamento proporcionado pelas agulhas.

Eric Manheimer, pesquisador da Universidade de Maryland, disse que outros estudos devem ser realizados para comprovação da eficácia do método chinês.

Fonte: Amba, Universidade de Mariland (EUA) e VU University (Holanda)

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Temos muito que descobrir e aprender sobre a acumpultura ainda.

    Boa informação.
    abçs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog