3 de junho de 2009

Bordadeira do Piauí fará vestido ao vivo em São Paulo

PiauíSampa tem 17 estandes: 13 para comercialização de artesanato e degustação de mel, castanha e caju e outros quatro para peças customizadas da moda piauiense.

Uma das grandes novidades da 5ª edição do PiauíSampa, que começou nesta segunda-feira (1º) em São Paulo no Shopping Eldorado, será a bordadeira Alexandrina Leite, ou Lili Castro, como gosta de ser chamada. Pela primeira vez na capital paulista, dona Lili bordará ao vivo durante a mostra um vestido de festa.


O vestido, todo preto, com decote em V, na frente e nas costas, foi montado no Piauí pelo estilista José Feitosa. “A peça é feita em tafetá com tule de seda e será todo rebordado em frivolité”, diz o estilista.


O bordado frivolité, como o nome indica, é francês. A técnica desse bordado pode ser resumida como uma seqüência de nós e picos que formam círculos e semicírculos, que vão formando um rica trama rendada. Para este vestido, os bordados foram criados pela própria Dona Lili, que conta com a ajuda de outra bordadeira.

Bordado
“É um bordado que realmente pede muito a nossa atenção; há toda uma técnica e um padrão a serem seguidos. Além do bordado em si, vamos colocar um minipaetê no centro de cada flor, dando um pouco de iluminação à roupa”, conta dona Lili. Além de dona Lili, dois mestres do artesanato santeiro também estarão produzindo ao vivo durante a PiauíSampa: mestre Dim e mestre Dico. A arte santeira é um dos maiores símbolos do Piauí.


A mostra tem 17 estandes, sendo 13 para comercialização de artesanato e degustação de mel, castanha e caju e outros quatro para apresentar peças customizadas da moda piauiense.


Em São Paulo, o público poderá ver trabalhos desenvolvidos por associações, cooperativas e grupos de produção assistidos pelo Sebrae nos municípios de Parnaíba, Luis Correia, Ilha Grande de Santa Isabel, Teresina, Pedro II, Campo Maior, Floriano, São Raimundo Nonato, União e José de Freitas. Na edição passada, apenas um banco mexicano levou R$ 72 mil em peças para fazer uma exposição itinerante pela América Latina.

Serviço:
PiauíSampa 2009 – Terra do Sol na Terra da Garoa
De 1º a 7 de junho
Shopping Eldorado – piso Átrio Pinheiros
Das 10h às 22h – segundo a sábado
Das 12h às 20h – domingo
Assessoria de Imprensa do Piauí Sampa
Eduardo Ritschel – (11) 9688-0850
Cris Batista – (11) 9664 07 54
Sebrae no Piauí - (86) 3216-1356
Gerente Graça Batista - (86) 9405-4498

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog