1 de junho de 2009

Saiba quais são os riscos das flores

A presença de flores em hospitais está relacionada a infecções (principalmente fúngicas), à captação de insetos (como formigas, moscas e abelhas), e a casos de alergia a pólens. Por isso, apesar de ser uma manifestação de amizade e atenção, a flor não é um bom presente para pessoas internadas.

A recomendação para evitar flores no interior de hospitais foi publicada, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em um manual sobre prevenção e controle de infecção hospitalar no tratamento pediátrico. De acordo com este material, já foram descritos casos de transmissão do fungo Aspergillus terreus para pacientes imunodeprimidos (como os portadores de câncer ou do vírus HIV), por causa da presença de plantas no ambiente hospitalar. Vários microorganismos patogênicos têm sido isolados de plantas e flores em hospitais, representando potenciais fatores de risco para infecção.flor

O ideal é que não haja nenhum tipo de planta nas áreas internas dos hospitais, pois a umidade e a presença de material orgânico em decomposição na terra dos vasos favorece o crescimento de bactérias e de fungos.

Dentro de casa também é necessário ter cuidados, principalmente com as crianças. Recomenda-se não colocar flores nos quartos das crianças pelo risco de elas serem picadas por um inseto ou entrarem em contato com microorganismos presentes na terra, além da chance de envenenamento por plantas tóxicas como a copo-de-leite e a comigo-ninguém-pode.

É necessário se desfazer das flores tão logo elas percam o viço e trocar a água dos vasos diariamente para evitar a proliferação de bactérias,fungos, larvas de mosquitos (dengue, febre amarela), e outros agentes patogênicos. Para os que gostam de flores, sugere-se que façam seu cultivo no jardim, em ambiente ventilado e ensolarado, ou em estufas adequadas para o seu crescimento. A adoção destas recomendações evita os riscos à saúde e colabora para o bem-estar de todos.

Fonte: ANVISA

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Puxa, obrigada pelas dicas, eu não sabia e fiquei muito triste com meu marido quando não me levou flores quando estava hospitalizada...agora me sinto bem melhor!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. É Teka, flores são lindas, mas tem os lugares certos para elas. Grato pelo comentário.

    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog