8 de setembro de 2009

Empreendedor Individual em mais 5 estados

Desde a última sexta-feira (4), estão integrados ao sistema Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará e Espírito Santo

Mais cinco estados passam a realizar a inscrição do Empreendedor Individual: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará e Espírito Santo. Eles se juntam ao Distrito Federal e aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde as inscrições já são realizadas. Para esta sexta também estava prevista a entrada de Rondônia, mas devido a ajustes de conexão, o Estado ficou para um próximo grupo que deve aderir ao Portal ainda setembro.


Empreendedor Individual é uma figura jurídica criada pela Lei complementar 128/08 e inserida na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06). O mecanismo entrou em vigor dia 1º de julho deste ano e simplifica a formalização dos chamados autônomos ou trabalhadores por conta própria como manicures, pipoqueiros e vendedores de churrasquinho.


O registro do Empreendedor Individual é feito via internet no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov,br). A inscrição começou dia 1º de julho pelo Distrito Federal. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em virtude de congestionamentos a entrada dos estados está sendo feita de forma gradual.


O público-alvo do Empreendedor Individual são os mais de 11 milhões de informais existentes no País. A meta é formalizar 10% desse público até o fim de 2010. Juntos, o Distrito Federal, os estados onde já são feitas as inscrições mais o grupo que se integrará ao sistema a partir desta sexta-feira têm mais de seis milhões de informais.


Até o dia 1º de setembro, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais já registravam a formalização de mais de 20 mil empreendedores e cerca de 55 mil interessados que fizeram a reserva do nome empresarial.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog