10 de setembro de 2009

Fatores que causam infertilidade será tema de Simpósio

Na maioria dos casos, quando os problemas de infertilidade são detectados o primeiro suspeito é o macho.

No manejo moderno de aves devem-se levar em conta todas as grandes mudanças que ocorreram na conversão e no rendimento em carne nos últimos 10 anos. Com técnicas de manejo e de alimentação adequados, boa sanidade e boa nutrição pode-se obter excelentes resultados reprodutivos. Os problemas de infertilidade observados a campo ocorrem na maioria dos casos depois de 45 semanas de vida das aves. Há casos também em que a infertilidade é baixa no início do ciclo produtivo. A maioria dessas situações pode ser melhorada com modificações do manejo, nutrição, alimentação e programa sanitário.

A Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), em parceria com a Embrapa, oportunizará o debate desse tema no período de 21 a 23 de outubro de 2009, no Centro de Convenções do Sibara Flat Hotel, em Balneário Camboriú, quando ocorrerá o 8° Simpósio Técnico de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição voltado para profissionais da área da avicultura.

A programação inicia no dia 21, quarta-feira, às 20 horas, com solenidade de abertura e palestra com o Dr. Ariel Mendes, presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA) e com o Dr. Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Exportadores de Frango (ABEF), seguida de coquetel de confraternização, e prossegue na quinta-feira, dia 22, e na sexta-feira, dia 23 até ao meio dia.

O tema “Fatores que causam infertilidade em reprodutores”, será abordado na quinta-feira dia 22, das 15 às 16 horas, pelo gerente regional técnico para a América Latina da Aviagen, Ricardo Valle. O objetivo da palestra será discutir as principais causas de infertilidade e apresentar algumas ideias que foram adotadas com êxito para a boa manutenção da capacidade reprodutiva de reprodutores pesados.

Causas

Na maioria dos casos, quando os problemas de infertilidade são detectados o primeiro suspeito é o macho. Na realidade o macho e a fêmea podem ser inférteis e é possível que ambos contribuam ao mesmo tempo para o problema no lote. A função do macho é produzir sêmen, copular corretamente e depositar o sêmen na cloaca invertida da fêmea. Por outro lado, a fêmea deve produzir ovos de boa qualidade no momento correto, ser receptiva ao macho e propiciar um bom ambiente para o esperma do macho. Qualquer falha dessas funções produzirá um problema de infertilidade.

Em avicultura se trabalha com populações grandes e os problemas de fertilidade estão muito relacionados com números: quantidade de machos, número de coberturas por dia, número de coberturas completas, número de espermatozóides. Sempre é preciso manter as quantidades corretas. Quando há um problema de fertilidade baixa em um lote não significa que todos os animais tem uma certa infertilidade, mas que existem aves na população com fertilidade inferior às das demais, dentro das condições existentes.

É muito importante, segundo Ricardo Valle, diagnosticar corretamente um problema. Em muitos casos a campo se confunde a infertilidade com mortalidade embrionário muito precoce. Nos sistemas de monitoramento devem-se incluir exames de ovos frescos (100 unidades) na granja, com ovoscopia e quebra de ovos claros entre o oitavo e décimo dias de incubação.

Os problemas de infertilidade de reprodutores ocorrem na maioria dos casos tardiamente. Uma das principais causas é a deterioração da condição física dos machos e fêmeas. O manejo e a alimentação são, portanto, os fatores mais importantes na prevenção e solução desses problemas.

A ficha de inscrição deve ser enviada para o e-mail acav-chapeco@hotmail.comcom o comprovante de depósito bancário, ou via fax (49) 3322-4350. Informações no sitewww.acavsc.org.br .

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog