27 de junho de 2009

Jogos de Cartas: A Sueca

A Sueca é um jogo bastante popular no Brasil. Embora suas origens não sejam conhecidas, sabe-se que este jogo foi trazido para o Brasil pelos portugueses.

A Sueca é jogada com um baralho de 40 cartas, pois são retirados dos baralho normal todos os 8, 9 e 10. Da Sueca participam obrigatoriamente quatro jogadores, divididos em duas duplas, devendo os jogadores de cada dupla sentar-se alternadamente. O carteador distribui 10 cartas aos jogadores, uma de cada vez, começado pelo primeiro jogador à sua esquerda. cartbar140

A Sueca é um jogo de trunfos, isto é, em cada rodada escolhe-se um naipe, cujas cartas valerão mais do que as cartas dos outros naipes. A escolha do trunfo costuma ser feita pelo carteador, que geralmente escolhe o naipe do qual tiver a carta mais alta ou em maior quantidade, e comunica aos demais jogadores. O trunfo será o mesmo durante as 10 vazas que constituem cada uma das mãos.

Depois de escolhido o trunfo, também é o carteador que inicia o jogo, descartando uma carta qualquer aberta. Em seguida o jogador a sua esquerda deverá descartar uma carta do mesmo naipe, o mesmo acontecendo com os demais jogadores. Se algum jogador não tiver nenhuma carta do mesmo naipe, pode descartar um trunfo ou uma carta de qualquer naipe, contudo, se tiver carta do naipe em jogo, é obrigado a descartá-lá. Quando o jogador descarta um trunfo isso é chamado de cortar com trunfo e também e costuma-se dizer que o jogador está baldado quando não tem cartas do naipe em jogo.

As quatro cartas descartadas formam uma vaza, que será ganha pelo jogador que jogou a carta mais alta. Para isso, é obedecida a seguinte ordem decrescente:

Ás = 11 pontos

Sete ou Manilha = 10 pontos

Rei = 4 pontos

Valete = 3 pontos

Dama = 2 pontos

As demais cartas são de valor inferior e não valem pontos, mas têm entre si uma ordem decrescente de valor de acordo com sua numeração – 6, 5, 4, 3 e 2. O jogador que ganhar a vaza recolhe as cartas dessa vaza, sem misturá-las com as cartas que tem na mão, e inicia a vaza seguinte.

Cada mão de Sueca é constituída por dez vazas. A contagem de pontos para decidir quem venceu a mão é feita a partir das cartas ganhas em cada vaza, assim uma dupla pode ganhar mais vazas, mas fazer menos pontos do que a dupla adversária.

Para a contagem de pontos, as partidas de Sueca são compostas de quatro pontos ou galhos e são vencidas pela dupla que primeiro vencer quatro mãos, marcando um ponto ou galho  para cada uma das mãos vencidas. A soma dos pontos das cartas dá um máximo de 120 pontos em cada galho, assim, se uma das duplas fizer 61 pontos, ganha o galho marcando um ponto. Vale lembrar que os pontos das cartas de um galho não são somados com os pontos das cartas do galho  seguinte.

Quando as duplas fazem 60 pontos cada uma, empatando o  galho, marca-se um ponto para cada uma. Se uma dupla conseguir 90 pontos em uma rodada, ela marca dois galhos e no caso de uma dupla conseguir fazer os 120 pontos em um galho ela será considerada vencedora pois esse feito equivalem a quatro galhos e é chamado de bandeira.

Leia também:

Jogos de Cartas: Conheça o Whist

Jogos de Cartas: Cálculo - Conheça as regras da mais difícil das paciências

Jogos de Cartas: Conheça o Tute

Jogos de Cartas: O baralho espanhol

Jogos de Cartas: Saiba como nasceu a paciência

Fonte de pesquisa: Todos os Jogos, Editora Abril, 1978.

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Amado parece brincadeira nunca aprendi a jogar Sueca, vejos as pessoas jogando mais eu mesmo, nunca aprendi, mais deve ser muito divertido pelo que vejo nos jogadores.
    A paz

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha Sueca no computador, para jogar online. É muito bom!!

    Um bom jogo também é Spades, é um pouco parecido com Sueca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Costumo jogar à sueca com dinheiro fictício ou real na SuecaStars em http://www.suecastars.com

      Excluir
  3. O jogo de sueca é muito divertido.

    Costumo jogar sueca, e também outros jogos na SuecaStars em www.suecastars.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog