27 de junho de 2009

Além do aroma agradável o café tem mais benefícios

Hum, que cheirinho bom! Geralmente é isso que pensamos ao sentirmos o cheiro do café enquanto ele está sendo passado no coador, não é mesmo?

Mas o café não representa apenas esse aroma agradável. Ele também pode fazer muito bem à nossa saúde. Cientistas de vários países do mundo têm descoberto, a cada dia, mais benefícios que o café pode trazer quando é consumido moderadamente pelo homem. E os resultados dessas pesquisas estarão sendo divulgados aos visitantes do estande da Embrapa Café no Shopping Boulevard desde a última quinta-feira ( 25) e vai até o dia 5 de julho .café


Estudos relativos às influências do café no organismo humano estão sendo realizados por profissionais da área de saúde. Esses estudos comprovaram, por exemplo, que o café pode fazer bem ao coração, evita a depressão, estimula o aprendizado, ajuda a controlar crianças hiperativas e até pode ajudar em dietas para emagrecimento. O café contém apenas 1 a 2,5% de cafeína, substância mais conhecida presente no grão. É a cafeína que produz esse efeito estimulante ao consumir o café. Mas o café possui ainda, e em maior quantidade, diversas outras substâncias importantes para o organismo humano, tais como: minerais, aminoácidos, lipídios, açúcares, vitamina do complexo B, além dos ácidos clorogênicos, que ajudam na remoção dos radicais livres, reduzindo o envelhecimento precoce dos tecidos.


Os estudos sobre o Café e Saúde fazem parte da programação de pesquisa do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, instituição que reúne a totalidade das instituições brasileiras de ensino, pesquisa e extensão rural que trabalham com o café. É o Consórcio que realiza as pesquisas em prol do desenvolvimento do agronegócio café brasileiro.


Produtos de café


Para mostrar que vários alimentos podem ser elaborados com o sabor do café, a Embrapa Café vai levar ao Boulevard Shopping, para degustação, biscoitos, amanteigados, cookies, sorvetes e brigadeiros preparados com café. Os visitantes poderão degustar também uma novidade, o iogurte sabor café.

Fonte: Jurema Iara Campos/Embrapa

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Saudações!
    Amigo Luiz Andre,
    Excelente Post!
    Muito bem explanado os benefícios do café...Aliás, tudo tomado com moderação faz bem a saúde...E a mais importante notícia é que os estudos comprovaram fazer bem ao coração e até contribui a perda de uns kilos.
    Parabéns!
    LISON.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog