26 de maio de 2009

Tubarão comemora 139 anos

O aniversário de emancipação político-administrativa do município de Tubarão-SC, comemorado nesta quarta-feira (27), será marcado por uma grande festa que terá como convidados especiais, os tubaronenses. Para celebrar a passagem dos 139 anos de história, a partir das 09 horas, no pátio do Centro Municipal de Cultura, acontece a solenidade oficial, com pronunciamento de autoridades, hasteamento de bandeiras, apresentações artístico-culturais e entrega dos prêmios aos alunos vencedores do concurso fotográfico “Minha Comunidade Tem...”.

O ponto alto da festa, e certamente o mais aguardado pelos convidados será o corte do bolo de 13,9 metros, uma referência aos 139 anos de Tubarão. O bolo gigante que será servido à população será feito pelos panificadores integrantes do Núcleo de Panificadores de Tubarão (Nuclepan), com ingredientes doados pela empresa Produpan. “Essa é a forma que encontramos para agradecer e comemorar com toda a população a passagem desta importante data”, salienta o prefeito Manoel Bertoncini.tubarao

A programação de aniversário conta ainda com a realização de blitz educativa, no centro da cidade, ação coordenada pela Guarda Municipal e procedimentos da área da saúde, como verificação de pressão arterial, teste de glicose e programas contra tabagismo e Dengue.

As atividades gratuitas acontecem na praça Pery Camisão, no centro da cidade, das 8 às 12 horas. À noite, a partir das 19h15, na igreja São José Operário, em Oficinas, acontece a Missa de Aniversário, com a presença de autoridades e servidores públicos municipais.

História - A história de Tubarão começa em 1774, com a doação de duas sesmarias ao Capitão João da Costa Moreira, o seu pioneiro fundador. O lugar conhecido como Paragem do Poço Grande, era ponto de parada para os tropeiros que desciam da região serrana com mulas carregadas de queijo, charque e outros produtos. A carga era cambiada por produtos como o sal, peixe seco, farinhas e tecidos transportados pelos navios que partiam do porto de Laguna, completando assim a rota Lages - Porto de Laguna.

Em 27 de maio de 1870, o presidente da Província sancionou a Lei nº. 635 que criou o município de Tubarão, território desmembrado de Laguna. Em seguida recebeu levas de imigrantes portugueses: açorianos e vicentistas. Durante a década de 1870, registraram-se três importantes fatos: a imigração européia com predominância de italianos, seguida de alemães e outras nacionalidades, a criação da Comarca de Tubarão em 1875 e a formação da Cia Inglesa The Donna Thereza Cristina Railway Co Ld. A ferrovia foi o primeiro e principal agente de mudanças econômicas e sociais no município, junto com a exploração do carvão e a imigração européia.

O topônimo Tubarão deriva do cacique Tuba-Nharõ (do tupi-guarani = pai feroz), nome que os habitantes primitivos também davam ao rio que corta a cidade. Tubarão também é conhecida como Cidade Azul. Foi o escritor, político e jornalista catarinense Virgílio Várzea que encantado com a beleza do rio refletindo o céu azul e as montanhas azuladas no entorno atribuiu o dístico à cidade: “o rio passa, serpenteando, e no seu rastro de prata, banha a cidade azul...”

O mesmo rio que encantou o poeta também causou destruição e morte na grande cheia. A catastrófica inundação de 23 de março de 1974 deixou marcas profundas na história da região. Em menos de um ano, o povo trabalhador reconstruiu a cidade e em homenagem aos esforços coletivos e a solidariedade foi erguida a Torre da Gratidão, ao lado da Catedral.

Clique aqui e baixe o arquivo contendo informações complementares.

Fonte: Secom/PMT

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog