30 de maio de 2009

Pesquisadores de Blumenau e Portugal interagem por videoconferencia

A Universidade Regional de Blumenau - FURB e a Universidade da Beira Interior - UBI, de Portugal, vão utilizar tecnologia de videoconferência para bancas finais de mestrado e doutorado, para palestras e diversas outras atividades. A iniciativa é dos Programas de Pós-Graduação em Administração e Ciências Contábeis da FURB e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, que juntas organizaram no último dia 22 de maio uma videoconferência sobre “apresentação de projetos e linhas de pesquisa”.

“Para nós do Programa de Pós-Graduação em Administração, a videoconferência com os professores pesquisadores da Universidade da Beira Interior - Portugal foi uma grande experiência”, afirma a coordenadora do Programa, professora Dra. Maria José C. S. Domingues. A tecnologia, segundo ela, por ser interessante e bastante interativa, auxilia na aproximação das pessoas. “Ver e falar em tempo real com pessoas tão distantes proporciona um estreitamento dos laços que eram possíveis apenas pela leitura dos trabalhos e das mensagens eletrônicas”, avalia.

Interação do conhecimento

A interatividade possibilitada pela videoconferência permite a troca de materiais científicos e trabalhos e até viabilizar pesquisas nos dois países. Para os alunos a videoconferência foi uma oportunidade para encontrar co-orientadores para as suas teses de doutoramento ou dissertações de mestrado assim como conhecer os programas de pesquisa da FURB e UBI.

Para os apresentadores a videoconferência abre a possibilidade de co-orientação nos países envolvidos, a realização de pesquisas de seu grupo de investigação no Brasil e Portugal, facilita o intercâmbio de professores, a participação em eventos e em publicações.

Foi o resultado positivo dessa experiência que os motivou a utilizar a videoconferência para outras atividades, tradicionalmente desenvolvidas na modalidade presencial. Além da praticidade, a tecnologia da videoconferência traz grandes vantagens no aspecto econômico para as instituições e para os alunos. “Decidimos, por ocasião da videoconferência, utilizar a própria tecnologia para as bancas finais de mestrado e doutorado, bem como palestras e outras atividades. Desta forma, podemos nos comunicar com professores estrangeiros sem os custos de viagens e hospedagem, aproveitando os recursos e o tempo, tão importantes no mundo de hoje”, conclui Maria José.

As atividades foram organizadas conjuntamente pela Universidade da Beira Interior – Covilhã – Departamento de Gestão e Economia e pela Universidade Regional de Blumenau – Mestrado em Administração.

Texto: Marta Raldes/FURB

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog