26 de maio de 2009

Microcrédito gerou 22.000 novos empregos em SC

As 19 instituições de microcrédito de Santa Catarina emprestaram 573,3 milhões de reais a 217.000 pequenos empreendedores nos últimos dez anos. Esses recursos viabilizaram microempresas e pequenos negócios, permitindo a geração de 22.000 novos empregos e a manutenção de 190.000 postos de trabalho.

Os números que compõem esse panorama – levantados pela Associação de Agências de Microcrédito de SC – foram lembrados na última semana, durante solenidade que assinalou o décimo aniversário da Credioeste, a primeira agência de microcrédito do grande oeste catarinense.

Neste contexto, a Credioeste – com sede em Chapecó e atuação nos 20 municípios da Amosc – destacou-se por oferecer dinheiro barato e de fácil acesso para os microempreendedores e profissionais liberais. Nesses dez anos, foram atendidos 3.418 microempreendedores com a liberação de 5.752 empréstimos que totalizaram 18,3 milhões de reais em recursos emprestados para os setores de produção, comércio e serviços.

Ao fazer o balanço das atividades, o presidente da Credioeste, Ivonei Barbiero, assinalou que o grande mérito da instituição foi ajudar milhares de pequenos empresários e empreendedores a iniciar ou ampliar seu negócio. “Essa é a nossa visão de desenvolvimento: ajudar os pequenos negócios para que toda a região cresça homogeneamente.”

- “Nossa atuação é econômica mas tem evidente resultado social conforme estabelece o programa nacional de microcrédito produtivo e orientado, do qual fazemos parte, certificado pelo Ministério da Justiça e habilitado pelo Ministério do Trabalho”. O dirigente lembra que muitos tomadores de empréstimos não possuem caráter jurídico e, portanto, não têm acesso às linhas de crédito dos Bancos comerciais. De fato, dos atendimentos prestados, 42,17% são clientes formais e 57,83%, informais.

Também se manifestaram, na ocasião, a presidente da Ancredi e do Banco da Família, da Lages, empresária Isabel Baggio, que fez um diagnóstico do sistema de microcrédito catarinense, e o vice-prefeito José Cláudio Caramori, que destacou as origens da Credioeste e a cooperação do Badesc.

A solenidade consistiu, ainda, de exibição de audiovisual e entrega de placas em homenagem aos ex-presidentes Flávio Luiz Pansera, Roberto Kurtz Pereira, Celso Matiolo, Natanael Moreira de Mattos, Mirian Terezinha Felipi e José Nilo de Souza, além do atual dirigente Ivonei Barbiero.          

A gerente Márcia Biffi destaca que a agência opera com uma carteira de 814 clientes ativos e contribui para a geração de novos postos de trabalho: nesses dez anos foram criados 919 novos empregos e mantidos outros 8.755 em razão dos empréstimos concedidos. 75,91% dos créditos concedidos ficam entre 2 mil e 5 mil reais. A média das liberações situa-se em 3 mil 176 reais. O dinheiro captado destina-se, em sua maioria, à capital de giro e capital fixo.

Os principais setores atendidos pelas operações de crédito são produção, comércio e serviços. A maior parte – 63,90% - destina-se a utilização mista em empreendimentos em microindústrias, comercio e serviço. Há equilíbrio entre os tomadores de empréstimos: 52,59% são homens que movimentaram 8,6 milhões de reais e 47,41% são mulheres (6,6 milhões de reais).

A Credioeste localiza-se à avenida Porto Alegre, 828-D, em Chapecó e emprega 12 funcionários. Foi fundada em 19 de maio de 1999, resultado de articulações de um grupo de instituições formado pelo Badesc, Sebrae, Amosc, Amai, Amauc, FDRI, Fampesc, Fecedesc, FCDL, Instituto Saga, Acic,Epagri, Unoesc, Apaco, Celesc e SDR e Prefeituras de Concórdia, Xanxerê, Chapecó, Quilombo,Pinhalzinho, São Domingos, Planalto Alegre, Jardinópolis, Guatambu, Nova Itaberaba, Irati Serra Alta, Nova Erechim, Coronel Freitas, Ouro Verde, Xaxim, Abelardo Luz, Santiago do Sul, Marema, Cordilheira Alta, Ipuaçú, Seara e União do Oeste.

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog