24 de maio de 2009

Transformando banha e dejetos de suinos em combustível

Aproveitar ao máximo os recursos e utilizá-los de forma sustentável, para evitar danos ao meio ambiente. Essa é a perspectiva de atuação da empresa Pork Terra, situada na cidade de Caconde (SP). A sustentabilidade surgiu na Pork Terra com um incômodo, conforme revela João Paulo Muniz, proprietário da empresa, que opera com criação, abate e produção de artigos derivados da carne suína. João Paulo lembra que os dejetos dos animais produziam um odor forte e desagradável que chegava a incomodar até os vizinhos. Com a ajuda de um químico, ele passou a transformar esses dejetos em biogás.


A partir da produção do biogás, surgiu toda uma cadeia de aproveitamento dentro da Pork Terra. “O gás eu uso para mover as caldeiras da empresa e o que sobra dele eu transformo em biofertilizante, que utilizo como adubo na lavoura de milho”, informa Muniz.biogas


O milho colhido na lavoura serve como ração para os suínos. Outro material aproveitado é a banha dos animais, transformada em biodiesel para combustível dos veículos e geração de energia. Do biodiesel ainda surge uma nova utilidade: as sobras da substância viram sabão ou glicerol para enriquecer a ração.


Com tanto aproveitamento, João Paulo contabiliza a economia. “Com esses processos, pago 50% da minha energia, produzo 100% do sabão e da ração e 50% do adubo. Minha propriedade tem sustentabilidade”, assegura. Na opinião de Muniz, a inovação passa pela ecologia. “Inovar é sobreviver com sustentabilidade, sem agredir o meio ambiente. Meu lucro vem da sobra e isso é inovar”, afirma.


Na opinião do empresário paulista, para inovar torna-se necessário ter persistência. “Muitas vezes acordava no meio da noite para trabalhar, mas consegui forças para ir adiante”, afirma. João Paulo aproveita para agradecer o apoio que obtém do Sebrae Nacional. “Tenho divulgado meu projeto pelo País, com o apoio do Sebrae”, conta o empresário, que se transformou em consultor. Com os conhecimentos adquiridos ao longo de anos em sua propriedade, Muniz já ajudou na montagem de três usinas movidas a agro-energia, duas em Minas Gerais e outra em São Paulo.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Show de bola!! Esse é o caminho Luiz...

    Aproveito também para lhe avisar que tem um premio para você lá no meu blog:
    http://www.dihitt.com.br/noticia/uma-infinidade-de-premios/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog