25 de maio de 2009

Diagnose Virtual - diagnóstico de doenças on-line

Já está disponível na internet  a nova versão do Diagnose Virtual, um sistema de computador que faz o diagnóstico de doenças on-line. O software possui um conjunto de informações reunidas por especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, para auxiliar produtores rurais e extensionistas a identificarem doenças que atacam as culturas de milho, feijão e soja. Para acessar o sistema   o endereço é <http://diagnose.cnptia.embrapa.br>


Para consultar, o produtor precisa apenas ter um computador com acesso à internet. Ao acessar o sistema, é necessário preencher um cadastro. Em seguida, são solicitadas informações sobre os sintomas observados na planta. Com base nas respostas, o sistema passa a mostrar imagens de culturas afetadas, como manchas foliares, ferrugens, podridão de raízes etc., que vão permitir detectar o tipo de doença mais provável.


Especialistas de várias unidades da Embrapa são responsáveis por alimentar o sistema com informações técnico-científicas a respeito de doenças que atacam essas culturas. O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) Marcelo Morandi explica que estão disponíveis dados técnicos sobre doenças causadas por patógenos, como fungos, bactérias, vírus e nematóides, ou seja, aquelas mais comuns que atingem as lavouras.diagnose


O Diagnose Virtual é uma ferramenta de auxílio à tomada de decisão, pois o diagnóstico ajuda a entender o que está acontecendo na lavoura e orienta o produtor a procurar o tratamento correto. A principal vantagem do sistema é que ele gera um relatório, de forma rápida e gratuita, com orientações técnicas e possíveis medidas de controle, que ajudam os produtores e consultores do sistema a tomar ações preventivas.


“A confiabilidade do sistema depende das informações que o produtor entra”, afirma Morandi. Quanto melhor forem as informações fornecidas pelo produtor, maior será a precisão do relatório. Ele diz que, após a consulta, é preciso procurar um especialista para confirmar o diagnóstico e passar as medidas de controle necessárias. Já estão previstas consultas para arroz, trigo, tomate, uva e pimentão, que estarão disponíveis para a sociedade até o final deste ano.
O sistema foi desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), em parceria com as unidades: Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO), Embrapa Hortaliças (Brasília), Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG), Embrapa Soja (Londrina, PR), Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos, SP), Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju), Embrapa Semi-Árido (Petrolina, PE), Embrapa Amazônia Oriental (Belém) e Embrapa Acre (Rio Branco).

Fonte: Embrapa Informática Agropecuária

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog