2 de maio de 2009

Jogos de cartas: Conheça o Tute

O Tute é originário da Itália, onde é chamado de Tutti. Jogado com o baralho espanhol, ele é um dos jogos mais populares da Espanha, e o seu nome tem estreita relação com o objetivo que deve ser alcançado: reunir, na mão, todos os quatros reis ou os quatro cavaleiros.

O Tute admite um grande número de variantes, com 2, 3 ou 4 jogadores, mas todas com uma série de regras comuns. Por isso, é muito útil aprender as regras gerais antes de conhecer as diversas variantes do jogo. O tute é jogado com um baralho espanhol do qual se retiram os 8 e os 9, restando apenas 40 cartas em jogo.

Para a contagem de pontos algumas cartas têm valores especiais: Ases, 11 pontos; Três, 10 pontos; Reis, 4 pontos; Cavaleiros, 3 pontos e Valetes, 2 pontos. As demais cartas são chamadas brancas, pois não têm valor para a contagem. Mas é claro que durante o jogo, estas cartas têm um valor relativo, em que as maiores ganham das menores.cartazEsp

Após escolherem a variante do Tute e o carteador, a distribuição das cartas e o próprio jogo são feitos no sentido anti-horário. O número de cartas e jogadores é de acordo com a variante que está sendo jogada. O primeiro jogador à direita do carteador é o chamado de mão que inicia o jogo, descartando uma carta aberta. Esta primeira carta marca o trunfo do jogo, ou seja, as cartas deste naipe terão mais valor que os outros naipes. Os descartes dos jogadores formam uma vaza ou rodada com cada jogador descartando uma carta. A vaza será ganha pelo jogador que descartar a carta de maior valor e na próxima vaza ele será o mão.

No Tute, os jogadores são obrigados a jogar cartas de naipe igual ao dá primeira carta jogada pelo mão, isto é chamado de assistir o naipe. Como na primeira vaza a carta descartada pelo mão é o trunfo todos são obrigados a descartar um trunfo. Nas vazas seguintes o mão descarta a carta que quiser e os demais são obrigados a assistir o naipe e só poderão descartar um trunfo se não tiverem cartas do mesmo naipe. Seguir o naipe do mão jogando uma carta de maior valor  chama-se montar, se não tiver carta do mesmo naipe e jogar um trunfo chama-se cortar. Durante a vaza, se um jogador já cortou com trunfo, o jogador seguinte pode pisar, isto é, jogar um trunfo maior caso não tenha cartas do naipe em jogo. Caso o jogador não puder assistir e nem  pisar (mesmo que tenha trunfos de menor valor), então poderá contra-cortar, isto é, jogar uma carta de qualquer naipe.

Estas são as regras básicas do Tute. Nos próximos artigos iremos abordar sobre a contagem de pontos e as variantes do Tute.

Leia Também:

Jogos de Cartas: A pontuação no Tute

Jogos de Cartas: As variantes do Tute

Jogos de Cartas: O baralho espanhol

Jogos de Cartas: Saiba como nasceu a paciência

Fonte de pesquisa: Todos os Jogos, Editora Abril, 1978.

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Gostei do Tute, Luiz!
    Muito legal! Pena que não tenho mais o baralho espanhol. Era um dos mais bonitos que eu tinha.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Confesso que nunca tinha ouvido falar do Tute, mas parece bem agradável de jogar. Preciso comprar um baralho espanhol desses.

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Eu sou péssimo em jogos de cartas, apenas me dou bem no Paciência. Esse jogo eu não conhecia. É uma boa dica pra indicar pros meus amigos viciados em jogos de cartas. Abraços.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog