29 de abril de 2009

Expogestão 2009 trará especialista no conceito de empresas metanacionais

Empresas preparadas para agir e pensar além das suas bases territoriais/nacionais. Esta é a proposta do professor e especialista em exportação José Santos – ex-diretor da italiana Segafredo Zanetti e um dos palestrantes confirmados para a Expogestão 2009 (Congresso Nacional de Atualização em Gestão e Feira de Produtos e Serviços da Gestão). Santos aborda o tema Gestão Global com propriedade, pois é um especialista no assunto, uma vez que, no INSEAD - considerada uma das melhores escolas de formação de executivos do mundo - sua área preferida de reflexão, ensino e pesquisa é a internacionalização e gestão de empresas multinacionais.

A Expogestão ocorre de 16 a 19 de junho, em Joinville (SC). Em sua sétima edição congrega líderes empresariais do todo o Sul do País. Realizada no Centreventos Cau Hansen, contempla o Congresso Nacional de Atualização em Gestão e a Feira de Produtos e Serviços da Gestão. A expectativa é de que duas mil pessoas assistam às palestras – número alcançado na edição anterior - e que 10 mil visitem a feira. Informações pelo www.expogestao.com.br.

Segundo ele, móveis por excelência, as metanacionais independem de tamanho, origem e área de atuação. São empresas como Nokia, Embraer e Ambev, que livres das amarras geográficas, garimpam constantemente elementos inovadores dispersos pelo mundo. E estas empresas são realmente inovadoras.

"Enquanto a empresa ‘nacional’ apenas pode concorrer com sucesso no mercado global se o seu país de origem lhe oferecer as vantagens para isso, a empresa ‘metanacional’ depende apenas de certas qualidades da sua liderança e organização – sendo assim o seu desempenho libertado das amarras da geografia. Existem ainda poucas empresas ‘metanacionais’, mas serão cada vez mais num mundo global”, registra.

Entre suas obras destacam-se a co-autoria do livro Global to Metanational: How Companies Win in the Knowledge Economy (traduzido pela editora Monitor, de Lisboa, como O Desafio Metanacional), publicado em 2001 pela Harvard Business School Press. Seu artigo “Global Innovation” foi nomeado um dos três melhores artigos publicados em 2004, pela revista do MIT – Sloan Management Review. Formado em Engenharia Química pela Universidade do Porto, é Mestre com Distinção em Ciências da Gestão, pela London Business School.

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog