Conforme a pessoa envelhece as articulações do corpo também envelhecem. Um dos sintomas do envelhecimento manifesta-se pelo processo de artrose, ou degeneração progressiva das articulações. A compreensão desse processo é fundamental para sua prevenção, observa o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann.
Na chamada “terceira idade” ocorre um processo de desgaste, inicialmente, das cartilagens articulares, que se tornam de menor espessura e o quadro vai evoluindo até ocorrer a destruição completa das cartilagens. Depois disso haverá contato de osso com osso, provocando limitação dos movimentos e dor.
Reichmann observa que a artrose é um processo lento e sua evolução depende da idade e de fatores predisponentes e ou agravantes. Os fatores predisponentes são má formação ao nível das articulações, desvios angulares, doenças degenerativas como artrite reumatóide, fraturas ou luxações, doenças articulares infecciosas e excesso de peso.
É comum o processo de artrose estar associado com osteoporose (enfraquecimento dos ossos provocado pela diminuição de cálcio que também aumenta o risco de fraturas). O médico orienta que, para minimizar os problemas articulares e dos ossos na terceira idade é preciso seguir algumas regras e tomar alguns cuidados. “Movimento é sinal de saúde para as articulações, e então devemos nos preocupar em preservar a amplitude de movimentos das articulações”.
O médico orienta para uma dieta rica em cálcio e vitamina D, reposição hormonal em mulheres após a menopausa, para reduzir a perda de cálcio pelos ossos, especialmente se elas apresentarem sinais de osteoporose. “Também é importante a exposição solar e exercícios como caminhar e alongamento muscular, pois quanto mais os músculos estiverem alongados menos a articulação vai ser solicitada para realizar os movimentos“ orienta. A obesidade também deve ser tratada, pois também causa sobrecarga, principalmente ao nível da coluna vertebral, quadris, joelho e tornozelo”, orienta.
O médico aconselha as pessoas que se aproximam da terceira idade a procurar esportes de menor contato, usar calçados emborrachados para evitar quedas, abstenção do fumo e do álcool. De acordo com Reichmann o que deve ser evitado a qualquer custo são atividades físicas de alto impacto, obesidade, dietas pobres em cálcio, sedentarismo, esportes de contato e calçados que não sejam emborrachados.
Texto de : Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br
Ótimo post Luiz.
ResponderExcluirJá li uma reportagem que fala que as caminhadas, hidroginástica e bastante fisioterapia são meios bastantes proveitosos para evitar artrose.
Abraços.
Parabéns me ajudou muito no trabalho da aula!!
ResponderExcluirGostei muito desta informação, sobre a prevenção da artrose.Pois estou bastante preocupada com a minha mãe. Ela está com artrose no tornozelo e está muito feio, é que o pé está ficando torto.
ResponderExcluirMuito abrigado .Dr Joaquim
sou estudante de tec:de enfermagen.vou apresentar um seminario de artrose.
ResponderExcluir