28 de abril de 2009

Exposição sobre os 40 anos da Coopercentral Aurora

O Centro de Memórias do Oeste de Santa Catarina – CEOM, da Unochapecó inaugura nesta terça-feira, às 17 horas, a exposição sobre os 40 anos da Coopercentral Aurora. O CEOM está localizado na Rua Líbano, 111-D, bairro Passo dos Fortes, segundo piso da Rodoviária de Chapecó.

Em julho de 2008, a Fundação Aury Luiz Bodanese e a Unochapecó assinaram convênio para preservação, organização e valorização da memória histórica da Cooperativa Central Oeste Catarinense e de seus cooperados, através da curadoria do acervo documental, formado por fotografias, clipagem, troféus e outros materiais da instituição cooperativista.aurora

A presidente Isabel Machado explicou que a Fundação Aury Luiz Bodanese mantém contrato com a empresa Cooperativa Central Oeste Catarinense, e tem como finalidade incentivar, promover, coordenar, articular e executar programas, projetos e ações relacionados ao desenvolvimento ambiental, cultural e social. Contribuindo na defesa e garantia dos direitos de cidadania da população usuária da assistência social através do desenvolvimento de atividades de formação e organização social

A Unochapecó possui um programa de pesquisa e extensão comunitária, denominado Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina, que se empenha na defesa e valorização do patrimônio cultural da região, com atividade efetiva pelo Centro de Documentação e Pesquisa, que desenvolve trabalhos de organização, preservação e disponibilização documental.

O reitor Odilon Poli destacou que a efetivação deste projeto possibilita assegurar a memória iconográfica e tridimensional da Aurora como um legado às gerações futuras, que poderão acessar os registros produzidos pela empresa, bem como, proporcionará à própria instituição o acesso rápido e preciso quando da utilização do acervo em matérias publicitárias, exposições físicas e virtuais, pesquisas históricas institucionais, ou, ainda, na elaboração de material educativo.

METODOLOGIA

Seis profissionais, um doutor em educação, um documentalista graduado em historia, um museólogo, conservador e restaurador, um responsável técnico graduado em história com experiência na área arquivística e dois estagiários acadêmicos do curso de história da Unochapeco, estiveram desenvolvendo a atividade de recuperação do acervo.

A execução do projeto encontra-se em fase de desenvolvimento e prevê três etapas: diagnóstico, curadoria e exposição. Na primeira etapa, a equipe técnica do CEOM - Unochapeco realizou o diagnóstico da documentação, identificando quantidade, principais características e estado de conservação. A segunda etapa encontra-se em andamento e trata-se da curadoria do acervo, estabelecendo junto à Fundação o perfil do usuário, definição das balizas cronológicas, os temas preferenciais e as políticas de aquisição, guarda, doação e descarte de documentos; A terceira etapa consiste na elaboração e montagem da exposição de banners, a partir do acervo iconográfico com caráter itinerante.

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog