2 de dezembro de 2008

Viva, Blumenau! Blumenau, viva!

Artigo dos professores:
Celso Pereira de Magalhães, Diretor da Faculdade Metropolitana de Blumenau (FAMEBLU)
Everaldo da Silva professor de cursos de graduação e pós-graduação no Grupo UNIASSELVI
publicado na edição desta terça-feira, dia 2 de dezembro, no jornal de Santa Catarina.


No limiar do século XVIII, os iluministas já refletiam sobre a bondade e o altruísmo, alegando que faziam parte da natureza humana. O filósofo Jean-Jacques Rousseau propôs que a chave para a felicidade das pessoas era o livre crescimento da personalidade infantil, ou seja, a partir do momento em que despertasse naturalmente a bondade das crianças, os adultos estariam aptos a viver numa agradável sociedade.

Nesse passo, acreditando que o mal vem do exterior, Rousseau também afirmou que o homem nasce perfeito e a sociedade o corrompe. Lembramos que nosso desejo pela bondade, pela justiça e pela verdade nos capacita a sermos honestos e virtuosos. Hoje, vemos crescer a importância da manutenção dos laços familiares, assim aumentando a cooperação humana.

Apesar de muitos considerarem que o ser humano é programado como máquina de sobrevivência para viver de forma egoísta, vimos o contrário, mais uma vez, em Blumenau, apesar de muitas vezes ser tachada como uma cidade onde o capitalismo e o consumismo são candentes.

Blumenau demonstra novamente que seu povo, mesmo aquele que não nasceu na cidade, tem o poder de solidarizar-se de forma bela e harmoniosa, uma espécie de altruísmo verdadeiro.

Convém ponderar que a natureza e a cultura participam e interagem na formação das características genéticas e culturais do ser humano.

É imperioso destacar que o potencial de aprendizagem do povo blumenauense é digno de aplausos, sendo crucial para que esta linda cidade se mantenha viva e forte nos próximos anos, principalmente agora que necessita se reerguer.

Não é o momento de ficarmos apenas criticando ou apontando falhas nas políticas públicas, mas, sim, de unirmos forças para que, juntos, possamos sair desta situação catastrófica que vive a cidade de Blumenau e entorno.

Andando nas ruas de Blumenau, já nos bairros mais próximos do Centro, ficamos tristes ao ver o estado em que ficou a cidade. Blumenau estava linda, limpa, bem cuidada (...). É lastimável o que aconteceu.

O comportamento individualista, que é tão latente em nossos dias, perdeu espaço aqui em Blumenau. Independente da classe social, todos fomos atingidos.

Viva, Blumenau! Blumenau, viva! É o que todos nós que moramos nesta cidade queremos e pedimos em nossas orações neste momento.
Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Concordo plenamente Luiz, o fato agora não é o culpado e sim como solocionar o problema, sou de SP, e aqui estamos fazendo várias campanhas de doações, eu em particular tenho uma ONG, e sexta agora sai um caminhão daqui que vai para ai, JUNTOSS mudaremos isso!!

    Forte abraço a todos e força para vcs!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Gisela. Blumenau e Santa Catarina agradecem.

    ResponderExcluir
  3. Os blumenauenses já provaram que têm além da força do trabalho, o amor pela cidade. Isso se reflete bem na limpeza e na organização da cidade. Tenho certeza de que muito mais rápido do que o previsto, isso vai estar de volta.

    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog