30 de novembro de 2008

Psicólogos e assistentes sociais definem metas

Fonte: Secretaria de Estado de Coordenação e Articulação

Uma reunião realizada nesse domingo (30), na sede da Defesa Civil, em Florianópolis, definiu as principais ações a serem desempenhadas pelos psicólogos e assistentes sociais diante do cenário de desastre.

Sob a coordenação da psicóloga e assistente social da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Daniela Lopes, membros dos Conselhos Regional de Psicologia e de Assistência Social e também representantes da ONG Save the Children (Salvem as Crianças) deram um panorama de como se encontra a situação dos abrigos atualmente.

Já existem psicólogos trabalhando com as pessoas atingidas pelas chuvas, como no caso de Blumenau, que conta com a colaboração de 40 profissionais que se dividem pelos 60 abrigos existentes na cidade.

"O ambiente de um abrigo pode gerar muito estresse para as pessoas e isso precisa ser trabalhado. Além disso eles precisam de orientação para retomarem suas vidas, e tudo isso precisa de acompanhamento psicológica especializado", afirma Daniela Lopes, que é referência nacional para trabalhos com abrigos em desastres. Além dessas ações, a força-tarefa pretende ter como prioridade tornar o abrigo um ambiente o mais agradável possível para as crianças, com áreas de recreação e atividades que possam trabalhar o psicológico delas.

Daniela lembra também que é fundamental o trabalho psicológico na parte de informação da real situação às pessoas e que, aquelas que se recusarem a sair de casa ou a permanecerem nos abrigos, sejam obrigadas a fazê-lo. "Um dia de sol pode ser perigoso porque as pessoas acham que já podem voltar para suas casas e acabam, às vezes, sendo atingidas", comenta ela.

Santa Catarina já teve esse trabalho com psicólogos na enchente do carnaval no início do ano e depois disso o Conselho Regional de Psicologia criou oficinas em diversas regiões do Estado para a capacitação de pessoal.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 5 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog