6 de dezembro de 2008

Oscar da Água - Veja os Vencedores

Fonte : Agência Nacional de águas

O “Oscar da Água”. Assim foi batizado o Prêmio ANA 2008, entregue na noite de quinta-feira, 04/12, no auditório da Caixa Cultural de Brasília, em cerimônia na qual foram anunciados os vencedores de cada uma das seis categorias: Governo, Empresas, Organismos de bacia, Academia, Organizações não-governamentais e Imprensa. A Agência Nacional de Águas (ANA) oferece Prêmio para reconhecer iniciativas que contribuam para a gestão e o uso sustentável das águas brasileiras.

Os vencedores:

Governo

Um modelo de Gestão de Abastecimento de Água para Comunidades Rurais - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh/RN) Natal (RN) - Experiência do Sistema Adutor Serra de Santana (RN)


Ao longo dos últimos anos, o governo do Rio Grande do Norte desenvolveu uma considerável estrutura de transposição de bacias hidrográficas para levar água tratada para todos os cantos do estado. Reconhecendo a necessidade de gerenciar de forma eficiente os mananciais e os sistemas adutores, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) desenvolve em caráter experimental, desde 2005, um projeto com foco no sistema adutor Serra de Santana. A expectativa é de que o modelo de gestão proposto seja adotado em outros sistemas do estado.

Empresas


Gestão de Recursos Hídricos na Jalles Machado S/A - Jalles Machado S/A Goianésia (GO)


Com uma área de plantio de cerca de 38 mil hectares, a agroindústria sucroalcooleira Jalles Machado desenvolve uma política de gestão de recursos hídricos com alcance nas áreas agrícola, industrial e administrativa (interna). Suas atividades estão em consonância com a legislação ambiental federal, estadual e municipal, refletindo o compromisso da empresa com uma produção ambientalmente sustentável.

ONGs

De olho nos mananciais - Instituto Socioambiental (ISA) São Paulo (SP)

A ameaça de escassez de água nas grandes cidades tem relação estreita com a poluição dos mananciais e o desperdício de água. As mudanças de comportamento necessárias para reverter o quadro de degradação e proteger as fontes de água da Região Metropolitana de São Paulo impulsionaram o Instituto Socioambiental (ISA) a lançar em 2007 a campanha “De Olho nos Mananciais”.

Organismos de bacia

Projeto de Educação Ambiental Pingo d’água - Consórcio para Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi (Copati) Londrina (PR)


Considerando a importância da combinação escola-educação ambiental para a formação dos jovens cidadãos, o Consórcio para Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi (Copati) criou em 2001 o Projeto de Educação Ambiental Pingo d’Água. A idéia é ir além dos “porquês” de se cuidar do meio ambiente: ensinando como fazê-lo.

Imprensa

Trilogia: Mares, Desertos e Chuvas do Sertão - O Povo Fortaleza (CE)

Série de três cadernos especiais, “Mares, Desertos e Chuvas do Sertão” propõe novos olhares sobre o Semi-árido brasileiro. Os repórteres enveredam pelo caminho do jornalismo humanizado e da grande reportagem. Descartam o estereótipo a carcaça de boi e o chão rachado do açude para revelar um Nordeste ressurgente, sustentável e transfomador.

Academia

Construção de uma linhagem bacteriana apta para biorremediação de efluentes contaminados por metais pesados - Universidade de São Paulo (USP) São Paulo (SP)


São numerosos os focos de deterioração de águas pelo lançamento de esgotos, efluentes industriais e insumos agrícolas, impactando o meio ambiente e as populações. A literatura descreve casos variados de perdas de biodiversidade e de contaminação de pessoas por metais pesados. O projeto da Universidade de São Paulo (USP) reflete a preocupação com esse cenário, em busca de um processo remediador viável dos pontos de vista econômico e ecológico.

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Muito bom.
    Estão todos de parabéns!
    Pois é, me chamo OSCAR e com esse vídeo que fiz:

    http://www.youtube.com/watch?v=j5UKchbqE1M

    deixei minha pequena contribuição para refletirmos sobre o nosso papel para com a água, nesse contexto tão diversificado.
    Um abraço e parabéns pela postagem que enaltece quem faz alguma coisa pela conservação e preservação ambiental.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Oscar

    Muito bem feito seu vídeo. Ainda pouco se fala na preservação dos mananciais de água. Com certeza se contunuar, num futuro não muito distante a água vai ser o produto mais caro do planeta e motivo de guerras.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog