30 de novembro de 2008

Chuvas este ano tiveram aumento de 350% em Blumenau

Segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Epagri, repassados ao comandante das operações de resgate na região de Blumenau, Coronel Carlos Olímpio Menestrina, do Corpo de Bombeiros do município, choveu entre agosto e novembro de 2008 o total de 1.533,5mm por metro quadrado na região. O total é quase 350% a mais do que no mesmo período no ano anterior, quando foram registrados 443mm nos quatro meses.

Durante o ano de 2007, a chuva acumulada que caiu na cidade teve o índice de 1307,1mm. Já em 2008, já foi registrado 2.363,8mm na cidade. A quantidade de água que caiu foi quase o dobro, desconsiderando o último mês do ano.

Vivo doa celulares

Para facilitar a comunicação entre os abrigos ativados em Blumenau a Vivo doou 61 telefones celulares para a Operação Esperança. Os equipamentos permitem ligações gratuitas entre todos os telefones móveis da Vivo, com prefixo 47. A doação aconteceu em parceria com a Nokia, responsável pela fabricação dos equipamentos.

Os telefones entrarão em funcionamento após serem distribuídos aos responsáveis pelos abrigos, nesta segunda feira, 01/12.

Blumenau tem aproximadamente 10 suspeitas de leptospirose

A Diretora Técnica do Hospital Santa Isabel, Marianne Ramos de Lima e Silva, informou hoje à Secretaria da Saúde de Blumenau da existência de casos de possível contágio pelo bacilo da leptospirose. Com as enchentes, aumentou o contato de pessoas com águas contaminadas, que cria maior preocupação com doenças bacterianas e virais para evitar epidemias.

Com necessidade de confirmação por exame depois do período de encubação da doença, que vai de 7 a 10 dias, os casos suspeitos de leptospirose já estão sendo tratados com antibióticos. Dor na região da panturrilha, dor de cabeça, dores no corpo, esclera dos olhos amareladas são alguns dos sintomas da doença causada pelo bacilo Leptospira interrogans. O contato com o bacilo da doença se dá principalmente por via cutânea, por meio de machucados em contato com a água contaminada.

O bacilo, na natureza, é encontrado na urina de roedores. A leptospirose pode levar a complicações como insuficiência renal aguda e distúrbios de coagulação no fígado, quadro clínico conhecido como icterohemorrágico.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog