3 de dezembro de 2008

Pesquisadoras portuguesas ajudam na implanção de sistema de previsão da qualidade do ar

Fonte: Assessoria de Comunicação Epagri/Ciram

As pesquisadoras portuguesas da universidade de Aveiro, Alexandra Monteiro e Anabela Carvalho, estão na sede da Epagri/Ciram em Florianópolis, desde o dia 1º de dezembro, para estudos relacionados à fase final do projeto “Modelagem da poluição fotoquímica na região metropolitana de Porto Alegre”. O pesquisador Marcelo Romero de Moraes, que atua na Epagri através da Fundagro, é o representante do Projeto em Santa Catarina. Ele é meteorologista com doutorado em engenharia.

O projeto, aprovado em 2006 por meio de edital para cooperação bilateral, encerra no início de 2009 e objetiva analisar a concentração do gás ozônio na região metropolitana de Porto Alegre. Esse ozônio que se forma na camada mais próxima da terra é resultado da poluição do ar e pode ser muito nocivo à saúde do homem e dos outros seres vivos, explica Marcelo.

Na prática, o projeto vai criar e aplicar na região metropolitana de Porto Alegre um sistema de previsão da qualidade do ar. Ele é resultado da união de dois softwares e poderá prever também a emissão de outros tipos de gases. O ozônio foi escolhido nessa fase experimental do projeto por se formar basicamente nas grandes metrópoles, resultante da formação de oxidantes químicos.

Nesta visita as pesquisadoras portuguesas farão os testes preliminares do sistema. Segundo Marcelo, o maior desafio é levantar todas as fontes poluentes (fixas, como chaminés de fábricas e móveis, como veículos), para alimentar o sistema.

Essa é a segunda vez que as pesquisadoras portuguesas vêm ao Brasil por conta deste projeto. Os cientistas brasileiros também estiveram duas vezes em Portugal para dar andamento aos estudos. O projeto é coordenado por Davidson Martins Moreira, da universidade gaúcha Unipampa e Carlos Borrego, da Universidade de Aveiro, ex-ministro o meio ambiente de Portugal e uma das maiores autoridades mundiais no assunto.
Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. O nosso ar está cada vez pior seria muito bom um sistema realmente eficaz .
    Mas na verdade o grande problema está na cabeça de nosso povo .
    Um abraço

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog