26 de fevereiro de 2013

Louvável a atitude do ancião Bento XVI

A teóloga católica Ivone Gebara publicou artigo discutindo o poder masculino envelhecido, a ignorância gerada pela blindagem informativa e a distância da juventude. Em primeiro lugar, ela classificou como “louvável a atitude do ancião Bento XVI” e criticou a atitude de bispos e sacerdotes que tangenciam a crise estrutural. Surpreende-se que não se disponham a falar dos problemas reais e nem provocar reflexão nas comunidades, mesmo sabendo do clamor pela “democratização significativa das estruturas anacrônicas de sustentação da Igreja institucional.

O discurso, segundo a teóloga que atua em Pernambuco, “continua fazendo apelo a forças ocultas e de certa forma confirmando seu próprio poder”, menciona o Espírito Santo para explicar “um misterioso modelo hierárquico é uma forma de camuflar os reais problemas da Igreja e uma forma de retórica religiosa para não desvendar os conflitos internos que a instituição tem vivido”.

Acusa esses párocos de adotarem uma teologia do Espírito Santo que “continua para eles mágica e expressando explicações que já não conseguem mais falar aos corações e às consciências de muitas pessoas que têm apreço pelo legado do Movimento de Jesus de Nazaré”.

Há uma recusa em defrontar-se com os problemas reais, com a firme determinação de não “pensar em pessoas concretas para responder a situações mundiais desafiantes, nada de suscitar uma reflexão na comunidade, nada de falar dos problemas atuais da Igreja que a tem levado a um significativo marasmo”.

Denuncia os padres comunicadores por não serem capazes “de sair de um discurso padrão trivial e abstrato bem conhecido, um discurso que continua fazendo apelo a forças ocultas” que acaba por confirmar seu próprio poder. Para ela, clamar ao Espírito Santo a partir do “modelo hierárquico é uma forma de camuflar os reais problemas da Igreja e uma forma de retórica religiosa para não desvendar os conflitos internos que a instituição tem vivido”.

A teóloga católica é propositiva ao observar que “estamos num mundo em que os discursos precisam ser mais assertivos e marcados por referências filosóficas para além da tradicional escolástica” e instiga os conglomerados de  mídia a mostrarem dados objetivos.BentoXVI

“Já é tempo de sairmos dessa linguagem metafísica abstrata como se um Deus iria se ocupar especialmente de eleger o novo papa prescindindo dos conflitos, desafios, iniquidades e qualidades humanas”.

Mostra o protagonismo das comunidades ao lembrar que “a eleição de um novo papa é algo que tem a ver com o conjunto das comunidades católicas espalhadas pelo mundo e não apenas com uma elite idosa, minoritária e masculina”, insistindo na necessidade de “enfrentar com vigor e desenvoltura os desafios que estas funções representam”.

E conclui insistindo que “as convicções religiosas não podem se reduzir a uma visão estática das tradições e nem a uma visão deliberadamente ingênua das relações humanas”.

Ela também acusou as empresas de comunicação católica de ressaltarem “suas qualidades, sua doação à Igreja, sua inteligência teológica, seu pensamento vigoroso como se quisessem mais uma vez esconder os limites de sua personalidade e de sua postura política”.

Sobre a abertura à novidade, apelou ao Espírito Santo, “esse vento que sopra em cada uma/um de nós, esse sopro em nós e maior do que nós que nos aproxima e nos faz interdependentes de todos os viventes. Um sopro de muitas formas, cores, sabores e intensidades. Sopro de compaixão e ternura, sopro de igualdade e diferença. Este sopro não pode mais ser usado para justificar e manter estruturas privilegiadas de poder e tradições mais antigas ou medievais como se fossem uma lei ou uma norma indiscutível e imutável”.

Fonte: ALC

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 4 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog