29 de maio de 2009

Tratamento dentário sem broca e sem anestesia

Ízio Mazur, dentista no Rio de Janeiro, criou aparelho que leva alívio a pacientes ao dispensar o uso da broca no tratamento de cáries menores

Há dez anos, o odontologista Ízio Mazur criou no Rio de Janeiro a empresa Superdont, especializada em tratamentos dentários. A Superdont já chegou ao mercado com um produto bastante inovador, o Sistema de Abrasão de Jato de Ar. A invenção veio para trazer alívio para muitos pacientes, pois dispensa o uso da broca no tratamento de pequenas cáries.


A questão é que ao fabricar o equipamento, Ízio se dei conta de que ele não funcionava. O dentista recorreu à Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro (Redetec), que o ajudou a solucionar o problema. Ízio recorda-se que desde o protótipo o Sistema de Abrasão atendeu às suas expectativas. “Com esta inovação, não precisamos da anestesia e da broca, o que evita dor e principalmente o trauma para muitos pacientes”, explica. Segundo Mazur, as crianças são as maiores vítimas deste trauma, que se prolonga pelo resto da vida.dentista


O odontologista apresentou o produto em feiras e já recebeu encomendas. O empresário não compreendeu porque, ao serem fabricados inicialmente, os equipamentos não funcionavam. “Procurei a Redetec, que me encaminhou ao Senai”, lembra.


O técnico do Senai que atendeu a Superdont identificou que o produto fabricado sob encomenda tinha tamanho de 1,5 milímetros, enquanto o original apresentava 2 milímetros. A diferença de 0,5 milímetros foi o suficiente para barrar o funcionamento. “Um pequeno detalhe causou as dificuldades”, conta Mazur. Ízio elogia o trabalho da Redetec e sua importância para as micro e pequenas empresas. “Ao contrário das grandes empresas, apresentamos carência de suporte tecnológico e não temos técnicos à nossa disposição”, constata. “Na hora do sufoco, estamos sozinhos. Por isso é fundamental a existência da Redetec”, afirma.

Criada em 1990, a Redetec nasceu com um grupo de oito universidades fluminenses notórias como produtoras de conhecimento. Dezenove anos depois, a Redetec reúne 47 instituições e se divide em três grupos. Um desses grupos agrega os ofertantes de tecnologia, que são as universidades, os centros de pesquisa e os institutos. No segundo, aparecem os órgãos de fomento, como instituições do Rio de Janeiro e do Governo Federal e o Sebrae. No terceiro conjunto estão os demandantes, como a Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), a Associação Comercial e novamente o Sebrae.


Segundo Armando Clemente, secretário executivo da Redetec, o pool de instituições articula a oferta com a demanda por tecnologia. O empresário de pequenos negócios pode buscar apoio da Redetec por meio do site do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), no endereço www.sbrt.ibict.br, por telefone (21) 3575-7979, ou por meio dos postos de atendimento do Sebrae no Rio de Janeiro.


Armando elogia o papel do Sebrae neste processo. “Por sua capilaridade para atingir os empresários, o Sebrae é responsável para que muitas necessidades do segmento cheguem até nós”. O secretário destaca o papel da parceria de mais de 15 anos entre o Sebrae/RJ e a Redetec. Os programas de inovação e tecnologia do Sebrae são executados em parceria pelas duas entidades. A Rede de Tecnologia também coloca suas capacitações à disposição do meio empresarial.


A Redetec é uma das instituições que alimenta o banco de respostas técnicas do SBRT. Por meio de seu site, o serviço oferece ao empresário de diferentes segmentos a possibilidade de encaminhar questões técnicas. O Sebrae e o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) patrocinaram a produção para o banco, que hoje conta com mais de 14 mil questões atendidas.


Fonte: Agência Sebrae de Notícia

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Essa é uma grande invensão, pois o maior medo das pessoas no dentista é justamente a broca ou o seu famoso barulho.

    ResponderExcluir
  2. Que descoberta maravilhosa, Luiz! Se ele conseguir o suporte necessário para propagar sua invenção certamente ficará milionário, além de se tornar ídolo de milhões de pacientes! hehehe

    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog