20 de maio de 2009

Por que fazer pesquisa de clima organizacional na empresa?

Por: Mara Rosane Dal Vesco – Psicóloga - MD Consultoria

É importante entendermos inicialmente que o clima organizacional nos fornece um indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura e gestão organizacional, tais como: política de recursos humanos (RH), modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.

O objetivo principal da Pesquisa de Clima Organizacional para qualquer empresa  é maximizar, caMariaDalVescoda vez mais, suas relações com os colaboradores  oferecendo condições adequadas de trabalho, proporcionando oportunidades de desenvolvimento e estabelecendo um ótimo ambiente, o que proporcionará o alcance e a superação dos objetivos definidos pela diretoria.

No entanto, nem sempre os funcionários veem dessa forma, podendo sentir-se inseguros perante a realização da pesquisa. Se esse sentimento persistir mesmo após a sensibilização, teremos interferências no resultado final, já que depende-se basicamente das informações que eles trarão.

Além do envolvimento e comprometimento do funcionário, a diretoria também possui papel importante para que se atinja bons resultados, pois as informações que receberão da consultoria trarão boas e más noticias sobre sua gestão. Nesse momento a maturidade profissional contribui para a apreciação das críticas de forma equilibrada e consequente busca de melhorias, bem como a otimização dos pontos positivos ressaltados pelos funcionários. 

A escolha dos responsáveis pela realização da pesquisa é determinante: indica-se profissionais capacitados para tal, pessoas neutras e sem vínculo com a organização, conduta ética e responsável, visto que as informações mencionadas são sigilosas e não deve haver identificação de funcionário para não gerar constrangimentos. O que se apresenta no final das entrevistas e observações é um relatório, com dados quantitativos e qualitativos, situações problemas encontradas e propostas de melhorias.

Considerando então, qualidade dos profissionais contratados, comprometimento dos funcionários e envolvimento da direção da empresa, teremos valiosas informações para aumentar a motivação da equipe, através de ações operacionais e estratégicas, alcançando maior produtividade e melhorando o resultado final, tanto esperado nos dias atuais.

Enviado por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Sou coordenador de recursos humanos de uma empresa paulista. Aplicamos uma pesquisa de clima organizacional no mês passado, que nos trouxe resultados satisfatórios, mostrando onde estão nossos pontos fortes e fracos.

    Aplicamos a pesquisa online durante 15 dias para toda a empresa, enviando o link da pesquisa para os funcionários por e-mail. Usamos uma ferramenta chamada Avalio (http://www.avalio.com.br) durante o processo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 5 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog