19 de maio de 2009

Second Life Completo para Iniciantes

Pela primeira vez, o Seminário Nacional Abed de Educação a Distância (Senaed) será totalmente a distância. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), será realizado de 23 a 31 de maio. O Second Life será uma das ferramentas utilizadas no 7º Senaed. O Sebrae oferecerá no dia 21, das 14h às 18h, em sua Ilha do Empreendedor, localizada no Second Life, um curso básico sobre este ambiente virtual e tridimensional que simula aspectos da vida real.


O Second Life surgiu em 2003. Mantido pela empresa Linden Lab, possui diversas funções como jogo, simulador, comércio virtual, rede social e aprendizagem. Para entrar no ambiente, torna-se necessária a criação do ‘avatar’, uma personalidade virtual.


O Sebrae chegou ao Second Life em agosto de 2007. Em 8 de maio de 2008, inaugurou a Ilha do Empreendedor, espaço bem maior do que aquele que dispunha originalmente. Mais de 13 mil pessoas já visitaram o espaço da instituição no mundo virtual.sebraesecondlife


A Ilha oferece atendimento de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 20h. No local, o visitante pode fazer dois cursos sobre o ambiente virtual: ‘Second Life completo para iniciantes’ e ‘Curso de criação de conteúdos para o Second Life’. Os cursos duram em média dois meses e são ministrados para turmas de até 20 alunos.


Para o 7º Senaed, o Sebrae preparou uma versão sintética do curso ‘Second Life Completo para Iniciantes’. “O Second Life será uma ferramenta importante para quem participar do Seminário”, explica Rodrigo Gecelka, consultor do Sebrae responsável pelo atendimento no ambiente virtual.


Para participar do Second Life, o interessado deve primeiro criar gratuitamente uma conta, o que deve ser feito pelo link https://join.secondlife.com/index.php?lang=pt-BR. Em seguida, é necessário fazer o download do programa pelo linkhttp://secondlife.com/support/downloads.php. Para chegar à Ilha do Empreendedor é preciso acessar o link http://slurl.com/secondlife/Ilha%20do%20Empreendedor/157/9/26.


Futuro da educação


Quando alguém busca informações sobre o Sebrae na Ilha do Empreendedor, os atendentes orientam o visitante a buscar o portal da Instituição (www.sebrae.com.br). Além disso, o ponto virtual exibe vídeos sobre empreendedorismo e divulga ações como o jogo virtual Desafio Sebrae. Na opinião de Rodrigo Gecelka, o Second Life tornou-se um importante aliado para a educação. “Muitos especialistas consideram essa ferramenta o futuro da educação a distância pela semelhança que ela apresenta com a sala de aula real”, diz o consultor.


Para Márcia Matos, coordenadora de Second Life no Sebrae, participar deste mundo virtual mostra que a Instituição encontra-se em sintonia com os novos recursos educacionais. “Temos a possibilidade de nos atualizarmos e de mantermos mais um canal de comunicação inovador com os nossos clientes”, afirma.
O tema central do seminário será “Polifonia na Docência e Aprendizagem Online”, com foco nos diversos canais de educação online. As atividades serão realizadas tendo sempre como referência os conceitos de interatividade e bidirecionalidade.


O evento envolverá diversas plataformas, como listas de discussão por e-mail, ambientes virtuais de aprendizagem, redes sociais, blogs, wikis, podcasts, vídeos, videoconferências, rádio, televisão, games e mundos virtuais. O 7º Senaed tem como um dos objetivos mostrar como essas ferramentas podem ser utilizadas na educação a distância.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog