17 de maio de 2009

Melhor e pior vereador de Blumenau

Na última quarta-feira, 13/05/2009, a Rádio Blumenau, durante o programa Tribuna do Povo, realizou uma enquete entre seus ouvintes, para saber qual o melhor e o pior vereador de Blumenau. A diferença entre enquete e pesquisa está no valor estatístico e científico que possui a pesquisa. As enquetes e sondagens não obedecem padrão de amostragem e não têm a mesma credibilidade. Mas mesmo assim a enquete não deixa de ter seu valor, pois mostra a opinião geral da população.

Melhor vereador

Nesta enquete, em que foram ouvidas 85 pessoas, o vereador Napoleão Bernardes (PSDB) ficou em primeiro lugnapoleaoar no quesito melhor vereador. Talvez por ser jovem e apresentador de rádio, Napoleão apresenta o programa A voz do povo  na Rádio Nereu Ramos, tenha sido lembrado pela maioria dos ouvintes, 28,23%, nesta enquete. Napoleão está em seu primeiro mandato e faz parte da base de apoio ao prefeito João Paulo Kleinubing. Seu mais importante projeto  apresentado na Câmara de Vereadores foi o projeto que assegura a presença de, no mínimo, um agente de segurança nas agências bancárias, na parte anterior às portas giratórias. O projeto foi aprovado pela câmara, mas o prefeito em defesa dos bancos vetou o projeto. Apesar do vereador Napoleão Bernardes defender seu projeto, alegando que 60% das operações financeiras são efetuadas nos caixas eletrônicos e que, no ano passado, a delinqüência perpetrada nos caixas eletrônicos instalados nas agências bancárias cresceu 14%, seus pares na casa, onde a maioria, 14 dos 16 vereadores, é de apoio ao governo municipal, não derrubaram o veto do prefeito.vanderlei

Em segundo lugar, com 18,82% dos votos, ficou o vereador Vanderlei de Oliveira (PT). Vanderlei está no terceiro mandato e é um dos dois vereadores de oposição ao prefeito. O vereador tem se destacado por denuncias contra o  atual governo, principalmente no que se refere à aplicação das verbas para a reconstrução da cidade, após os desastres de novembro de 2008.

Pior vereador

Nenhuma surpresa na eleição do pior vereador de Blumenau nesta enquete. O vereador João Marçal (PP) ficou com o primeiro lugar com 56,47% dos votos. Marçal, nos últimos dias, é destaque nos noticiários pelo carteiraço que deu nos guardas de trânsito de Blumenau. Quatro agentes do Seterb cumpriam determinação de guincharem uma vmarcalan que transportava alunos de forma irregular. Foi no dia 30 de março, nas proximidades da EBM Quintino Bocaiúva, no Testo do Salto. “Com o argumento de “defender os interesses da minha comunidade”, Marçal disse textualmente em alguns momentos: “vou fuder (sic) o Seterb (Órgão regulador do trânsito em Blumenau)”, “vocês vão ver na Tribuna amanhã”,” a mesa (diretora) não vai aprovar o requerimento”, “vão arrumar briga”,” vai arrumar uma guerra “ducaralho (sic)” foram algumas expressões do parlamentar. Em um trecho da fala, Marçal determina para os guardas, com uma insinuação: ”  Vocês são obrigados a sair daqui, pois o prefeito mandou”. Marçal é da bancada de apoio ao prefeito João Paulo, e não é a primeira vez que se envolve em problemas de trânsito. Em outra ocasião, foi até preso e algemado pela Polícia Rodoviária Federal, por desacato. Infelizmente o povo ainda elege pessoas deste tipo.

Em segundo lugar, como pior vereador, ficou nada mais nada menos, que o presidente da Câmara Municipal de jensBlumenau, o vereador Jens Mantau (PSDB), com 11,76% dos votos. Mantau, assim que assumiu a presidência, se envolveu, em pelo menos duas polêmicas. A primeira foi mudar os lugares dos vereadores de oposição, no plenário da câmara. Tal fato, apesar de insignificante, serviu como protesto dos opocisionistas, que ficaram em pé durante as  seções até que o caso fosse resolvido, com o presidente voltando atrás na sua decisão. Outro fato, que acho que gerou esta antipatia ao vereador, foi a autorização para compra de notebooks para cada um dos vereadores, no valor de aproximado de R$ 6 mil reais. Esta compra foi alvo de protesto na mídia e pelo que parece a compra foi cancelada.

Popularidade zerozeca

Um fato marcante, nesta enquete da Rádio Blumenau, foi o vereador José de Souza (PDT), mais conhecido como Zeca Bombeiro, que não obteve nenhum voto a favor e nenhum contra. Isto quer dizer, que para os pesquisados, ele não  existe. Zeca também esteve envolvido em uma polêmica de trânsito quando fugiu de uma blitz, pois não portava os documentos e o carro estava com o licenciamento vencido.

Acho que depois desta enquete, os nobres edis blumenauenses, devem repensar sobre suas atuações como vereadores, eleitos para defender os interesses do povo e fiscalizar o executivo e não para causar polêmicas desnecessárias.

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Senhor Luiz
    Eu acompanhei está enquete ao vivo na Rádio Blumenau. Acho que não é novidade alguma o resultado. O resultado é o que nos mostra a atual Câmara de vereadores. O Napoleão é o politico que nos mostra credibilidade, é a nova mania da cidade, aquele que reflete ainda alguma esperança para nossa comunidade.
    Um abraço e parabéns pelo seu excelente trabalho.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.

    ResponderExcluir
  2. Não se esqueçam... 2010 tem eleição. O dia que aprendermos a votar, as coisas já serão bem melhores. Por enquanto, é só se assustar com os resultados de enquetes como esta.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Uma ótima iniciativa que deve ser repetida por todas as cidades brasileiras, principalmente antes das eleições para refrescar a memória daqueles que insistem em votar por votar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Interessante essa enquete, testando as popularidades de cada vereador. Sempre tem uns despreparados que não tem condições de estar onde estão. Mas fazer o que né?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog