29 de maio de 2009

Implante dentário sem corte, é possível?

Os procedimentos cirúrgicos realizados sem corte têm revolucionado a técnica convencional, melhorando os resultados cirúrgicos e o pós-operatório dos pacientes.

As cirurgias sem corte oferecem muitos benefícios em relação aos procedimentos tradicionais. As vantagens de um acesso cirúrgico mínimo para uma reabilitação parcial ou total do paciente incluem maior previsibilidade, rapidez e simplicidade e ao pós-operatório do paciente garantem menor sangramento, menos desconforto, menor edema, além de mínima perda óssea.

Atualmente os recursos tecnológicos permitiram um avanço na implantodontia, facilitando o planejamento das reabilitações com implantes dentários. Com softwares específicos pode-se reconstruir tridimensionalmente toda a maxila ou a mandíbula do paciente, desde acidentes anatômicos atdentesé terminações nervosas. Isso permite um planejamento virtual e 3D do posicionamento ideal do implante, que influencia diretamente no resultado final da prótese desejada. 

A partir das informações obtidas da tomografia computadorizada digital, pode-se realizar a cirurgia no computador permitindo o planejamento da instalação dos implantes em regiões com quantidade óssea adequada, inclinações favoráveis e posicionamento ideal do implante em relação à futura prótese, visando estética, fonética e facilidade de higienização.

Depois se confecciona um guia cirúrgico personalizado que orienta a colocação, obtendo desta forma alta precisão e segurança na transferência do planejamento virtual do tratamento para o momento cirúrgico, permitindo inclusive a confecção de próteses provisórias fixas para serem instaladas no momento da cirurgia ou em até 72 horas, desde que haja estabilidade inicial e cargas controladas.

Fonte: Folha da Saúde, texto de: Dr. Giancarlo Jaeger/Dentista

Blog Widget by LinkWithin

9 comentários:

  1. Tipo dentro de tudo isso tem o item financeiro,ne......e não e barato não

    ResponderExcluir
  2. Seu Luiz, como cirurgião implantodontista, acho excelente a idéia de divulgar esta técnica no blog. Muitas vezes as pessoas ficam inseguras de realizar um procedimento cirúrgico implantodôntico por ser invasivo. Esta técnica diminui bastante a agressão cirúrgica e o tempo. Porém é bom lembrar que nem todos os casos podem ser realizados com esta técnica, além disto o custo costuma aumentar cerca de R$ 5.000,00, tornando o que já era caro, mais caro ainda. Outra questão é a da carga imediata, tanto nesta técnica, quanto em outras, não se pode afirmar ao paciente que ele sairá com o dente logo após a cirurgia ou após um tempo, muitas vezes ele vai ter que esperar uns 4 meses para colocar a prótese. De qualquer forma, o aconselhavel é procurar um cirurgião dentista implantodontista, que seja especialista (a enorme maioria por aí tem apenas uma residência ou aperfeiçoamento na área), para lhe informar a respeito desta e de outras técnicas. E avaliar o que é possível fazer em cada caso.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Seu Luiz.

    Uso protese desde os 12 anos, sera possivel fazer implante? Tenho 45 anos.

    Sds

    ResponderExcluir
  4. A princípio não vejo nenhum problema, amigo. È só procurar um bom profissional e fazer uma avaliação.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. É possível fazer sim tem vários dentistas que fazem e sites que explicam. Concordo com a pessoa acima que é bom procurar um especialista mesmo. Eu conheço este: http://www.implantesorais.com.br. Boa sorte

    ResponderExcluir
  6. Sim, esse procedimento é possível e possui ótimos resultados.
    O site www.implart.com.br tem mais informações sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  7. Gostei desse artigo, afinal o procedimento de implante é excelente para devolver a estética e a funcionalidade quando não há outro tratamento.
    Abraços !

    ResponderExcluir
  8. GOSTARIA DE LER OPINIÕES DE QUEM JA USA IMPLANTES PARA SABER MAIS SOBRE O PÓS IMPLANTE, PROBLEMAS, RESULTADOS, EXPECTATIVAS ATINGIDAS E NÃO ATINGIDAS...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog