15 de abril de 2009

Sebrae demonstra Jogo do Desafio a professores universitários

  O Sebrae/SC promoverá nesta quinta-feira, dia 16, das 8h30 às 18 horas, no Lang Palace Hotel em Chapecó, evento para demonstrar a dinâmica do Jogo do Desafio Sebrae aos professores e coordenadores das universidades e faculdades da região oeste. Considerado o maior jogo de negócios para estudantes do mundo, o Desafio Sebrae será apresentado pelo coordenador estadual do jogo, Paulo Teixeira do Valle Pereira, com a participação do diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara e da coordenação de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), que são os responsáveis pelo desenvolvimento e execução do Desafio Sebrae.sebrae

        O Desafio Sebrae visa incentivar universitários a serem empreendedores, simulando atividades de uma empresa real. “A intenção de reunir representantes de cursos superiores é repassar a dinâmica dos jogos de empresas e fazer com que os participantes percebam a importância do Desafio para o desenvolvimento da cultura empreendedora dos alunos de graduação”, destaca Ortigara.

        A expectativa da coordenação é que cerca de 100 mil estudantes participem do jogo virtual neste ano, que está com as inscrições abertas até do dia 13 de maio. Em 2008, mais de 90 mil pessoas participaram do jogo. Para participar, é necessária a formação de uma equipe com no mínimo três e no máximo cinco alunos de qualquer curso universitário. Este ano, os estudantes irão administrar virtualmente uma fábrica de brinquedos artesanais por meio do software desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ).

       Depois de se inscrever através do site www.desafiosebrae.com.br , as equipes baixam o jogo pela internet (procedimento adotado a partir deste ano, até então era enviado em CD) e montam a empresa: escolhem o nome, localização, contratam funcionários, fazem o orçamento.

        Em seguida, a coordenação do jogo, executada pela Coppe/UFRJ, começa a enviar os problemas para as equipes (pode ser a qualquer hora: em dias úteis, fins de semana ou feriados). Os integrantes das equipes se reúnem, discutem o problema e elaboram uma solução, que é enviada de volta à universidade. Para cada problema há uma espécie de gabarito, que são as decisões empresariais esperadas pelos coordenadores que formularam os problemas. Quanto mais as decisões das equipes se aproximarem do gabarito, mais pontos a empresa receberá.

        O desafio é dividido em cinco fases. As três primeiras são virtuais, em que as equipes jogam via internet e competem em seu próprio Estado, divididas em chaves. As duas últimas fases, a semifinal nacional e a final nacional serão realizadas em Brasília, em comemoração aos 10 Anos do Desafio Sebrae.

Os prêmios para os vencedores estaduais são cursos no Sebrae, além laptops e viagens. Já a equipe campeã nacional ganha uma viagem de 10 dias para conhecer centros empreendedores na Europa.

        Além do Brasil, mais sete países sul-americanos promovem suas edições do Desafio Sebrae: Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Chile e Uruguai. Este ano, mais dois países farão parte do grupo.

 

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 4 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog