14 de abril de 2009

Atividade física: é bom estar corretamente orientado

A alimentação adequada às necessidades nutricionais, equilíbrio emocional e prática regular de atividade física são alguns princípios essenciais que garantem melhor qualidade de vida, especialmente, na terceira idade.

O médico ortopedista Joaquim Reichmann, diretor da Clínica Reichmann de Chapecó, especializada em ortopedia, cirurgia do joelho, ombro, quadril e traumatologia dos esportes, explica que o treinamento muscular é importante para a melhora da capacidade cardiovascular, equilíbrio e melhora da ingestão alimentar. A atividade física aumenta a densidade óssea, além de contribuir para diminuição do colesterol ruim, aumento do colesterol bom e redução das gorduras no sangue. Outros benefícios estão relacionados à melhora do metabolismo da glicose, controlando o diabetes e diminuição da gordura corporal, entre outros.

Dados científicos sobre a participação em um programa de exercícios físicos apontam a redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares e 10% nos casos de acidente vascular cerebral. “Um dos fatores mais importantes é o fato de ajudar na redução do número de pessoas incapazes de cuidar de si mesmos”, afirma Reichmann.

O acompanhamento médico regular é necessário para que a prática de exercícios físicos não tenha efeitos indesejados. Reichmann alerta que deve ser realizada avaliação para determinar uma prescrição de treinamento, pois o risco de um evento cardiovascular durante o exercício pode aumentar caso o idoso não esteja corretamente orientado, tanto no sentido médico (fazendo exames periodicamente) quanto no profissional de educação física.

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. É verdade. Sou extremamente sedentário e sei que devo mudar isso. Consultar um médico para iniciar qualquer atividade é fundamental. Já vi vários casos em que pessoas adotaram "uma vida saudável" e morreram em pouco tempo porque não tiveram cuidados básicos como este.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, orienta e alerta para todos os cuidados tanto na alimentação como nos exercícios.
    A paz

    ResponderExcluir
  3. Olá, Luiz!

    Ao praticar exercícios físicos pode-se incorrer em riscos até mesmo pessoas que estão acostumadas a praticarem rotineiramente diversos tipos de exercícios, imagine pessoas que raramente praticam. Portanto, é preciso ter muito cuidado quando for praticar exercícios. É sempre bom consultar um médico especialista para puder minimizar quarquer tipo de riscos.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  4. Cuidar da forma física é fundamental para uma vida saudável. Eu costumo praticar esportes. Nado umas 2, 3 vezes por semana, jogo futebol todo sábado e se possível faço umas caminhadas. Além disso, procuro não abusar das besteiras na hora de comer. Abraços.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog