23 de abril de 2009

Regata de jangadeiros no Ceará ganha apoio do Sebrae

Embarcações colorindo o mar numa competição onde vence a experiência e o arrojo dos jangadeiros. Assim são as regatas de jangadas, consideradas um dos mais bonitos espetáculos do litoral do Ceará. E foi para assegurar a continuidade desta tradição entre os pescadores, que o Sebrae no Ceará foi chamado para ajudar a organizar e a agregar valor à Regata de Jangadas de uma das praias mais bonitas do Estado: a Praia da Lagoinha, no município de Paraipaba, a 92 quilômetros de Fortaleza.


Realizada na penúltima semana do mês de julho, a Regata da Lagoinha chega aos seus 18 anos, com dificuldades tanto na organização quanto na elaboração do projeto. Para saber o que a comunidade pretende e o que ela espera da sua festa mais popular, técnicos do Sebrae/CE viajaram até o município, para um encontro com os pescadores locais.jangada


Na reunião, as lideranças da Colônia reforçaram a importância da festa, pela oportunidade de congraçamento, incentivo ao aperfeiçoamento profissional e possibilidade de preservação cultural que ela representa. Além disso, eles enfatizaram que a competição é um importante aliado no resgate da auto-estima dos pescadores.


Apontada como uma das mais concorridas do Ceará, a regata de jangadas da Praia da Lagoinha reúne a cada ano, segundo estimativas da Policia Militar, cerca de 20 mil pessoas, entre turistas e moradores locais. Tradicionalmente dividida em três categorias, com baterias específicas para embarcações pequenas, médias e grandes, ela assegura mais disputa e emoção durante todo o percurso.


Ao final do encontro, ficou definido que os técnicos do Sebrae no Ceará vão elaborar propostas para formatar um novo projeto para a competição, com uma programação que se estenda por uma semana inteira, com ênfase para a abrangência de setores como o artesanato local, por exemplo.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Ta aí algo que sempre quis. Além de conhecer principalmente o litoral cearense, queria muito ver uma regata como essas. Não sei porque, mas sempre achei jangada algo extremamente bonito, diferente, sei lá.
    Um dia eu apareço por lá. Espero. rss

    Abraço

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog