Stanley Kubrick foi um dos mais importantes cineastas do século XX. A obra, deste nova-iorquino, marcou a história do cinema mundial. Obsessivo e perfeccionista, Kubrick mudou-se para a Inglaterra no inicio dos anos 1960, em busca de liberdade para criar. Seus filmes vão do polêmico Laranja Mecânica, passando pelo sensual Lolita, até o emblemático 2001: Uma Odisséia no Espaço. Três de seus filmes estão entre os 50 maiores filmes de todos os tempos, de acordo com American Film Institute. Kubrick trabalhou com atores consagrados, como Jack Nicholson, Sydney Pollack, Tom Cruise e Nicole Kidman.
Stanley Kubick nasceu em Nova York, no dia 26 de julho de 1928 e faleceu, no dia 7 de março de 1999, enquanto dormia de um ataque cardíaco. O último projeto cinematográfico em que esteve envolvido, mas que por questões de saúde não dirigiu, foi AI: Inteligência Artificial, de Steven Spielberg. Seus principais filmes foram:
Lolita (1962) - Adaptação do livro homônimo do russo Vladimir Nabokov, Lolita apresenta a paixão de um professor por uma garota de 14 anos. Para manter-se próximo dela, o professor resolve se casar com mãe da menina.
2001: Uma Odisséia no Espaço (1968) - O filme traça a trajetória do homem desde quatro milhões de anos antes de Cristo, até o ano 2001. Abordando a evolução da espécie, a influência da tecnologia e os perigos da inteligência artificial.
Laranja Mecânica (1971) - Ambientado na Inglaterra, mostra a vida do jovem Alex DeLarge, deliquente que lidera a gangue dos droogs. Seus gostos vão da música clássica e estupro até a ultra violência.
Barry Lyndon (1975) - Conta a história de ascensão e declínio social de Barry, um pedante jovem irlandês.
O Iluminado (1980) - Adaptado do livro de Stephen King, conta a história de uma família contratada para cuidar de um hotel durante o inverno. O isolamento faz com que o chefe da família passe a ter problemas mentais.
Nascido para Matar (1987) - Sobre a guerra do Vietnã, na primeira parte trata de um grupo de recrutas em treinamento na ilha Parris. A segunda mostra o sargento Joker cobrindo a guerra para o jornal militar Stars & Stripes.
De Olhos Bem Fechados (1999) - É a última obra de Kubrick. Neste filme, Tom Cruise e Nicole Kidman, interpretam um casal abalado por uma possível traição. A trama é inspirada na obra Traumnovelle, do vienense Arthur Schnitzler.
Kubrick foi um diretor de mão cheia. Assisti seus clássicos e sempre gostei. Seus filmes tinham uma característica própria, o que vazia deles especiais. Abraço
ResponderExcluirEle era ótimo com certeza. Meus preferidos são o Laranja mecânica e o Nascido para matar (Born to kill). Todos filmes que eu vi dele, realmente valiam a pena ser assistidos.
ResponderExcluirKubrick está entre os maiores ícones da minha vida. Um gênio por excelência.
ResponderExcluir