19 de abril de 2009

Stanley Kubrick um cineasta que deixou saudades

Stanley Kubrick foi um dos mais importantes cineastas do século XX. A obra, deste nova-iorquino, marcou a história do cinema mundial. Obsessivo e perfeccionista, Kubrick mudou-se para a Inglaterra no inicio dos anos 1960, em busca de liberdade para criar. Seus filmes vão do polêmico Laranja Mestanley_kubrickcânica, passando pelo sensual Lolita, até o emblemático 2001: Uma Odisséia no Espaço. Três de seus filmes estão entre os 50 maiores filmes de todos os tempos, de acordo com American Film Institute. Kubrick trabalhou com atores consagrados, como Jack Nicholson, Sydney Pollack, Tom Cruise e Nicole Kidman.

Stanley Kubick nasceu em Nova York, no dia 26 de julho de 1928 e faleceu, no dia 7 de março de 1999, enquanto dormia de um ataque cardíaco. O último projeto cinematográfico em que esteve envolvido, mas que por questões de saúde não dirigiu, foi AI: Inteligência Artificial, de Steven Spielberg. Seus principais filmes foram:

lolita

Lolita (1962) - Adaptação do livro homônimo do russo Vladimir Nabokov, Lolita apresenta a paixão de um professor por uma garota de 14 anos. Para manter-se próximo dela, o professor resolve se casar com mãe da menina.

2001

 

2001: Uma Odisséia no Espaço (1968) - O filme traça a trajetória do homem desde quatro milhões de anos antes de Cristo, até o ano 2001. Abordando a evolução da espécie, a influência da tecnologia e os perigos da inteligência artificial.

laranjameca

Laranja Mecânica (1971) - Ambientado na Inglaterra, mostra a vida do jovem Alex DeLarge, deliquente que lidera a gangue dos droogs. Seus gostos vão da música clássica e estupro até a ultra violência.

Barry_Lyndon 

Barry Lyndon (1975) - Conta a história de ascensão e declínio social de Barry, um pedante jovem irlandês.

iluminado 

O Iluminado (1980) - Adaptado do livro de Stephen King, conta a história de uma família contratada para cuidar de um hotel durante o inverno. O isolamento faz com que o chefe da família passe a ter problemas mentais.

nascidoparamatar 

Nascido para Matar (1987) - Sobre a guerra do Vietnã, na primeira parte trata de um grupo de recrutas em treinamento na ilha Parris. A segunda mostra o sargento Joker cobrindo a guerra para o jornal militar Stars & Stripes.

deolhosbemfechados

 

De Olhos Bem Fechados (1999) - É a última obra de Kubrick. Neste filme, Tom Cruise e Nicole Kidman, interpretam um casal abalado por uma possível traição. A trama é inspirada na obra Traumnovelle, do vienense Arthur Schnitzler.

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Kubrick foi um diretor de mão cheia. Assisti seus clássicos e sempre gostei. Seus filmes tinham uma característica própria, o que vazia deles especiais. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Ele era ótimo com certeza. Meus preferidos são o Laranja mecânica e o Nascido para matar (Born to kill). Todos filmes que eu vi dele, realmente valiam a pena ser assistidos.

    ResponderExcluir
  3. Kubrick está entre os maiores ícones da minha vida. Um gênio por excelência.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog