22 de abril de 2009

Ferrovia no oeste catarinense. O sonho vai virar realidade?

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic) dará integral apoio às audiências públicas conjuntas que Paraná e Santa Catarina promoverão para apresentar o estudo preliminar de viabilidade do ramal ferroviário entre Laranjeiras/Nova Laranjeiras (PR) e Chapecó (SC).

A decisão foi tomada na semana passada, em Florianópolis, durante reunião da diretoria da Ferroeste com o secretário da Infra-Estrutura de Santa Catarina, Mauro Mariani. As consultas públicas acontecerão no mês de maio em vários municípios-pólo do Sudoeste do Paraná e do Oeste de Santa Catarina.

O presidente Vincenzo Mastrogiacomo informou que “Chapecó vai dar todo o apoio para a implantação desse projeto”. Destacou que a região aguarda o resultado dos estudos preliminares da ferrovia com ansiedade. “Essa parceria da Associação Comercial com a Ferroeste vem coroar a expectativa de tantos anos de implantar uma ferrovia em nossa região”.trem

O Estudo de Viabilidade do Ramal Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina (1a fase), elaborado pelo Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento), foi contratado por iniciativa da Ferroeste. A assinatura do contrato, pelo governador Roberto Requião e pelo presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, aconteceu em setembro de 2008, durante encontro em Pato Branco, no Sudoeste do Estado.

O levantamento preliminar do potencial produtivo e de cargas da região feito pelo Lactec demonstra que Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul são Estados com forte interdependência econômica. Parcela considerável das cargas movimentadas entre esses Estados são cargas próprias de transporte ferroviário. A expansão da ferrovia na região vai baratear os fretes de transporte e reduzir os custos de produção.

INTEGRAÇÃO

As audiências públicas têm como objetivo apresentar aos agentes econômicos, às universidades regionais e à população dos municípios sob a área de influência da ferrovia os resultados do levantamento feito pelo Lactec, além de angariar sugestões da sociedade organizada no sentido de aperfeiçoar o projeto. As consultas públicas em Santa Catarina serão organizadas pelo secretário Mauro Mariani, em cooperação com as associações comerciais e industriais dos municípios e regiões envolvidas.

O ramal do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina se articulará com os novos ramais projetados pela Ferroeste entre Cascavel e Maracaju, no Mato Grosso do Sul, e entre Guarapuava e o Porto de Paranaguá, assim como à ligação de Cascavel com Foz do Iguaçu e posteriormente com o Paraguai, formando uma malha de integração ferroviária com o Centro Oeste brasileiro e a América do Sul.

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Sabe aquela coisa de São Tomé? Ver pra crer ? Pois é, qdo se refere a qualquer coisa que envolva a política e a burocracia, estou nesse esquema: ver primeiro, pra aí acreditar.

    Mas que seria bom, ah isso seria sim.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog