10 de abril de 2009

Ex-presidente do Perú ficará na prisão até filha ser eleita

A Corte Suprema do Peru, condenou no último dia 7/4/2009 o ex-presidente do Peru Alberto Fujimori, de 70 anos a 25 anos de prisão, pelas mortes de 25 pessoas e sequestros durante o seu governo (1990-2000), após um julgamento de mais de um ano.

Ao fim do julgamento de 15 meses, os juizes consideraram Fujimori culpado de ter ordenado dois grandes massacres: a exfujimoriecução de 14 adultos e uma criança de 8 anos em Barrios Altos, região de Lima, no dia 3 de novembro de 1991, e o sequestro, desaparecimento e assassinato de nove estudantes e um professor da Universidade de La Cantuta em 18 de julho de 1992. 

Também foi considerado culpado pelos sequestros do jornalista Gustavo Gorriti e do empresário Samuel Dyer, em abril de 1992. No dia 5 daquele mês, Fujimori fechou o Congresso Nacional e iniciou perseguições a líderes políticos, entre eles o atual presidente da República, Alan García.

Acusado de violações dos direitos humanos e atos de corrupção, Fujimori apresentou sua renúncia em 2000 através de fax que enviou de Brunei a Lima para em seguida solicitar asilo ao Japão, lar de seus pais, aproveitando sua dupla nacionalidade. Em 2005, apresentou-se inesperadamente em Santiago do Chile com a esperança de voltar ao seu país e converter-se novamente em presidente, mas foi preso e extraditado ao Peru em 2007.

O ex-presidente continuará a enfrentar a Justiça. O próximo processo a ser julgado contra ele será por haver entregue US$ 15 milhões a Vladimiro Montesinos, chefe do Serviço de Inteligência durante seu governo.

Apesar da condenação, Fujimori ainda tem milhares de seguidores no Peru. Sua filha, Keiko Fujimori, deve ser candidata nas próximas eleições presidenciais e lidera as primeiras pesquisas para o pleito de 2011. Ela já adiantou que se chegar ao poder indultará seu pai.

Fontes de Pesquisa: Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC), Inter Press Service e BBC Brasil

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Caraca, até sequestro! E eu que achava o cara gente boa.

    ResponderExcluir
  2. Se o povo peruano eleger a filha dele como presidente, que se lasque. Dpis de tudo que ele fez eles votarem nele estarão confirmando que são burros, dando mais uma chance para esse picareta escapar. Nós latino-americanos não aprendemos né.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog