Em 1921, a Revista da Semana e o jornal A Noite resolveram promover um concurso para saber qual era a mais linda mulher do Brasil. Durante quase três anos, cidades e estados brasileiros escolheram suas candidatas e enviaram fotos para o Rio de Janeiro.
Em abril de 1923, o júri supremo, composto pelo pintor Batista da Costa, pelo escultor Correia Lima e pelo caricaturista Raul Perdeneiras, escolheu, entre 319 candidatas, a mais linda brasileira. Zezé Leone, da cidade de Santos, foi a escolhida. Nascida em Campinas, mas radicada em Santos, Zezé tinha 20 anos, e no ano anterior havia sido apontada pela revista santista Flama como a mulher mais bonita da cidade. Acabava de nascer o concurso de Miss Brasil.
Depois disso, o evento só passou a ser organizado com regularidade em 1954. Martha Rocha abocanhou o posto naquele ano e, mais tarde, acabou em segundo lugar no Miss Universo. Em 1955, o grupo de Assis Chateaubriand, Diários e Emissoras Associados, assumiu a promoção do concurso. Esta é considerada sua fase áurea e perdurou até a falência do conglomerado em 1980.
Zezé Leone, louvada pela imprensa, tornou-se depois atriz de cinema e faleceu em sua residência, em São Paulo, no dia 30 de novembro de 1965. Além de ser homenageada na época com a criação do Fox - trote Vênus, pelo compositor Freitinhas, Zezé também foi destacada de outras formas, como ser nome de uma rua no bairro paulistano da Casa Verde Alta.
Fonte de pesquisa: Nosso Século, Abril Cultural, 1980.
Que legal, sabia algumas coisas do concurso, mas não inteira. Gostei bastante.
ResponderExcluirMuito interessante, Luiz!
ResponderExcluirGostei de saber a origem.
Abraços
Bacana saber um pouco mais deste concurso famoso. Se bem que nos últimos anos ele ficou meio de lado pela imprensa, que pouco fala dele. Abraços.
ResponderExcluirem minha cidade,Sntos Dumont,temos a locomotiva que leva seu nome.hj restaurada mas como sempre,imponente e linda!
ResponderExcluirUma música dos anos 20 dizia :
ResponderExcluirZezé Leone, tua beleza
Não tem carmim
Todo mundo diz assim,
É natureza