8 de abril de 2009

Universidade lança Programa de Preparação para a Aposentadoria

As estudantes de Psicologia Simone Ritter e Júlia Laitano, orientadas pela professora Dulce Helena Penna Soares, da Universidade Federal de Santa Catarina, estão organizando um grupo de "APOSENTA-AÇÃO", gratuito e aberto à comunidade.


O Programa de Preparação para a Aposentadoria (APOSENTA-AÇÃO) foi criado com a finalidade de auxiliar às pessoas que estão prestes a se aposentar ou recém-aposentadas, na busca de respostas a questões que neste período emergem: O que esse novo período trará à minha vida? O que poderá mudar? Será melhor? Como ficará o meu relacionamento social?


O APOSENTA-AÇÃO caracteriza-se por ser um trabalho grupal em Psicologia, aberto à comunidade. O objetivo é desenvolver atividades grupais com pessoas que estão próximas da data de aposentadoria ou tenham se aposentado recentemente, com intuito de prevenir os diversos problemas que a aposentadoria não planejada pode trazer, por meio de reflexões e planejamento para esta nova etapa de vida.


Tem como público-alvo pessoas em fase de aposentadoria ou recém-aposentadas. Cada grupo de 15 a 20 integrantes é coordenado por dois estudantes de Psicologia e supervisionado por um Professor do Departamento de Psicologia, especialista em orientação profissional e de carreira. Além disso, há a participação profissionais de outras áreas do conhecimento, de forma a tornar o trabalho interdisciplinar.


O pressuposto é de que, ao participar do Programa “APOSENTA-AÇÃO”, o sujeito não seja somente orientado para um trabalho de autoconhecimento, revisão de prioridades e elaboração de novo projeto de vida para esta nova fase, como também, por meio de trocas e experiências entre os participantes dos grupos, possa descobrir novasoportunidades de inserção social.


Para participar do grupo é necessário realizar prévia inscrição,
de 8 a 22 de abril, no SAPSI (Serviço de Atendimento Psicológico da UFSC, próximo ao Centro de Convivência e atrás do CFH), das 8h às 20hs. As reuniões acontecerão semanalmente, às segundas-feiras, das 13h30min às 16h, durante oito encontros, com data prevista de início para o dia 27 de abril.


Mais informações com Júlia (48) 9963-6677 e Simone Ritter 9944-5938.

Fonte: UFSC

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog