29 de janeiro de 2009

11º Itaipu Rural Show - Anúncios de investimentos marcam abertura

Líderes do cooperativismo e do agronegócio e mais de uma centena de autoridades – entre eles o governador Luiz Henrique, dez deputados e uma senadora – prestigiaram a abertura oficial do 11o Itaipu Rural Show, na última quarta-feira, em Pinhalzinho. A maior exposição-feira de difusão tecnológica do agronegócio em Santa Catarina prossegue até sábado.

itaipufoto 5

A solenidade de abertura foi marcada por manifestações em favor do setor primário da economia catarinense e por anúncios de investimentos. O presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster, assinou contrato com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), representado pelo diretor Casildo Maldaner, no valor de 96 milhões de reais para a implantação de sistema industrial para recepção e processamento de 650.000 litros de leite por dia e de produção de 75 toneladas/dia de leite em pó e soro em pó. Esse investimento já está em curso na indústria de lácteos da Coopercentral Aurora, em Pinhalzinho (SC) e a previsão de conclusão é setembro, de acordo com o presidente da Aurora, Mário Lanznaster.

Por outro lado, o diretor do Departamento Nacional de Infra-estrutura dos Transportes (Denit), João José dos Santos, anunciou para março a abertura da licitação pública para construção do trevo e das vias paralelas no km 580-582 da rodovia federal BR-282, em Pinhalzinho. Ali, o movimento diário médio é de 4.356 veículos, sendo 1.271 caminhões. A obra custará 4,5 milhões de reais e ficará concluída em um ano. O novo trevo proporcionará acesso com segurança para a indústria de leite da Coopercentral Aurora.

As lideranças que se revezaram nos pronunciamentos insistiram em dois itens: maior proteção para a agricultura e aprovação do Código Ambiental Catarinense que tramita na Assembléia Legislativa. O governador Luiz Henrique renovou o compromisso com a aprovação do Código estadual, bem como os deputados presentes ao ato.

O Itaipu Rural Show reúne nesta semana 173 empresas que exibem os avanços da ciência e da indústria fornecedora de insumos para o agronegócio. O evento encerra no sábado, dia 31. A estimativa da organização é receber aproximadamente 30 mil visitantes, entre produtores rurais de pequeno e médio porte, empresários do setor agrícola, técnicos e dirigentes. Cerca de 250 caravanas do sul do Brasil, da Argentina e do Paraguai visitam a feira que deverá movimentar mais de 10 milhões de reais em negócios.

O coordenador geral Fernando Rohr destaca que o visitante terá oportunidade de conhecer mais de 80 cultivares de milhos híbridos, incluindo 20 transgênicos e 12 variedades de soja transgênicas, plasticultura com nove variedades de tomate, com técnica de enxertia e duas de flores, 23 variedades de pastos para gado leiteiro, sistema Voisin de pastoreio, 13 variedades de plantas tóxicas ao gado leiteiro em local especial denominado “campo maldito”, além de exposição de animais e genética para produção leiteira. Tudo isso ao lado de dezenas de outros expositores de produtos e serviços para ordenha, com foco na Normativa 51 do MAPA, centro de qualidade do leite (mostra de culturas bacterianas), suinocultura, caprinocultura, ovinocultura e piscicultura. Estão inclusas 160 espécies de plantas medicinais em horto apropriado e máquinas e implementos direcionados às pequenas, médias e grandes propriedades.

Realizado pela Cooperitaipu, o evento conta com o patrocínio da Ceraçá, Sicoob Creditaipu, Governo Municipal de Pinhalzinho, Nutron e Tectron Nutrição e Saúde Animal. São apoiadores do Itaipu Rural Show, o Governo de Santa Catarina, o Governo Federal, o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog