28 de janeiro de 2009

Deutschliteraturzentrum

A Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, através da Sociedade de Amigos da Biblioteca inaugura no dia 6 de março, o Centro de Literatura Alemã - Deutschliteraturzentrum. O Centro de Literatura Alemã foi criado através de um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, com o apoio da Petrobrás Cultural, e tem como objetivo principal difundir e preservar a literatura em língua alemã em Blumenau e no Vale do Itajaí. A solenidade está marcada para às 9h.

O site da Fritz Müller é www.bibliotecadeblumenau.com.br . A presidente da Sociedade de Amigos da Biblioteca, Marlete de Borba, explica que através do projeto a biblioteca passou por uma reestruturação com a compra de móveis, estantes, computadores e livros em língua alemã. Com normas de empréstimo específicas para o Centro, a Biblioteca Pública coloca à disposição da comunidade blumenauense e das cidades do Vale do Itajaí, aproximadamente cinco mil livros em língua alemã e nas diversas áreas de conhecimento.


Escritores como Goethe, Karl May, Rudolf Damm, Johannes Mario Simmel, Heinz Konsalik, Günter Grass, com obras em seu idioma original, outros da literatura brasileira traduzida para o alemão, como Jorge Amado, João Guimarães Rosa, Márcio Souza, Érico Veríssimo e José Mauro de Vasconcellos, e escritores teuto-brasileiros, que muito contribuíram para a história de Blumenau, como Therese Stutzer e Gertrud Gross Hering. Obras raras datadas de 1911, como “Ein Kampf ums Licht”, a vida e obra de Nicolaus Lenau, Friedrich Von Schiller com “Sämmtliche Werke” publicado em 1881 e a primeira edição de Mein Kampf (Minha Luta) de Adolf Hitler. Publicações que contribuem para a história da colonização do Brasil, tais como Brasilien zu Ausgang der Kolonialzeit: Kultur und Wirtschaftsgeschichtliche Studien, Brasilianischer Sommer: im Rückblick auf Europa.


Além de possuir um acervo organizado dentro das normas de catalogação, a Biblioteca coloca à disposição dos usuários a consulta on-line de todo o seu acervo, inclusive as obras em língua alemã, através do site www.bibliotecadeblumenau.com.br. A inauguração do Centro beneficia também as cidades de Timbó, Pomerode, Apiúna, Benedito Novo, Ascurra, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Ilhota, Indaial, Luiz Alves, Rio dos Cedros e Rodeio.

Fonte: Marili Martendal/Prefeitura Municipal de Blumenau

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog