27 de janeiro de 2009

Você lê sua fatura de água ?

Creio que a maioria vai responder que verifica o consumo e valor da fatura. O que pouca gente sabe é que existe um Decreto Federal que estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento e institui mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor sobre a qualidade da água para consumo humano.

Este Decreto é o de número 5.440 de 4 de maio de 2005 que em seu Artigo 5º cria em forma de anexo o Regulamento técnico sobre mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor sobre a qualidade da água para consumo humano.

Este regulamento determina algumas informações mínimas sobre a qualidade da água para o consumo humano que o consumidor deve receber mensalmente em sua fatura.

Dentre estas informações destaco duas:

Orientações sobre os cuidados necessários em situação de risco à saúde e um resumo mensal dos resultados das análises dos parâmetros básicos de qualidade da água

Para ver  o decreto completo clique aqui.

O decreto estabelece ainda que em caso de condomínios que são atendidos por uma única ligação predial a empresa fornecedora de água deverá orientar a administração, por escrito, a divulgar as informações a todos os condôminos.

Agora que você já sabe verifique a sua fatura de água ou fale com o seu sindilco.

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. a concessionária aqui do Rs já pratica isto !è bom antentar também na discriminação do preço do m³ da água consumida , por ai já se tem uma boa noção do custo do desperdício !

    Parabéns pelo post

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Importante conferir, parametros de potabilidade e principalmente o real consumo, além do ar que normalmente acabamos pagando junto, principalmente depois de um conserto na rede.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 5 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog