30 de setembro de 2009

O Tempo

Acostumamos-nos a pensar o tempo como cronológico, ordenado pelos pontos do relógio ou do calendário.

Por: Návia T. Pattussi/Psicanalista/naviat@terra.com.br

Temos as estações do ano, os dias, os anos e assim vamos contando cada instante. A pressa para chegar no horário, a perda de tempo, o medo dele ao chegar a velhice, o tempo de sonhar, o tempo de sorrir, de receber. O tempo dos nossos avós, dos nossos pais! O tempo de criança, o tempo de adolescente e o tempo da maturidade.relogio200

Quantas vivências podemos ter sobre isso! Vivências que não necessariamente se coadunam com o tempo inventado por nós, que é o cronológico. Por vezes vivemos como se não fossemos morrer nunca e deixamos para amanhã ou para depois ou para o futuro, geralmente o que pode nos fazer bem: o cumprimento do compromisso, a viagem tão sonhada, o fim de semana no campo, o filme, o livro, o encontro. Como se tivéssemos a certeza de que o amanhã existirá! Mas, de fato, a temos?

Na infância não temos desenvolvida a noção do tempo, apesar de sabermos, a partir de certa idade, ver as horas e aprendermos como contá-lo. Mas viver o tempo é algo que vai para além disso. A vivência do tempo é psíquica, é uma forma de existir na vida.

Quando crianças, não temos noção de nossa existência. Somos alvo de emoções e vivências que simplesmente passam por nós, apesar de nos marcarmos profundamente. Os dias passam e são recheados de novidades. Oferecem um mundo de imagens e vozes no qual nos embrenhamos, sem entender muito o significado disso tudo, mas querendo conhecê-lo. A consciência do passado e do futuro se restringem às satisfações que experimentamos ou que buscamos.

Na adolescência, é o momento das descobertas do mundo através de outro registro. O mundo e o si próprio, passam a ter um outro significado e com freqüência são questionados. Há a urgência. Muitos jovens consideram que viver a vida é aproveitar cada instante para buscar novas sensações, novas emoções, simplesmente estimulações corporais de prazer.

Na minha concepção a vivência do tempo na maturidade é sui generis. Chega um momento da vida – quando ele chega, pois para muitos esse tempo não chega – em que não é mais possível fazer ensaios. Em que os minutos são preciosos, e no qual temos a consciência de que as experiências que perdemos não voltam mais, assim como a saúde, a energia e o bem-estar.

Chega um tempo que traz consigo uma consciência maior da finitude e da própria morte. Viver na “realidade”, com os pés no chão, não é só dor! Penso que pode ser muito mais, alegria, esperança e responsabilidade. As vivências profundas do amor, da dor, do companheirismo, da amizade, da leitura, da música, da própria inteligência, dos dons que temos, enfim de tudo o que nos dá prazer ou desprazer, mas que nos eleva, são ganhos inigualáveis! Felicidade não seria isso, mesmo que fugaz e com términos e retornos?

E como dizia Cazuza, “O Tempo Não Pára”, nos consome e some, vem junto com o desgaste de nossos corpos, e nos impõe a instigante e surpreendente sensação de que tudo pode acontecer a cada instante, à nossa revelia. O que nos espera o próximo minuto, hora, dia, ano, futuro? Tudo, ou nada! Essa não previsibilidade real do que pode acontecer - apesar de fazermos planos e precisarmos deles sim para dar algum sentido à vida – é uma caixa cheia de surpresas, tanto para o bem quanto para o mal, também.

O que é um verdadeiro alento é a constatação de que depende somente de cada um de nós a forma como nos colocamos diante do inusitado: pensando que ele pode se repetir e desperdiçando-o ou tomando-o na sua mais radical verdade, que é a fugacidade dos instantes e que por isso precisa que os aproveitemos ao máximo. Isso, sim, é uma questão de escolha e ganho pessoal!

Fonte: MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Pedófilos devem ser castrados?

A Polônia aprovou no dia 25 deste mês uma nova lei, que permite a castração química de pedófilos em alguns casos.

A decisão do governo de direita levantou críticas por parte de grupos de direitos humanos no país.

A lei estabelece que pedófilos condenados pelo estupro de crianças menores de 15 anos ou de algum parente terão que passar pela terapia química ao sair da prisão. Em declaração, o governo da Polônia afirmou que a decisão pretende melhorar a saúde mental do condenado e diminuir a sua libido, e assim “diminuir o risco de outro crime ser cometido pela mesma pessoa”.

O primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, afirmou em 2008 que queria que a castração química fosse obrigatória para pedófilos, e também disse esses criminosos não devem ser considerados humanos, e por isso, “os direitos humanos não deveriam interferir nestes casos”. A afirmação enfureceu grupos de direitos humanos, mas Tusk nunca se retratou pela afirmação.

Piotr Kladoczny, da Fundação de Direitos Humanos de Helsinki, afirma que tornar a castração química um tratamento obrigatório levanta dúvidas quanto à necessidade dela em todos os casos. “Se a pessoa é sã, podemos puni-la. Se ela é doente mental, tentamos curá-la, é assim que a lei polonesa funciona”, afirma Kladoczny. “Esta nova lei introduz as duas abordagens para todas as pessoas”, completa.

O projeto de lei ainda prevê maior tempo de prisão para condenados por estupro e incesto e ainda precisa de aprovação do parlamento Polonês, mas não deve encontrar resistência.

E você concorda com esta lei?

Fonte: hyperscience

Leia Mais ►

29 de setembro de 2009

Census of Marine Life – Um censo nas profundezas do Atlântico

O programa mundial de Censo da Vida Marinha (Census of Marine Life), que consiste no levantamento da biodiversidade das regiões de cordilheiras de montanhas submarinas no Oceano Atlântico Sul, por meio do programa Mar-Eco Atlântico Sul, já tem data para iniciar suas pesquisas de campo.

No mês de outubro pesquisadores brasileiros, uruguaios, sul-africanos e russos embarcam no navio oceanográfico russo Akademik Yoffe, do Instituto Shirshov de Oceanologia, para a primeira viagem de estudos sobre a biodiversidade profunda da cordilheira meso-oceânica do Atlântico Sul.

A expedição, capitaneada, no hemisfério sul, pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), de Santa Catarina, inicia no dia 26 de outubro em Las Palmas, Gran Canária, na Espanha, encerrando no dia 2 de dezembro na Cidade do Cabo, África do Sul.

Nos cerca de 4,3 mil quilômetros de percurso da embarcação, dados físico-químicos, peixes, microorganismos e invertebrados associados ao fundo do mar serão amostrados em dez estações de coleta dispostas ao longo da cordilheira, em profundidades que variam de mil a três mil metros.

Na ocasião também serão registrados dados contínuos sobre os mamíferos marinhos como baleias e golfinhos habitantes das áreas oceânicas.

O projeto é uma continuidade de estudos realizados no Atlântico Norte e conta com a participação de cientistas de 16 instituições do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, África do Sul, Namíbia, Nova Zelândia e Noruega.

“Trata-se de uma iniciativa inédita para o Atlântico Sul e consiste no levantamento da biodiversidade e da distribuição de organismos dos ecossistemas profundos associados às estruturas geológicas da cadeia de montanhas meso-oceânicas”, diz José Angel Alvarez Perez, pesquisador do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar/Univali), e coordenador do programa.

Essas cadeias de montanhas se estendem por 14 mil quilômetros, de norte a sul, e se elevam a dois mil metros de altura do assoalho oceânico no centro do Atlântico.

“Além de exercer forte influência nos padrões de circulação e na distribuição da vida marinha, esta cadeia de montanhas submersas constitui uma das feições mais proeminentes e menos conhecidas do fundo oceânico”, explica Angel.

Ele diz, ainda, que os objetivos da pesquisa levam em conta a necessidade de suprir a escassez de conhecimento da biodiversidade de águas profundas, ou seja, do que existe submerso no centro do Atlântico Sul:

“Este conhecimento é importante uma vez que as áreas costeiras são mais antigas e podem servir como fontes de espécies colonizadoras para os habitats recentemente formados pela separação das placas tectônicas que ocorrem continuamente nestas cadeias de montanhas”, relaciona o pesquisador.

Angel destaca que algumas estruturas geológicas associadas à cadeia central não existem no Atlântico Norte: “São cadeias de montanhas perpendiculares que ligam o centro do oceano até a costa, tanto no litoral brasileiro, no Rio Grande do Sul, como na costa da África, e que podem ter importante papel na dispersão da vida marinha profunda”, diz.

Outro ponto importante, segundo o pesquisador, é o fato do Atlântico Sul ser o último oceano a surgir na separação dos continentes conectando esse oceano a outros três já existentes: o Índico, o Antártico e o Pacífico. A pesquisa vai tentar apontar como essa conexão tem afetado a biodiversidade profunda do Atlântico e dos oceanos vizinhos.

Mais informações: (47) 3341-7714, com José Angel Alvarez Perez, coordenador do Grupo de Estudos Pesqueiros, do CTTMar/Univali.

Fonte: Wagner Mezoni/Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional/Univali

Leia Mais ►

Nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau dia 29/09/2009 as 15 horas

O nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau segue baixando, as 15 horas de hoje(29/09/2009), a medição registrou 7,32 metros.

Fonte: Defesa Civil de Blumenau

Leia Mais ►

Nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau segue baixando

O nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau segue baixando, ao meio-dia, a medição registrou 7,60 metros.

Segundo a Defesa Civil o nível deve baixar gradativa e lentamente durante os próximos dias, se a chuva não retornar com intensidade.

Previsão do Tempo

Terça-feira (29/09): O tempo permanece instável com nebulosidade e condições de chuva fraca em SC. Temperatura mais baixa devido a influência de uma massa de ar frio.

Tendência para os próximos dias:

Quarta-feira (30/09): A massa de ar seco e frio mantém o tempo estável com aberturas de sol no Oeste e Meio-Oeste, com chance de pancadas isoladas de chuva na tarde e noite. Do Planalto ao Litoral, nebulosidade variável com chuva fraca e isolada. Temperatura baixa no Meio-Oeste e Planalto ao amanhecer e em elevação durante o dia. Vento de nordeste a sudeste, moderado com rajadas.

Quinta e sexta-feira (01 e 02/10): Uma nova frente fria passa por SC provocando pancadas de chuva com risco de temporal, especialmente a partir da noite de quinta-feira. Temperatura estável. Vento de noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Fonte: EPAGRI/CIRAM

Leia Mais ►

Ciclismo: Exercícios mal-conduzidos podem causar problemas ortopédicos

A prática regular do ciclismo é um excelente exercício já que na pedalada os impactos com o solo são amenizados durante o deslocamento.

Além disso, permite movimentos suaves nas articulações dos joelhos, reforça a musculatura das pernas e coxas e cada um pode impor o seu ritmo.

No entanto, apesar das vantagens da prática, o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, adverte que bicicletas mal projetadas e exercícios mal-conduzidos podem causar problemas ortopédicos, como dores nas costas, nos joelhos e nas panturrilhas.

“É comum, por exemplo, os ciclistas apresentarem dores na articulação em razão da sobrecarga nos joelhos provocadas por músculos posteriores das pernas curtos, ergonomia e altura incorreta dos pedais, bancos e guidões”. O tipo de terreno e tempo do exercício também interferem e sem falar no condicionamento físico do praticante.

Reichmann orienta que a posição correta do banco é a intermediária, não muito alto e nem muito baixo. Se ficar muito alto fica difícil passar o momento de força para realizar a tração. Se ficar muito baixo provoca sobrecarga na articulação fêmuro-patelar do joelho que pode provocar tendinites e dor.

A posição correta do guidom na bicicleta de passeio é aquela que permite uma leve inclinação anterior da coluna vertebral e braços em extensão quase completa. Quanto aos pedais, o importante é haver triangulação adequada entre eles, o banco e o guidom. O curso dos pedais não deve ser muito longo.

O médico explica que “dependendo de seu condicionamento físico, o ciclista pode pedalar horas a fio sendo necessário apenas repor líquidos e eletrólitos de tempo em tempo, nunca esquecendo do alongamento prévio e após a prática desportiva”.

Com relação a infância, Joaquim Reichmann destaca que pedalar não causa disfunção nas pernas da criança, tipo valgismo etc, mas, ao contrário, ajuda muito no desenvolvimento do equilíbrio, coordenação e propriocepção, a sensibilidade da articulação.


Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Nível do Rio Itajaí-Açú em Blumenau deve baixar gradativamente

De acordo com a última medição feita no Centro de Blumenau, o nível do Rio Itajaí-Açu está em 7,90 metros às 7h desta terça-feira(29/09/2009).

De acordo com a Defesa Civil, O nível mais alto foi registrado às 4h e 5h, com 8,06 metros. O nível deve baixar gradativamente durante o dia, previsão que pode ser revista se a chuva voltar à região.

Em Rio do Sul depois de chegar a 8,55 metros às 21h de segunda-feira, o nível do Rio Itajaí-Açu começou a baixar. Às 4h desta terça=feira o nível já era de 8,32 metros.

Fonte: Defesa Civil de Blumenau

Leia Mais ►

28 de setembro de 2009

Nível do Rio Itajaí-Açú em Blumenau deve estabilizar as 22 horas

De acordo com a última medição feita no Centro de Blumenau, o nível do Rio Itajaí-Açu chegou a 7,68 metros às 21h desta segunda-feira(28/09/2009)

A Defesa Civil de Blumenau prevê que o nível do Rio Itajaí-Açu chegue a 7,8 metros às 22h de hoje e então estabilize. Segundo o diretor de operações do órgão, Telmo Duarte, se não chover com intensidade nas próximas horas, a tendência é que o nível comece a baixar ainda durante a madrugada.

Fonte: Defesa Civil de Blumenau

Leia Mais ►

Nível do Rio Itajaí-Açú em Blumenau as 16 horas

A última medição do nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau, às 16h, apontou 6,96 metros, segundo a Defesa Civil, podendo chegar aos 7,80 metros às 22h, se não chover mais, caso contrário, haverá alteração na previsão de nível. Neste momento não chove em Blumenau.

Fonte: Defesa Civil de Blumenau

Leia Mais ►

Desejo sexual: Será que sou anormal?

O desejo de fazer sexo pode ser tomado por muitos como algo totalmente irracional e instintivo.

Pessoas que aparentemente não sentem vontade de fazer sexo se perguntam: por que eu não sinto vontade? Será que sou anormal? Quando a vontade vai aparecer? Isso é fruto do pensamento que o sexo é igual para todos e isso não é verdade.


Somos animais superiores na escala evolutiva. Realmente, a vontade é algo que aparece instintivamente (coordenada pelas variações hormonais, idade e etc), porém, nossas emoções podem regular sua exteriorização. Fazer sexo é algo modulado por nossa sexualidade, ou seja, o desejo instintivo de se relacionar intimamente com outra pessoa passa pelo crivo de cada indivíduo, sendo este formado por princípios morais, sociais, educacionais e religiosos que começam a interferir na atitude da pessoa.


Tal força moduladora é tão presente que a vontade irracional instintiva pode ser bloqueada em local inconsciente, nunca atingindo o consciente. Essas pessoas sentem desejo, porém não sabem e isso gera sintomas (depressão, angústia, ansiedade entre outros).


Comumente os pacientes procuram um médico na esperança de obter um diagnóstico preciso de seu problema. O desequilíbrio hormonal é a principal “saída” que os pacientes querem ouvir. Essa seria uma maneira de “resolver” um problema usando o diagnóstico como consolo; “afinal não é culpa minha, é do meu corpo”.


Infelizmente os distúrbios hormonais constituem a menor parte desse problema e muitas vezes é conseqüência dele. A novidade é que as pessoas têm de tomar consciência que são corpo e mente e que o médico é um facilitador no processo terapêutico. A participação do paciente é o principal para sua melhora, pois não dá para “terceirizar” o tratamento, tem que participar.


O desejo sexual hipoativo (frigidez), é muito mais incidente na mulher. Elas fogem das situações em que o sexo é provável, evitam demonstrar sua sensualidade atingindo sobrepeso, não cuidando de sua aparência, inventam dores e desentendimentos angustiantes do cotidiano para postergar uma situação erótica.


Isso é altamente explicável pela maneira repressora que são criadas. Para a grande maioria sexo sempre foi proibido desde de criança. Não houve uma educação sexual a favor do conhecimento do seu corpo, do corpo do parceiro e aprendizado de como tudo isso poderia lhe proporcionar prazer. A mulher tem desejo, porém reprimido.

Fonte: Site Médico

Leia Mais ►

Nível do Rio Itajaí-Açú em Blumenau as 15 horas

A última medição do nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau, às 15h, apontou 6,68 metros, segundo a Defesa Civil, podendo chegar aos 7,80 metros às 22h, se não chover mais, caso contrário, haverá alteração na previsão de nível.

Fonte: Defesa Civil de Blumenau

Leia Mais ►

Nível do Rio Itajaí-Açú chega a 5,86 metros em Blumenau

Aulas podem ser suspensas hoje a tarde. Em Rio do Sul já tem ruas alagadas.

A Defesa Civil de Blumenau está em estado de atenção com o nível do Rio Itajaí-Açú a 5 metros e 86 centímetros, às 12h desta segunda-feira, dia 28/09/2009.

A previsão é de que, às 15h, o nível do rio chegue a 07 metros. O diretor da Defesa Civil, Telmo Duarte adianta que está sendo feito monitoramento constante do nível do rio. A medição será atualizada de hora em hora e disponibilizada no site da prefeitura www.blumenau.sc.gov.br  - na página inicial.

A previsão da Defesa Civil de Blumenau é que a chuva continue durante todo o dia, podendo somar 50 milímetros até o final da tarde. O acumulado das últimas 48 horas é de 80,5 milímetros, o que corresponde a mais da metade do esperado para todo mês de setembro.

Aulas à tarde serão definidas no fim da manhã

A prefeitura de Blumenau e a Secretaria Estadual de Educação decidirão sobre a manutenção das aulas no período da tarde desta segunda-feira no final da manhã. A princípio, não houve nenhuma ocorrência nas escolas municipais ou estaduais. No início da tarde, será tomada uma decisão conjunta.

Defesa Civil de Rio do Sul retira famílias

As famílias do Jardim Alecsander e do Bairro Taboão, em Rio do Sul, começaram a ser retiradas das casas, pois já há pontos de alagamentos nas áreas baixas daqueles locais. Ainda não foi registrado nenhum deslizamento na cidade.

O trevo do novo elevado está alagado e foi interditado. A Guarde de Trânsito está no local orientando o tráfego. A SC-302, que liga Rio do Sul a Aurora, está interditada. O Rio Itajaí do Sul, que deságua no Itajaí-Açu, transbordou e já acumula mais de um metro de água na pista. A Polícia Militar Rodoviária pede aos motoristas que não utilizem a rodovia. Não há previsão de liberação da pista, pois chove forte no Alto Vale.

Leia Mais ►

71ª Festa das Flores elegeu sua Rainha

Num espetáculo de muito glamour, beleza e emoção, a 71ª Festa das Flores elegeu suas representantes oficiais, na noite de sábado (26/09).

Heloísa Gonçalves Martins é a nova rainha; Danieli Trainotti, a primeira princesa; e Soraya Francine Ferreira, a segunda princesa da mais tradicional festa de Joinville.

O concurso antecedeu o Opa Fest, baile organizado para resgatar os tradicionais bailes drainhadasflorese chope em Joinville. O evento reuniu milhares de pessoas no pavilhão Nilson Bender, na Expoville, também animado pelas marchinhas germânicas da Banda Cavalinho, que logo após a coroação, iniciou um show repleto de alegrias e brincadeiras com o público.

Durante o período de um ano, as eleitas terão missões pra lá de especiais. "Elas divulgarão a Festa das Flores e a Ajao, dentro e fora do município, além do mais, apresentarão Joinville como destino turístico em outras localidades", argumenta Maria Ivonete Peixer da Silva, presidente da Promotur, entidade organizadora do concurso de rainha e da Festa das Flores.
 

O reinado das novas representantes da Festa das Flores já começou com bastante trabalho. Na manhã seguinte ao concurso, neste domingo (27), tiveram seu primeiro compromisso oficial. Elas representaram a cidade na 9º Oktobertanz, em São Pedro de Alcântara (SC).

Maria Ivonete destaca que a participação das representantes da Festa das Flores na Oktobertanz foi muito importante. Ela conta que São Pedro de Alcântara é a cidade considerada a primeira colônia alemã do Estado e o tema central da 71ª Festa das Flores de Joinville são os 180 anos de imigração alemã em Santa Catarina.


O prefeito Carlito Merss comemora o sucesso do concurso de rainha. "Vamos resgatar definitivamente o amor do joinvilense pela Festa das Flores, que será, a partir de 2009, a grande Festa de Joinville". Acompanhado da presidente da Promotur, eles garantem grandes novidades para o lançamento da programação da Festa das Flores 2009, marcado para o próximo dia 15 de outubro. "As novidades são muitas. Além das maravilhas que as orquídeas tradicionalmente nos reservam, teremos na Festa das Flores 2009 muitas novidades, como shows nacionais, gastronomia típica e café colonial", adianta Maria Ivonete. "A Prefeitura está investindo bastante, a nossa cidade merece", finaliza o prefeito.

Organizado pela Promotur e a Ajao (Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas), com o apoio da Fundação Cultural, Conurb, Fundação 25 de Julho e Fundema, em 2009, a Festa das Flores de Joinville acontecerá entre os dias 17 e 22 de novembro, no Complexo Expoville.

Fonte e foto: Prefeitura Municipal de Joinville

Texto de: Fernanda Thiesen, assessora de imprensa da Promotur

Leia Mais ►

27 de setembro de 2009

Direitos do consumidor e dano moral

Publicidade enganosa e ausência de preço em produtos. Essas são as causas mais freqüentes de queixas dos consumidores.

Defesa do consumidor e danos morais foram temas do Simpósio Jurídico Regional que a CDL Chapecó e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina promoveram nesta semana, em Chapecó, reunindo assessores jurídicos e lojistas.

“Os ilícitos penais no direito do consumidor” foram objeto de palestra do advogado Rodrigo Titericz, assessor jurídico da FCDL/SC com base no Código de Defesa do Consumidor (lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990) que trata das relações de consumo nas esferas civil, administrativa e penal .

O Código de Defesa do Consumidor tipifica onze crimes contra as relações de consumo e, praticamente todos os tipos penais estão, direta ou indiretamente, relacionados com a informação do consumidor. O CDC estabelece os seguintes crimes, com as respectivas penalidades e conceituações: colocação no mercado de produtos ou serviços impróprios, omissão de dizeres ou sinais ostensivos, omissão na comunicação às autoridades, execução de serviços perigosos, abusos na publicidade, emprego de peças e componentes de reposição usados, meios vexatórios para cobrança de dívidas, impedimento de acesso a banco de dados, omissão na correção de dados incorretos e omissão na entrega de termos de garantia.

“Dano moral: reconhecimento e quantificação” foi tema da palestra do juiz de direito da Comarca de Chapecó, Marcelo Pons Meirelles. O magistrado conceituou que danos morais são aqueles que acabam por abalar a honra, a boa-fé subjetiva ou a dignidade das pessoas físicas ou jurídicas. A caracterização da ocorrência dos danos morais depende da prova do nexo de causalidade entre o fato gerador do dano e suas conseqüências nocivas à moral do ofendido.

Meirelles observou que não há regra para fixar a quantia financeira da condenação daquele que deu causa ao dano moral, dependendo sempre da avaliação do juiz em face das provas juntadas aos autos, da extensão da ofensa e das condições econômicas do réu. A Justiça brasileira não está mais fixando grandes valores indenizatórios, como ocorria no passado. Os casos mais frequentes são das companhias telefônicas e para esses, sim, em razão da reincidência, poderão voltar as grandes condenações pecuniárias.

O assessor jurídico da CDL Chapecó, Rudimar Bortolotto, destaca que o Código de Defesa do Consumidor visa a assegurar a integridade física, o decoro, a dignidade e o patrimônio do público-alvo, potencialmente considerado consumidor. Tendo a consciência dessa situação,  o Código busca assegurar a tutela administrativa, civil e penal dos consumidores, dada a gravidade e extensão de resultados que as transgressões provocam.

Em decorrência desse contexto é importante eventos dessa natureza para conscientizar o lojista e prevenir práticas irregulares sob a ótica da legislação consumerista.

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

26 de setembro de 2009

Telas de galinheiro e futebol na TV

Será que telas de galinheiro têm algo a ver com jogos de futebol na TV? Leia este artigo e fique sabendo.

Quatro meses depois de inaugurada a TV Tupi de São Paulo, vai ao ar a TV Tupi do Rio de Janeiro em 20/01/1951. Nessa primeira fase, seus estúdios funcionavam no 4º andar do Edifício Associado. O primeiro diretor da estação é o radialista José Mauro, que antes dirigia as Rádios Associadas cariocas. A programação vai desde o telejornal criado por Luís Jatobá, até Espetáculos Tonelux, com Virgínia Lane, Fantasia, um programa infantil e o O Céu é o Limite, a grande sensação da época, apresentado por Jota Silvestre.

Um dos feitos mais incríveis da TV Tupi foi a transmissão do jogo de futebol entre os selecionados do Brasil e Itália, realizado em 1956, do Maracanã para São Paulo. O técnico da Tupi, Reinaldo Paim, resolveu fazer uma experiência: instalou antenas feitas de tela de galinheiro em Ilhabela e Itapeva e começou a transmissão. O improviso funcionou e os telespectadores paulistas assistiram, pela primeira vez, a um jogo no Maracanã, em transmissão direta.

O feito impressionou alguns técnicos de televisão americanos, que eles chamaram a experiência de O Voo do Besouro, porque o besouro, segundo a aerodinâmica, não teria condições de voar, mas voa.

Fonte de pesquisa: Nosso Século, Abril Cultural, 1980.

Leia Mais ►

As dez coisas que eu detesto!

Recebi este desafio do amigo Alexandre Brendim, do Blog JJ Cabeleireiros. È um dos melhores blogs que eu conheço e recomendo que você faça uma visita. Vale a pena. Como fez o Alexandre, na sequência passo o desafio a mais dez amigos, quem já tiver recebido, pode desconsiderar e quem não quiser fazer não é obrigado. Então vamos a lista:

1) Falsidade

Muitas pessoas usam da falsidade para levar vantagens, obter lucros, ascensão social, desmoralizar outras pessoas, etc. Para mim este é pior lado do ser humano e me deixa muito irritado.

2) Desperdicio

Qualquer desperdicio me deixa irritado. Dentre os que mais me irritam está o desperdicio de comida. Sabem aquelas pessoas que enchem o prato e depois deixam a metade da comida nele? Tenho vontade de enfiar tudo na goela dessas pessoas.

3) Falta de respeito

Uma das coisas que mais acontecem hoje em dia é falta de respeito. Não é só a falta de respeito de pessoa para pessoa. Mas somos constantemente desrespeitados em quase tudo. Como eleitores, cidadãos, consumidores e em muitas situações. isto me deixa muito triste e irritado.

4) Café Doce

Há mais de 30 anos abandonei o açucar e não me acostumei com o adoçante, portanto meu café é amargo. Mas tem lugares que ainda nos servem café já adoçados. Adoro café mas, com açúcar, detesto.

5)  Mau Humor

A vida é bela e curta. Então vamos sorrir. O mau humor deixa a pessoa para baixo e irritada, não vale a pena. Quando encontro alguém mau humorado procuro tentar levantar o astral da pessoa.

6) Maltrato

Tanto faz se com pessoas ou com animais. Sou da opinião que devemos ajudar e proporcionar o bem estar tanto para as pessoas como para com os animais. Assim vivemos em paz com nós mesmo.

7) Dirigir com chuva

Principalmente ser for a noite e em rodovias. Só faço se for necessário.

8) Cerveja quente

Gosto de tomar uma cervejinha, mas tem que estar geladinha e com colarinho.

9) Atraso

Procuro sempre ser pontual. Se alguma coisa me impedir sempre aviso antes que vou me atrasar. Por isto detesto esperar.

10) Fanáticos

Detesto qualquer tipo de fanático. Seja no futebol, religião, política, etc. Acho o fanático uma pessoa perigosa para a sociedade.

Bom, são estas as dez coisas que mais detesto.

Lanço o desafio para os seguintes amigos:

João Ananias do Blog do Ananias

Bianco Garniz do Como Fazer Web

Sonia Regly do Compartilhando as Letras

João Adelino Monteiro do Tudo Grátis

Fabricio Marques do Vestibulando Web

Michelle Carvalho do Blog da Mimi

Roberto Maia do Ti-Rinhas

Dalete do Blogueiras Compulsivas

Roberta do Agulha e Tricot

Principe Encantado do Mensagens Para Nós Dois

Leia Mais ►

25 de setembro de 2009

Mulher tenta anular casamento devido ao tamanho do membro do marido

Poucos dias depois do novo casamento, a bela viúva da fronteira pediu para anular o matrimônio, alegando "erro essencial".


A petição inicial alegava que "o membro viril do marido, além do tamanho descomunal, possui na ponta uma verruga que - segundo avaliação inicial do ginecologista da peticionária, pode até causar câncer uterino". O juiz da causa mandou citar e -  após a contestação - examinar o réu.


O perito médico apôs uma observação instigante: "nas três vezes em que examinei o paciente, o mesmo não conseguiu a ereção, o que é admissível acontecer, em virtude da constrangedora situação". O louvado também colocou-se "à disposição do MM. Juízo para outros esclarecimentos", ressalvando porém que ele próprio "não faria qualquer medição ou apalpação, limitando-se a uma observação visual".


Ante o impasse, o magistrado ´tocou a bola´ para o Ministério Público. O promotor pediu, então, "a designação de audiência especial, nela comparecendo as partes, o perito, o escrivão (este não podendo ser substituído por servidora do sexo feminino), a fim de que o polêmico membro seja exibido em Juízo, para medição e verificação".


O juiz - aliás, recentemente aposentado como desembargador e que guarda cópias amarelecidas das peças dos anos 70 - concordou com o pedido, designando data para a solenidade, mas explicitou uma clara ressalva que correspondia a um encargo: "desde que o ilustre representante do Ministério Público proceda, ele próprio à medição, ou sugira pessoa disposta a aceitar o encargo da medição".


Meia dúzia de dias antes da audiência, a senhora desistiu da causa e - ao que se sabe - continuaria casada. Talvez porque já tivesse se acostumado.

Fonte: Espaço Vital

Leia Mais ►

Vídeo: A Garota do Frank

Depois da Garota do Obama agora quem faz sucesso no Youtube é a Garota do Frank.

Uma estudante de direito de 22 anos em Berlim criou sua homenagem a Frank-Walter Steinmeier, do Partido Social Democrata (SPD), 53 anos, vice-chanceler e ministro das Relações Exteriores.

Com música ao fundo, a moça aparece dançando em vários locais da cidade e beijando imagens de Frank-Walter. No próximo domingo haverá eleições legislativas na Alemanha.

Leia Mais ►

24 de setembro de 2009

TV anuncia o primeiro reality show religioso do mundo

Um pequeno canal de TV da Turquia, o Kanal T, ganhou as páginas dos jornais ao anunciar o início, no término das férias do verão europeu, no final de setembro, do primeiro reality show religioso do mundo.

Um padre católico, um reverendo ortodoxo, um imã muçulmano, um rabino judeu e um monge budista tentarão converter para as suas fileiras um dos dez participantes leigos do programa. Vencerá aquele que mostrar ter-se convertido a um dos cinco credos, e ganhará como prêmio uma peregrinação para local de referência da fé encontrada.

O convertido será acompanhado a Jerusalém pelo rabino, ou irá ao Vaticano junto com o padre católico, ao Tibete, na companhia do monge budista, a Meca, com o imã, ou a Éfeso, acompanhado do reverendo ortodoxo.

Com esse concurso, telespectadores vão encontrar a paz, entende a direção da TV. “Daremos a vocês o maior prêmio do mundo: a fé em Deus”, promete o vice-diretor do Kanal T, Ahmet Ozdemir, em entrevista ao jornal italiano La Repubblica. O nome do programa é “Tobvekarlar Yarisiyor” – Peregrinos em Disputa.

A controvérsia gerada pelo anúncio do programa chegou até o governo. O órgão religioso do Estado recusou-se a autorizar seus imãs a aceitar o convite de participar do programa, considerado “um deboche”.

E você o que acha?

Fonte: ALC

Leia Mais ►

Empreendedor Individual: Veja as atividades autorizadas a se formalizar

Veja, aqui, as 288 ocupações que estão entre as atividades autorizadas a se formalizar.

Está publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (23/09) a Resolução nº 67 do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) que amplia a relação de ocupações que podem ser registradas como Empreendedor Individual. Na relação há 288 ocupações. Essa resolução também retira a autorização de registro para atividades consideradas típicas de serviços pessoais para pessoas físicas como de serviço doméstico, de diarista e de baby siter.


Conforme o secretário-executivo do Comitê, Silas Santiago, as 288 ocupações que integram a lista já estavam autorizadas a se registrar como Empreendedor Individual porque estão dentro das atividades integrantes do Código Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) que podem se formalizar dessa maneira. O que o Comitê fez foi deixar o tipo de ocupação mais clara, para facilitar o entendimento.

Isso foi necessário, explicou, porque como cada registro de identificação no CNAE pode conter mais de uma atividade, muitos empreendedores estavam com dificuldades de ver o enquadramento da sua ocupação dentro desse mecanismo. “Muitas pessoas não estavam conseguindo identificar a sua ocupação na relação de atividades econômicas permitidas. O que o Comitê fez foi explicitar as ocupações abrangidas por cada CNAE autorizado”, reforçou.

A única entrada de novas atividades contempladas na figura jurídica do Empreendedor Individual foi a autorizada pela Resolução nº 64, publicada no Diário Oficial da União do dia 21 de agosto, permitindo o registro de atividades de produção teatral e de produção musical.


Sobre a retirada da autorização para o registro de ocupações relativas a serviços pessoais a pessoas físicas, Silas Santiago esclareceu que o objetivo é evitar dúvidas em relação ao vínculo empregatício desses profissionais. Além disso, explicou, o Empreendedor Individual não é vantajoso para eles, já que não precisam recolher ISS e podem recolher normalmente os 11% do seu INSS.

Confira a relação completa

Acabador de calçados
Adestrador de cães de guarda
Agente de correio franqueado
Agente de viagens
Agente funerário
Agente matrimonial
Antiquário
Aplicador agrícola
Apurador, coletor e fornecedor de recortes de matérias publicadas em jornais e revistas
Armador de ferragens na construção civil
Arquivista de documentos
Artesão de bijuterias
Artesão em louças, vidro e cristal
Baleiro
Boiadeiro/vaqueiro
Bolacheiro/Biscoiteiro
Caçador
Cantor/Músico independente
Carpinteiro
Instalador
Chocolateiro
Clicherista
Coletor de resíduos perigosos
Colhedor de castanha-do-pará
Colhedor de palmito
Colhedor de produtos não madeireiros
Comerciante de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
Comerciante de artigos de armarinho
Comerciante de artigos de caça, pesca e camping
Comerciante de artigos de cama, mesa e banho
Comerciante de artigos de colchoaria
Comerciante de artigos de cutelaria
Comerciante de artigos de iluminação
Comerciante de artigos de joalheria
Comerciante de artigos de óptica
Comerciante de artigos de relojoaria
Comerciante de artigos de tapeçaria, cortinas e persianas
Comerciante de artigos de viagem
Comerciante de artigos do vestuário e acessórios
Comerciante de artigos eróticos
Comerciante de artigos esportivos
Comerciante de artigos fotográficos e para filmagem
Comerciante de artigos funerários
Comerciante de artigos médicos e ortopédicos
Comerciante de artigos para habitação
Comerciante de artigos usados
Comerciante de bebidas
Comerciante de bicicletas e triciclos; peças e acessórios
Comerciante de brinquedos e artigos recreativos
Comerciante de cal, areia, pedra britada, tijolos e telhas
Comerciante de calçados
Comerciante de discos, CDs, DVDs e fitas
Comerciante de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
Comerciante de embalagens
Comerciante de equipamentos de telefonia e comunicação
Comerciante de equipamentos e suprimentos de informática
Comerciante de equipamentos para escritório
Comerciante de extintores de incêndio
Comerciante de ferragens e ferramentas
Comerciante de flores, plantas e frutas artificiais
Comerciante de fogos de artifício
Comerciante de gás liquefeito de petróleo (GLP)
Comerciante de instrumentos musicais e acessórios
Comerciante de lubrificantes
Comerciante de madeira e artefatos
Comerciante de materiais de construção em geral
Comerciante de materiais hidráulicos
Comerciante de material elétrico
Comerciante de medicamentos veterinários
Comerciante de móveis
Comerciante de objetos de arte
Comerciante de peças e acessórios novos para veículos automotores
Comerciante de peças e acessórios para aparelhos eletroeletrônicos para uso doméstico
Comerciante de peças e acessórios para motocicletas e motonetas
Comerciante de peças e acessórios usados para veículos automotores
Comerciante de perucas
Comerciante de plantas e flores naturais
Comerciante de pneumáticos e câmaras-de-ar
Comerciante de produtos de limpeza, inseticidas, raticidas e produtos para piscinas
Comerciante de produtos de panificação
Comerciante de produtos de tabacaria
Comerciante de produtos farmacêuticos homeopáticos
Comerciante de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
Comerciante de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
Comerciante de produtos para festas e natal
Comerciante de produtos religiosos
Comerciante de redes para dormir
Comerciante de sistema de segurança residencial
Comerciante de tecidos
Comerciante de tintas e materiais para pintura
Comerciante de toldos e papel de parede
Comerciante de vidros
Compoteiro
Concreteiro
Cuidador de idosos e enfermos
Cunhador de moedas e medalhas
Distribuidor de água potável em caminhão pipa
Editor de jornais
Editor de lista de dados e de outras informações
Editor de livros
Editor de revistas
Eletricista em residências e estabelecimentos comerciais
Encadernador/Plastificador
Entregador de malotes
Envasador e empacotador
Fabricante de absorventes higiênicos
Fabricante de Açúcar Mascavo
Fabricante de águas naturais
Fabricante de alimentos prontos congelados
Fabricante de Amido e Féculas de Vegetais
Fabricante de artefatos de funilaria
Fabricante de artefatos estampados de metal
Fabricante de artefatos para pesca e esporte
Fabricante de artefatos têxteis para uso doméstico
Fabricante de artigos de cutelaria
Fabricante de aviamentos para costura
Fabricante de balas, confeitos e frutas cristalizadas
Fabricante de bolsas/bolseiro
Fabricante de brinquedos não eletrônicos
Fabricante de calçados de borracha, madeira e tecidos e fibras
Fabricante de calçados de couro
Fabricante de chá
Fabricante de cintos/cinteiro
Fabricante de conservas de frutas
Fabricante de conservas de legumes e outros vegetais
Fabricante de desinfetantes
Fabricante de embalagens de cartolina e papel-cartão
Fabricante de embalagens de madeira
Fabricante de embalagens de papel
Fabricante de especiarias
Fabricante de esquadrias metálicas
Fabricante de fios de algodão
Fabricante de fios de linho, rami, juta, seda e lã
Fabricante de fumo e derivados do fumo
Fabricante de geléia de mocotó
Fabricante de gelo comum
Fabricante de guarda-chuvas e similares
Fabricante de guardanapos e copos de papel
Fabricante de instrumentos musicais
Fabricante de jogos recreativos
Fabricante de Laticínios
Fabricante de letreiros, placas e painéis não luminosos
Fabricante de luminárias e outros equipamentos de iluminação
Fabricante de malas
Fabricante de massas alimentícias
Fabricante de meias
Fabricante de mochilas e carteiras
Fabricante de painéis e letreiros luminosos
Fabricante de pão de queijo congelado
Fabricante de papel
Fabricante de partes de peças do vestuário – facção
Fabricante de partes de roupas íntimas – facção
Fabricante de partes de roupas profissionais – facção
Fabricante de partes para calçados
Fabricante de produtos de polimento
Fabricante de produtos de soja
Fabricante de produtos de tecido não tecido para uso odonto-médico-hospitalar
Fabricante de produtos derivados de carne
Fabricante de Produtos Derivados do Arroz
Fabricante de Rapadura e Melaço
Fabricante de refrescos, xaropes e pós para refrescos
Fabricante de roupas íntimas
Fabricante de sabões e detergentes sintéticos
Fabricante de sucos de frutas, hortaliças e legumes
Farinheiro de Mandioca
Farinheiro de Milho
Filmador
Fornecedor de alimentos preparados para empresas
Fotógrafo aéreo
Fotógrafo submarino
Gravador de carimbos
Guardador de móveis
Humorista
Instalador de equipamentos para orientação à navegação marítima, fluvial e lacustre
Instalador de isolantes acústicos e de vibração
Instalador de isolantes térmicos
Instalador de máquinas e equipamentos industriais
Instalador de painéis publicitários
Instalador de sistema de prevenção contra incêndio
Instalador e reparador de acessórios automotivos
Instalador e reparador de elevadores, escadas e esteiras rolantes
Instalador e reparador de sistemas centrais de ar condicionado, de ventilação e
Refrigeração
Instrutor de cursos gerenciais
Instrutor de cursos preparatórios
Lavadeira de roupas profissionais
Lavrador agrícola
Livreiro
Locador de andaimes
Locador de aparelhos de jogos eletrônicos
Locador de equipamentos científicos, médicos e hospitalares, sem operador
Locador de equipamentos recreativos e esportivos
Locador de fitas de vídeo, DVDs e similares
Locador de livros, revistas, plantas e flores
Locador de máquinas e equipamentos agrícolas sem operador
Locador de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes
Locador de máquinas e equipamentos para escritório
Locador de material médico
Locador de móveis, utensílios, instrumentos musicais e aparelhos de uso doméstico e pessoal
Locador de objetos do vestuário, jóias e acessórios
Locador de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados
anteriormente, sem operador
Locador de palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporário, exceto andaimes
Mecânico de motocicletas e motonetas
Moendeiro
Montador de móveis
Montador e instalador de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias
públicas, portos e aeroportos
Moveleiro de móveis metálicos
Operador de marketing direto
Organizador municipal de excursões em veículo próprio
Panfleteiro
Papeleiro
Pastilheiro
Peixeiro
Pescador em água salgada
Pintor de parede
Podador agrícola
Produtor de algas e demais plantas aquáticas
Promotor de turismo local
Promotor de vendas
Proprietário de Albergue não assistencial
Proprietário de camping
Proprietário de cantinas
Proprietário de carro de som para fins publicitários
Proprietário de casa de chá
Proprietário de casa de sucos
Proprietário de casas de festas e eventos
Proprietário de estacionamento de veículos
Proprietário de fliperama
Proprietário de Hospedaria
Proprietário de lanchonete
Proprietário de pensão
Proprietário de Restaurante
Proprietário de sala de acesso à Internet
Proprietário de salão de jogos de sinuca e bilhar
Queijeiro/Manteigueiro
Quitandeiro ambulante
Reciclador de borracha, madeira, papel e vidro
Reciclador de materiais metálicos, exceto alumínio
Reciclador de materiais plásticos
Reciclador de sucatas de alumínio
Reflorestador
Removedor e exumador de cadáver
Reparador de aparelhos e equipamentos para distribuição e controle de energia elétrica
Reparador de balanças industriais e comerciais
Reparador de baterias e acumuladores elétricos, exceto para veículos
Reparador de bicicleta
Reparador de cordas, velames e lonas
Reparador de embarcações para esporte e lazer
Reparador de equipamentos hidráulicos e pneumáticos, exceto válvulas
Reparador de extintor de incêndio
Reparador de filtros industriais
Reparador de geradores, transformadores e motores elétricos
Reparador de máquinas de escrever, calcular e de outros equipamentos não-eletrônicos
para escritório
Reparador de máquinas e aparelhos de refrigeração e ventilação para uso industrial e
Comercial
Reparador de máquinas e aparelhos para a indústria gráfica
Reparador de máquinas e equipamentos para a indústria da madeira
Reparador de máquinas e equipamentos para a indústria têxtil, do vestuário, do couro e calçados
Reparador de máquinas e equipamentos para agricultura e pecuária
Reparador de máquinas e equipamentos para as indústrias de alimentos, bebidas e fumo
Reparador de máquinas motrizes não-elétricas
Reparador de máquinas para bares e lanchonetes
Reparador de máquinas para encadernação
Reparador de máquinas, aparelhos e equipamentos para instalações térmicas
Reparador de tanques, reservatórios metálicos e caldeiras, exceto para veículos
Reparador de tonéis, barris e paletes de madeira
Reparador de tratores agrícolas
Reparador de veículos de tração animal
Restaurador de instrumentos musicais históricos
Restaurador de jogos acionados por moedas
Restaurador de prédios históricos
Retificador de motores para veículos automotores
Revelador de filmes fotográficos
Salineiro/extrator de sal marinho
Salsicheiro/linguiceiro
Sepultador
Serigrafista publicitário
Seringueiro
Tanoeiro
Tecelão de algodão
Técnico de manutenção de computador
Técnico de manutenção de eletrodomésticos
Técnico de manutenção de telefonia
Tintureiro
Transportador aquaviário para passeios turísticos
Transportador de mudanças
Transportador marítimo de carga
Transportador municipal de cargas não perigosas(carreto)
Transportador municipal de travessia por navegação
Transportador municipal hidroviário de cargas
Vidraceiro de edificações

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Leia Mais ►

Seu beijo é salgado?

Conhecida popularmente como a doença do beijo salgado, a fibrose cística não tem cura, mas deve ser tratada para oferecer qualidade de vida e assim uma maior sobrevida.


A Fibrose cística, ou Mucoviscidose, é uma doença hereditária, transmitida geneticamente, que compromete principalmente os sistemas respiratórios e digestivos. Decorrente de uma disfunção das glândulas da secreção exócrina, é caracterizada pela produção de muco mais espesso, que bloqueia as vias respiratórias e também outros órgãos, afeta o pâncreas o fígado entre outros.


A incidência da doença varia de 1 para cada 9.000 nascimentos entre brancos, um indivíduo em cada 25 é portador assintomático do gene. A doença é menos frequente em brancos e asiáticos.A cura ainda não foi descoberta, mas há tratamentos disponíveis que podem oferecer ao paciente mais qualidade de vida.


Hoje, no nosso país, entre os cerca de 3.200 pacientes em acompanhamento, mais de 40% são adultos. Segundo Dr. Paulo Tarso Roth Dalcin, presidente da Comissão de FC (Fibrose Cística) da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Estima-se, no entanto que no Brasil haja aproximadamente 8 mil pacientes com a doença. Esta sobrevida prolongada, em média até os 38 anos de idade, só é possível por meio de um tratamento multidisciplinar, afirma Dr. Paulo.


O diagnóstico precoce na maternidade, nos primeiros anos de vida, por meio do teste do pezinho, é obrigatório desde o ano de 2001, quando o ministério da saúde regulamentou o programa nacional de triagem Neonatal (PNTN), através da portaria GM nº 822.


Mas, hoje ainda muitos estados não cumpriram a lei de incluir a FC entre as doenças a ser detectadas pelo teste. O diagnóstico precoce é importante para que se evite o desperdício dos gastos com os sintomas em doentes que ainda não foi identificada a fibrose cística. Muitas vezes nestes casos a doença permanece por anos sem o correto tratamento, gerando custos ao estado e a família.


Quando não é feito o diagnóstico correto os pacientes vão aos consultórios com problemas respiratórios, como sinusite e pneumonia, apresentam mau funcionamento do pâncreas, eliminam gordura nas fezes, diarreia, desnutrição, perda acentuada de peso e suor mais salgado que o normal.


A sensação de beijar a face de alguém com fibrose cística é de um beijo salgado, procure tratamento!

Fonte: www.saudelazer.com

Leia Mais ►

23 de setembro de 2009

Campanha: Segunda sem Carne

O movimento surgiu nos Estados Unidos, espalhou-se na Austrália e na Grã-Bretanha, incentivando as pessoas a não consumirem carne às segundas-feiras.

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo lançará, no sábado, 3 de outubro, a campanha “Segunda sem Carne”.

A produção de carne é extremamente ineficiente, destacam organizações de saúde pública dos Estados Unidos, e representa uma ameaça aos recursos naturais, à saúde das pessoas e aumenta as emissões de gases que provocam o efeito estufa.

“Não pedimos que você se torne vegetariano nem se transforme em defensor dos direitos dos animais, mas apenas assuma o compromisso de não comer carne uma vez por semana. Nenhuma outra ação é tão simples e poderosa para ajudar o planeta”, diz o texto da campanha nos Estados Unidos.

Estudo da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) mostra que as emissões de gases estufa associada à cadeia de produção de carne representam 18% das emissões totais. O desmatamento para a criação de pastagens, o transporte e o processamento industrial do alimento integram a cadeia produtiva da carne.

Com a quantidade economizada com um dia sem carne cada estadunidense poderia encher a banheira com água cerca de 20 vezes por ano e evitaria o consumo de 44,5 bilhões de litros de gasolina.

A Segunda sem Carne quer incentivar paulistanos a deixarem de consumir o alimento uma vez por semana, levando-os a redescobrir sabores e ampliar o repertório de alimentos.

A campanha terá a parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira, com o apoio do Greenpeace, Instituto Polis, Slow Food São Paulo, Agência de Notícias de Direitos dos Animais e do Instituto Nina Rosa.

E você vai participar?

Fonte: ALC

Leia Mais ►

Motociclistas: vítimas das dores nas costas

Depois das dores lombares, as dores nos ombros também são frequentes nesses profissionais.

Cerca de 50% dos motociclistas da região oeste catarinense sofrem de dores lombares. O aumento no número de motocicletas em circulação também tem elevado a procura destes pacientes pelas clínicas de ortopedia. A constatação é do médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, e tem por base estatística informal do atendimento clínico.

Reichmann adverte que permanecer muito tempo em cima da moto pode provocar dores lombares, especialmente em motociclistas que não estejam em boa forma física ou que mantenham hábitos de posição incorreta sobre a moto. Por isso, o médico orienta uma parada de pelo menos cinco minutos a cada hora para relaxamento e alongamento. “Esse procedimento é vital, especialmente para os motoboys que permanecem durante todo o dia pilotando” alerta.

Depois das dores lombares, as dores nos ombros também são frequentes nesses profissionais. Essa situação decorre, geralmente, dos impactos absorvidos pelo guidom da motocicleta. “Para evitar esse desconforto deve-se fazer exercícios regulares de alongamento”, adverte Reichmann.

Quem utiliza o serviço de moto-táxi com frequência, também está exposto a riscos de complicações e dores nas costas. “O carona da motocicleta não vê os buracos no chão e não pode proteger sua coluna, elevando-se sobre as pernas para aliviar os impactos na coluna vertebral. Portanto, está mais suscetível ao problema e também precisa estar bem alongado”, enfatiza.

As dores na coluna e ombros podem causar também alterações no estado psicológico do motociclista, tornando-o irritado e menos atento. “Sempre que sentir essas alterações, a pessoa deve reavaliar sua condição física, seu alongamento e sua postura para continuar a pilotar”. Joaquim Reichmann lembra que os acidentes com moto geralmente resultam em sérios ferimentos, razão pela qual o motociclista deve estar sempre em boas condições físicas e emocionais para evitá-los.


Fonte: Marcos A. Bedin

MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

22 de setembro de 2009

Roupa Nova na Efapi 2009

Com quase 30 anos de estrada, gravando discos e fazendo arranjos, há 8 anos o Roupa Nova não lançava um disco de músicas inéditas.

O grupo, que estará em Chapecó no dia 15 de outubro, durante a Efapi 2009, começou como Famk’s nos anos 70 e virou Roupa Nova no início dos anos 80. Nos últimos 12 anos, a banda realizou projetos de regravações (“Agora Sim!”, 1999), de homenagem aos compositores mineiros (“Ouro de Minas”, 2001), dois volumes de “Acústico” (2004 e 2006) e um disco natalino (“Natal Todo Dia”, 2007).

Pela primeira vez em muitos anos, em 2008 a banda realizou um EP “4U (Four You)” e o lançou em outubro passado – às vésperas de uma acalentada viagem para Londres. Os seis membros da banda – Serginho, Kiko, Nando, Feghali, Cleberson e Paulinho – resolveram que deveriam fazer daquele momento algo ainda mais especial. E, para quem cresceu no mundo da música idolatrando os Beatles, nada mais emocionante do que gravar no estúdio 2 do complexo de Abbey Road, onde a banda mais trabalhava e que não por acaso é o único que jamais foi reformado.

Na bagagem, além dos instrumentos e de toda parafernália, um repertório definido por 10 canções inéditas, 4 regravações e (claro) uma dos Beatles. E, naturalmente, a equipe da premiada diretora Joana Mazzucchelli, com a incumbência de filmar todos os passos dessa nova empreitada.

Todo o trabalho foi naturalmente registrado para um novo DVD, que sai simultaneamente e ainda oferece uma versão bônus exclusiva de “Lumiar”. O DVD mostra bastidores da gravação das novas faixas no estúdio e também cenas da banda na capital inglesa, ao som das gravações do EP “4U”. No repertório de ambos os produtos, vale destacar as revisitações de “Sonho” (1985), “Lembranças” (1996), “Muito Mais” (1997) e “Correndo Perigo” (1990), que ganhou nova letra e virou “A Cor do Dinheiro”. Além disso, uma versão – com arranjo para octeto de cordas – de “She’s Leaving Home”, de McCartney e Lennon, gravada originalmente pelos Beatles no LP “Sgt. Pepper” de 1967 e agora registrada à capela pelo Roupa Nova no estúdio AIR Lyndhurst Hall, instalado numa igreja centenária há 15 anos por Sir George Martin, o lendário produtor e maestro dos Beatles, considerado por muitos o quinto integrante.

“Roupa Nova em Londres” fecha com a canção “Coração da Terra”, com letra que versa sobre preocupações bem atuais e que, como todas as demais novas músicas, oferecem o que a banda sabe fazer de melhor para sua platéia sempre renovada: música de qualidade e alto astral.

Para assistir Roupa Nova, na Efapi, os valores de ingresso são R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada).

Período da EFAPI 2009: 9 a 18 de outubro de 2009

Local: Parque de Exposições Tancredo Neves, Chapecó (SC)

Promotora: Prefeitura Municipal de Chapecó

Expositores: 650 expositores

Volume de negócios: R$ 110 milhões de reais (10% de incremento)

Público: 500.000 pessoas (11% de crescimento)

Estrutura do parque: área territorial total de 216.000 m2, 52 edificações com área coberta total de 50.000 m2

Edição de 2009: 17ª edição - 42 anos de ininterrupta realização

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Não há tempo para burocracia

Superam 150 milhões de reais os prejuízos materiais causados pelas intempéries na zona rural.

A criação de um fundo estadual de catástrofe e a formação de uma força-tarefa multi-institucional para socorrer os produtores rurais atingidos pelos temporais, tormentas e tornados que assolaram as zonas agrícolas do território catarinense, na semana passada são propostas da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) para mitigar o sofrimento dos atingidos.

As famílias rurais perderam casas, paióis, aviários, criatórios de suínos, estábulos, etc, e a reconstrução dependerá de dois fatores: um, é o dinheiro para investimento; o outro e a questão legal, formal e burocrática, explica o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo. Cada benfeitoria que for reconstruída dependerá de projetos, autorizações e licenciamentos que dependem de órgãos públicos de diversas esferas, como Prefeitura, Fatma, Ibama, CREA, etc. Se forem seguidos os ritos normais, levará meses para o cumprimento das formalidades e, nesse caso, muitos abandonarão o campo. “Não há tempo para a burocracia”.

O Fundo de Catástrofe, nutrido por receitas públicas cuja origem seria definida em lei, é a única alternativa para atender com rapidez e eficiência a população em situações críticas, segundo o vice-presidente da Faesc,Enori Barbieri. Outra medida importante é a autorização especial e excepcional para que os agricultores cortem as milhares de árvores retorcidas pelas tormentas e tornados, sem necessidade de autorização do órgão ambiental.

Os proprietários rurais, de regra, não possuem apólices de seguro e, portanto, amargarão, prejuízos pela perda desses bens.“Patrimônios que exigiram uma vida inteira de trabalho para serem construídos foram destruídos em uma noite”.

Pedrozo mostra que a origem da preocupação está na segurança física e econômica das famílias em mais de 4 mil estabelecimentos rurais: “ou eles recebem apoio ou sairão do campo, provocando uma nova onda de êxodo rural”.

O dirigente observa que técnicos e autoridades visitaram os setores atingidos, mas pouca coisa tem sido efetivamente feita em favor dos flagelados. Realça que desespero e o desânimo tomaram conta do campo, onde a população tem idade média de 50 anos e já acumula muitos revezes – cheias, estiagens, crises de preço no mercado agrícola etc.

O presidente da Faesc entende que um programa emergencial de apoio à reconstrução das benfeitorias destroçadas pelos tornados só terá sucesso com a integração dos organismos públicos de todas as esferas do governo. Nesse sentido, Pedrozo – que também preside o Sebrae em Santa Catarina – anunciou que esse integrante do sistema “S” criará mecanismos de apoio às famílias rurais.

A Faesc constatou que, nos 64 municípios mais atingidos, além das perdas de patrimônio, as famílias rurais perderam a capacidade produtiva e renda. Guaraciaba, Salto Veloso e Santa Cecília e a região do extremo oeste, o oeste e meio-oeste catarinense registram os maiores volumes de perdas. Na área de Xanxerê, as tormentas destroçaram muitas construções, equipamentos e rebanhos em Ipuaçu, Ouro Verde, Abelardo Luz, Bom Jesus e Passos Maia. Essa situação afetará o movimento econômico dos municípios e provocará a redução das receitas tributárias, especialmente o retorno do ICMS.

A produção de leite será afetada porque muitos animais morreram e centenas de propriedades continuam sem energia elétrica e, por conta disso, perderam o resultado das últimas ordenhas.

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

21 de setembro de 2009

Convide seus amigos para a Oktoberfest com o Oktober Cards

O objetivo é que as pessoas se divirtam convidando os colegas para vir a festa de uma forma criativa.

O Parque Vila Germânica lança mais uma novidade para divulgar a 26ª Oktoberfest – de 01 a 18 de outubro - desta vez, utilizando a tecnologia. São cartões virtuais animados - Oktober Cards - que já estão disponíveis no site www.oktobercard.com.br. Basta acessar e realizar o cadastro.

Ao todo são dois modelos de corpinhos animados (masculino e feminino) que podem ser personalizados. Para montar seu card é só colocar uma foto de rosto no local indicado e mandar para seus amigos.


Embora a festa termine dia 18 de outubro, o site do Oktober Card fica no ar até final do ano, iniciando a promoção da festa 2010. A organização da Oktoberfest pretende atingir cerca de 1 milhão de pessoas no mundo inteiro.

Veja também o filme oficial de divulgação da Oktoberfest 2009:

Fonte: Site da Oktoberfest

Leia Mais ►

Saiba se você é um pré-diabético

Este termo é usado para identificar as pessoas que possuem risco potencial de desenvolver o diabetes.

É uma forma ou um estado intermediário entre a normalidade e o diabetes do tipo 2 no adulto. No entanto, sabe-se que nem todos irão deixar a condição de pré-diabético para se tornar um diabético. Mas, por precaução, são considerados em estado de risco para essa progressão.

Existem fatores que são considerados de risco para o desenvolvimento do diabetes. Entre eles estão: o fator da idade (estar acima de 45 anos); o excesso de peso; o sedentarismo; a hipertensão arterial e as alterações nas taxas de colesterol e triglicérides sangüíneos e a história familiar de diabetes .

Isso serve para ambos os sexos. Mulheres que geraram filhos com mais de 4 kg ou que sejam portadoras de Síndrome dos Ovários Policísticos também têm risco aumentado.

Nesses casos, preconiza-se a realização da dosagem de glicemia de jejum ou a realização do teste oral de sobrecarga com glicose, para possível detecção de pré-diabetes ou mesmo diabetes.

A melhor maneira de identificar o pré-diabetes é através da dosagem da glicemia. Sua definição laboratorial dá-se quando a taxa de glicemia de jejum (mínimo de oito horas) encontra-se entre 100 e 125 mg/dl e/ou quando o valor de glicemia na segunda hora do teste de sobrecarga oral à glicose (também chamado de curva glicêmica) está entre 140 e 199 mg/dl (indivíduos classificados também como intolerantes à glicose).

A quantidade de pessoas que evoluem para o diabetes é parecida nos grupos que têm glicemia de jejum alterada e os que apresentam alterações nas taxas de glicemia na segunda hora do teste oral. No mais, apesar de ser raro, outros grupos que não apresentarem essas condições e nem fatores de risco,também podem desenvolver diabetes no futuro.

importante salientar que as pessoas que adquirem novos hábitos no estilo de vida - como a atividade física regular resultando na diminuição de 5 a 7% no peso corporal - ajudam a, no mínimo, retardar o aparecimento do diabetes.

Em grandes estudos realizados com indivíduos com pré-diabetes, tais medidas reduziram a taxa de novos casos em mais de 50% em um período de dois a cinco anos de acompanhamento. Essas mudanças ainda são benéficas para o estado de saúde geral, promovendo menor risco no desenvolvimento de outras doenças, especialmente cardiovasculares.

A busca pela perda de peso pode receber o auxílio de algumas medicações, no entanto, não devemos nos esquecer de que todas essas orientações devem ser realizadas pelo médico, analisando cada situação individualmente.

Ou seja, no geral existem muitas evidências de que o diabetes tipo 2 pode ser prevenido ou ter seu início retardado. Os indivíduos com pré-diabetes podem ser facilmente identificados. Alterações no estilo de vida, especialmente redução moderada do peso e aumento da atividade física são indicadas, além de promoverem efeito positivo adicional na saúde como um todo.

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes

Leia Mais ►

20 de setembro de 2009

Funcionário era obrigado a tirar roupa

O trabalhador que ajuizou a reclamação informou que era obrigado a caminhar, desnudado, de um vestiário, onde deixava as roupas, até outro vestiário, onde vestia o uniforme da empresa.

A Distribuidora Farmacêutica Panarello Ltda., de Recife (PE), foi condenada pela Justiça do Trabalho a pagar indenização por danos morais a um empregado obrigado a se submeter a revistas íntimas quatro vezes por dia. A 6ª Turma do TST não aceitou recurso da empresa, que questionava tanto a condenação quanto o valor da indenização.


De acordo com a inicial da reclamação trabalhista, os empregados que prestavam serviço no depósito da empresa eram obrigados a se desnudarem totalmente, em quatro momentos do dia: na ocasião do ingresso no ambiente de trabalho, no início do expediente; na saída e no retorno das refeições; e no fim da jornada.


O trabalhador que ajuizou a reclamação informou que era obrigado a caminhar, desnudado, de um vestiário, onde deixava as roupas, até outro vestiário, onde vestia o uniforme da empresa. Apesar de ter firmado termo de ajustamento conduta de âmbito nacional com a Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região (PR), visando acabar com tais procedimentos, a Panarello não havia cessado a realização da revista íntima em seus empregados na filial de Recife (PE).

A sentença de primeira instância rejeitou o pedido de danos morais, pois considerou não ter sido demonstrado o malefício causado ao empregado, e entendeu “acertado e sem excesso” o procedimento da empresa, ante a responsabilidade pelo controle dos medicamentos de natureza controlada e com alto preço no mercado.
O TRT da 6ª Região (PE), ao julgar recurso ordinário, reformou a sentença e condenou a empresa por afronta à dignidade do trabalhador.


O acórdão destacou que, embora o comércio de medicamentos requeira atenção, o direito de propriedade da empresa e seu poder diretivo não podem extrapolar os princípios fundamentais da dignidade da pessoa humana, da inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem e aquele segundo o qual ninguém será submetido a tratamento desumano ou degradante, todos previstos na Constituição Federal.


O relator do recurso da empresa no TST, ressaltou que a revista íntima moderada, por si só, não é suficiente para provar o constrangimento ou a violação da intimidade. Mas, no caso em análise, ficou expressamente comprovado pelo TRT-PE que a empresa manteve a prática vexatória, e não há a possibilidade de se discutir a questão sem o reexame dos depoimentos, o que é impedido pela Súmula nº 126 do TST.


O julgado rejeitou ainda a alegação da empresa de que a condenação violaria dispositivos das Leis nºs 6.368/1976 e 10.409/2002, que tratam da repressão a tóxicos, pois a prática da revista íntima não se relaciona com a prevenção a drogas ilícitas.

Fonte: Espaço Vital

Leia Mais ►

Você já fez uma peniscopia?

É bem provável que não. Geralmente os homens são menos cuidadosos com sua saúde, principalmente, em se tratando de exames preventivos.

Segundo o artigo, O que é peniscopia?,  do Dr. Nilton Firmino, publicado no Site Médico,  a peniscopia é o exame do pênis com o auxilio do coloscópio e soluções reveladora de lesões, como o Ácido Acético a 5 % e o Azul de Toluidina a 1%.


A peniscopia é principalmente indicada para o diagnóstico de lesões induzidas pelo HPV (Papiloma Vírus Humano) em parceiros de pacientes portadoras desse vírus, que é apontado como causador de Câncer do Colo do Útero, Vagina, Vulva, Reto, Ânus e mais raramente do Pênis.


Além do diagnóstico de HPV, doença sexualmente transmissível mais conhecida como CONDILOMA, a peniscopia pode detectar lesões indicativas de outras doenças como Herpes Genital, infecções por Fungos (Candidíase) ou Bactérias.

Durante a Peniscopia também podem ser encontradas lesões no Orifício Uretral, Glande, Corpo Peniano, Bolsa Escrotal, Regiões Pubiana e Inguinal. Em casos particulares examina-se a Região Anal.


Mais da metade (50 a 70%) dos parceiros regulares de mulheres com CONDILOMA e/ou DISPLASIA CERVICAL (NIC) apresentam lesões de diversas formas, sendo a verrucosa a mais comum. A Peniscopia pode ser considerado o "exame preventivo do homem" coadjuvante na prevenção do Câncer Genital da mulher.


Os parceiros que não apresentam lesões podem ser portadores do vírus em estado latente ou incubado. Vale salientar que existe a possibilidade, embora bem menor, de transmissão não sexual do vírus através de objetos contaminados (vômitos) e até a transmissão materno-fetal.


Fonte: Dr. Nilton Firmino - Ginecologista, Colposcopista e Citopatologista/ Site Médico

Leia Mais ►

19 de setembro de 2009

Como a Acupuntura bloqueia a dor

Experiências feitas no University College, de Londres, e nas universidades de Southampton e York, com grupos de voluntários, obtiveram excelentes resultados.

A Acupuntura pode eliminar a dor desativando a região do cérebro que comanda esse tipo de sensações e funcionar como anestesia, de acordo com pesquisas de cientistas britânicos.

Pesquisadores do University College, de Londres, e das universidades de Southampton e York, realizaram experiências com grupos de voluntários em quem colocaram agulhas em pontos determinados do dorso da mão.

Em alguns casos, a agulha foi introduzida superficialmente, à uma profundidade de apenas um milímetro, enquanto em outros chegou-se a um centímetro de profundidade.

Os cientistas, que examinaram com um scanner o cérebro dos voluntários durante os testes, descobriram que a introdução superficial da agulha ativava as áreas do córtex motor, o que representa uma reação normal à dor.

Pelo contrário, se fosse colocada mais a fundo, o sistema límbico do cérebro era desativado, eliminado a dor, e o paciente só sentia uma espécie de formigamento.

Mark Lythgoe, neurocientista do University College londrino, que supervisionou os testes, qualificou a descoberta de importante porque mais uma vez fica demonstrado o efeito físico da Acupuntura no cérebro.

A professora Kathy Sykes, da Universidade de Bristol, foi testemunha de uma operação realizada com o coração aberto praticada em um paciente que, graças à Acupuntura, não teve que ser anestesiado. O fato foi abordado em sua tese.

Fonte: AmbaNews/University College of London

Leia Mais ►

18 de setembro de 2009

As relações de poder

Não me sai da cabeça a imagem de um fiel da igreja do Bispo Macedo que doou R$ 60.000,00 à instituição.

Por: Návia T. Pattussi/Psicanalista/naviat@terra.com.br

Este cidadão está aposentado por invalidez referida a problemas mentais e justifica que fez tal doação por que o pastor lhe assegurou que se assim o fizesse Deus lhe livraria do tormento emocional que grassa sua vida.

A situação parece absurda, pois foge à nossa capacidade de raciocínio uma postura como essa: uma relação de total submissão e entrega por parte de um, ao mesmo tempo que uma posição de exercício de poder quase que absoluto, uma violência simbólica, por parte do outro. Sim, pois a violência pode ser real, se demonstrada de uma forma concreta através de agressões físicas, ou simbólica quando dissimulada através de palavras doces ou de atos que escondem as reais intenções de explorar o outro ou de submetê-lo a serviço dos próprios prazeres ou interesses, sem que ele se dê conta disso. Acho essa, uma das situações mais perniciosas, pois desse tipo de violência é mais difícil, quando não, impossível do sujeito se defender. Temos também como exemplo disso os casos de pedofilia onde a exploração do outro se faz através da demonstração de um suposto afeto.

Usar o outro, sem o seu consentimento ou tendo a sua anuência através de argumentos enganosos a mim fere o mínimo princípio de respeito ao próximo. Porém, como alguém pode se deixar enganar dessa forma? Existe um mecanismo poderoso, muito conhecido pelas psicoterapias, que se chama “sugestão” onde o paciente submete-se cegamente ao poder e saber do terapeuta, o que é semelhante ao que ocorre numa relação amorosa, onde os amantes entram numa espécie de “transe” e de fantasias de toda a ordem. Mas o problema não é se essas relações são reais ou fantasiosas mas o quanto o detentor do poder pode se utilizar da fragilidade ou do estado de êxtase do outro para explorá-lo ou dirigi-lo. Essa uma questão ética premente no nosso dia a dia de terapeutas e nos exige um alerta constante.

Esses fatos colocam em xeque a relação que temos com a realidade e as pessoas, pois na verdade sempre corremos o risco de ver somente o que queremos ou suportamos enxergar. Por certo o mundo não é cor de rosa como imaginávamos na infância, mas é difícil “enterrar” isso e viver na crua ostensividade dos fatos que são a prova da factibilidade ou não do que pensamos.

Porém, viver mais com os “pés no chão”, como se diz, também pode nos revelar uma outra forma de estar no mundo nos fazendo pensar em estratégias e nos tornando menos vulneráveis ao poder que colocamos no outro, que tanto pode ser uma pessoa como uma instituição. Sim, pois o poder de alguém não é inato. Se ele assim aparece é por que alguém coloca o poder lá. Quem faz o líder, o ditador ou o explorador é aquele que assim o vê e esse olhar pode ser mudado.

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

LG II GD335: O celular islâmico

O celular carrega o Corão, com música e imagens de texto que desliza na tela seguindo a recitação, e permite a sua tradução para várias línguas.

O Conselho Superior Islâmico aprovou o celular dotado de “funções islâmicas”, ofertado pela coreana LG aos muçulmanos, um mercado potencial estimado em 1,5 milhão de pessoas, de Casablanca até a Indonésia. O LG II GD335 traz, ainda, o anúncio das horas de oração, o convite à oração e tem, embutida, uma bússola eletrônica que indica a direção de Meca.

Outra sofisticação dirigida exclusivamente ao consumidor islâmico é a calculadora do celular, que determina com exatidão a quantidade de “zakat” – esmola, um dos cinco pilares do Islã -, que o seguidor de Maomé deve destinar aos pobres de acordo com o volume de seus ganhos anuais.

A sueca Nokia e a norte-americana Apple correram na frente nesse mercado e ofereceram aplicações específicas para o mês de Ramadã, nono mês do calendário islâmico, quando os muçulmanos praticam o jejum, o quarto dos cinco pilares do Islã. Esse é um tempo de renovação da fé e da prática mais intensa da caridade.

“No ano passado, mais de dois milhões e meio de muçulmanos baixaram em seu celular as aplicações para o Ramadã e, com base nos pedidos dos nossos clientes, melhoramos neste ano a oferta de novas aplicações”, disse para o La Repubblica o vice-presidente da Nokia para o Oriente Médio e África, Chris Braam.

A Igreja Católica e setores dela também têm recorrido às novas tecnologias de comunicação. O papa Bento XVI criou o sítio web “pope2you”, como ferramenta para enviar preces aos enfermos.

A Associação do Senhor Jesus (ASJ), seccional brasileira com sede em Campinas, São Paulo, e que se dedica à evangelização, contratou empresa de tecnologia para criar um sítio de relacionamentos com conteúdo essencialmente católico.

A página “nação católica” tem, segundo o jornalista James Cimino, da Folha de São Paulo, mais de 13 mil usuários e funciona como o Orkut, com perfis e comunidades, como a que está dedicada aos jovens de perfil atlético, que, contudo, não cultuam o corpo, mas a alma.

Fonte: ALC

Leia Mais ►

17 de setembro de 2009

Estresse no trabalho: é importante admitir e buscar um equilíbrio

O estresse é uma patologia moderna, resultante da indisciplina imposta pelo estilo de vida atual

O Programa de Medicina Preventiva da Unimed Chapecó (Univida) desenvolveu, na última semana, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó, palestra com o tema “Estresse no trabalho”, para profissionais da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan). A atividade fez parte da Semana Sipat da empresa e foi conduzida pela psicóloga Liciane Dalla Costa.

A exposição permitiu compreender o que é estresse, como afeta e como as pessoas podem identificar os fatores que o desencadeia. “O estresse é uma patologia moderna, resultante da indisciplina imposta pelo estilo de vida atual, ou seja, nossas horas de sono, alimentação e lazer não são adequadas à nossa saúde e o resultado é a fadiga crônica”, ressalta Liciane.

O estresse pode ocorrer por diversos fatores relacionados à família, trabalho e ambiente social, tanto por acontecimentos agradáveis como desagradáveis, que fogem do controle e geram desequilíbrio. Segundo a psicóloga, o dano ao organismo será maior ou menor dependendo de como a pessoa reage diante dos acontecimentos, como os interpreta e os sente, muito mais do que os acontecimentos em si. “Para lidar com o estresse é importante admiti-lo e identificar as fontes do seu desenvolvimento”.

As reações podem ser identificadas em diferentes estágios: o de alerta; quando o organismo libera hormônios na corrente sanguínea, causando rubor facial, transpiração, sensação de aperto no estômago e tensão muscular nos braços e pernas; resistência, quando causa enxaqueca, hipertensão arterial, lombalgia, insônia, irritação e angústia; quase exaustão, quando a tensão excede o limite, diminuindo a resistência física e emocional, e o mais crítico estágio é o de exaustão, caracterizado pela queda acentuada dos mecanismos de defesa, podendo causar doenças mais graves.

No organismo, as reações podem ser emocionais, concentração e raciocínio ou fisiológicas. O estresse também provoca mudanças no comportamento como intranqüilidade, excesso de preocupação, descuido com a aparência, com o aprendizado, baixa auto-estima, angústia, problemas de saúde e dificuldade de relacionamento profissional e pessoal.

Ao abordar a questão “como o estresse afeta o trabalho”, a psicóloga reforçou que algumas das causas estão relacionadas ao desemprego, a alta competitividade, a excessiva carga de trabalho, o alto nível de cobranças e pressões que independem do desempenho pessoal para acontecer. Destacou que um fator muito importante a ser observado é que o trabalho satisfatório determina prazer, alegria e pode ser considerado um investimento afetivo. Já, quando é desprovido de significação, ou seja, não é reconhecido ou é uma fonte de ameaças à integridade física e/ou psíquica, acaba causando sofrimento ao trabalhador.

Para diminuir o estresse no trabalho, Liciane orienta a adoção de uma postura diferente. “O ideal é fazer uma lista das situações que não podem ser alteradas e das que podem ser modificadas, trabalhando cada uma, individualmente, a cada dia. Com a identificação do problema é mais fácil descobrir a solução”. Reforça ainda que, para a saúde mental, é importante buscar atividades com as quais se identifique e as realize com amor”

Para contribuir com a palestra, a Educadora Física Marlete Schneider, ensinou a respiração diafragmática e técnicas para alívio do estresse.

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog