17 de setembro de 2009

Estresse no trabalho: é importante admitir e buscar um equilíbrio

O estresse é uma patologia moderna, resultante da indisciplina imposta pelo estilo de vida atual

O Programa de Medicina Preventiva da Unimed Chapecó (Univida) desenvolveu, na última semana, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó, palestra com o tema “Estresse no trabalho”, para profissionais da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan). A atividade fez parte da Semana Sipat da empresa e foi conduzida pela psicóloga Liciane Dalla Costa.

A exposição permitiu compreender o que é estresse, como afeta e como as pessoas podem identificar os fatores que o desencadeia. “O estresse é uma patologia moderna, resultante da indisciplina imposta pelo estilo de vida atual, ou seja, nossas horas de sono, alimentação e lazer não são adequadas à nossa saúde e o resultado é a fadiga crônica”, ressalta Liciane.

O estresse pode ocorrer por diversos fatores relacionados à família, trabalho e ambiente social, tanto por acontecimentos agradáveis como desagradáveis, que fogem do controle e geram desequilíbrio. Segundo a psicóloga, o dano ao organismo será maior ou menor dependendo de como a pessoa reage diante dos acontecimentos, como os interpreta e os sente, muito mais do que os acontecimentos em si. “Para lidar com o estresse é importante admiti-lo e identificar as fontes do seu desenvolvimento”.

As reações podem ser identificadas em diferentes estágios: o de alerta; quando o organismo libera hormônios na corrente sanguínea, causando rubor facial, transpiração, sensação de aperto no estômago e tensão muscular nos braços e pernas; resistência, quando causa enxaqueca, hipertensão arterial, lombalgia, insônia, irritação e angústia; quase exaustão, quando a tensão excede o limite, diminuindo a resistência física e emocional, e o mais crítico estágio é o de exaustão, caracterizado pela queda acentuada dos mecanismos de defesa, podendo causar doenças mais graves.

No organismo, as reações podem ser emocionais, concentração e raciocínio ou fisiológicas. O estresse também provoca mudanças no comportamento como intranqüilidade, excesso de preocupação, descuido com a aparência, com o aprendizado, baixa auto-estima, angústia, problemas de saúde e dificuldade de relacionamento profissional e pessoal.

Ao abordar a questão “como o estresse afeta o trabalho”, a psicóloga reforçou que algumas das causas estão relacionadas ao desemprego, a alta competitividade, a excessiva carga de trabalho, o alto nível de cobranças e pressões que independem do desempenho pessoal para acontecer. Destacou que um fator muito importante a ser observado é que o trabalho satisfatório determina prazer, alegria e pode ser considerado um investimento afetivo. Já, quando é desprovido de significação, ou seja, não é reconhecido ou é uma fonte de ameaças à integridade física e/ou psíquica, acaba causando sofrimento ao trabalhador.

Para diminuir o estresse no trabalho, Liciane orienta a adoção de uma postura diferente. “O ideal é fazer uma lista das situações que não podem ser alteradas e das que podem ser modificadas, trabalhando cada uma, individualmente, a cada dia. Com a identificação do problema é mais fácil descobrir a solução”. Reforça ainda que, para a saúde mental, é importante buscar atividades com as quais se identifique e as realize com amor”

Para contribuir com a palestra, a Educadora Física Marlete Schneider, ensinou a respiração diafragmática e técnicas para alívio do estresse.

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Muito boa a matéria, bem elaborada.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Medicina preventiva, isso é um grande avanço. Um abraço. Drauzio Milagres.

    ResponderExcluir
  3. Publiquei em meu blog algo que contribui em muito com a diminuição do estresse. Uma boa caminhada na Fazenda São Fernando. Abraços

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog