24 de setembro de 2009

Seu beijo é salgado?

Conhecida popularmente como a doença do beijo salgado, a fibrose cística não tem cura, mas deve ser tratada para oferecer qualidade de vida e assim uma maior sobrevida.


A Fibrose cística, ou Mucoviscidose, é uma doença hereditária, transmitida geneticamente, que compromete principalmente os sistemas respiratórios e digestivos. Decorrente de uma disfunção das glândulas da secreção exócrina, é caracterizada pela produção de muco mais espesso, que bloqueia as vias respiratórias e também outros órgãos, afeta o pâncreas o fígado entre outros.


A incidência da doença varia de 1 para cada 9.000 nascimentos entre brancos, um indivíduo em cada 25 é portador assintomático do gene. A doença é menos frequente em brancos e asiáticos.A cura ainda não foi descoberta, mas há tratamentos disponíveis que podem oferecer ao paciente mais qualidade de vida.


Hoje, no nosso país, entre os cerca de 3.200 pacientes em acompanhamento, mais de 40% são adultos. Segundo Dr. Paulo Tarso Roth Dalcin, presidente da Comissão de FC (Fibrose Cística) da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Estima-se, no entanto que no Brasil haja aproximadamente 8 mil pacientes com a doença. Esta sobrevida prolongada, em média até os 38 anos de idade, só é possível por meio de um tratamento multidisciplinar, afirma Dr. Paulo.


O diagnóstico precoce na maternidade, nos primeiros anos de vida, por meio do teste do pezinho, é obrigatório desde o ano de 2001, quando o ministério da saúde regulamentou o programa nacional de triagem Neonatal (PNTN), através da portaria GM nº 822.


Mas, hoje ainda muitos estados não cumpriram a lei de incluir a FC entre as doenças a ser detectadas pelo teste. O diagnóstico precoce é importante para que se evite o desperdício dos gastos com os sintomas em doentes que ainda não foi identificada a fibrose cística. Muitas vezes nestes casos a doença permanece por anos sem o correto tratamento, gerando custos ao estado e a família.


Quando não é feito o diagnóstico correto os pacientes vão aos consultórios com problemas respiratórios, como sinusite e pneumonia, apresentam mau funcionamento do pâncreas, eliminam gordura nas fezes, diarreia, desnutrição, perda acentuada de peso e suor mais salgado que o normal.


A sensação de beijar a face de alguém com fibrose cística é de um beijo salgado, procure tratamento!

Fonte: www.saudelazer.com

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Muito interessante este assunto e preocupante ao mesmo tempo. Boa matéria merece nota 10.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Luiz, a sua matéria apontada é super interessante e importante. Eu não sabia das características desta terrível doença. Obrigada por informar!

    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog