1 de agosto de 2009

Alerta em Santa Catarina: volta a chover de forma contínua e volumosa

Entre a noite do dia 01 (sábado) e madrugada do dia 02 (domingo), volta a chover de forma contínua e volumosa em todo o Estado.

Neste período de chuvas mais intensas, o indicativo é de um volume médio de 50mm, em 12 horas, para todas as regiões catarinenses, com pontuais mais elevados em alguns municípios isolados. O tempo já melhora no Estado entre a tarde e noite do dia 02, com sol no dia 03/08 (segunda-feira).

Nas últimas 12 horas, entre a noite do dia 31/07 e madrugada do dia 01/08, o volume de chuvas, em Santa Catarina, totalizou entre 50mm e 70mm, em média, em todas as regiões. No Vale do Itajaí, ocorreram pontuais ainda mais elevados, como nos municípios de Itajaí (94mm) e Indaial (100mm), o que representa praticamente o volume de chuvas esperado em meses de inverno.

Com isto, o nível dos rios subiu rapidamente no Vale do Itajaí. Em Timbó e Taió, por exemplo, verificou-se uma elevação em torno de 3 metros, em menos de 24 horas, ultrapassando a cota de alerta (Acompanhe o link "Monitoramento dos Dados" no site da Epagri/Ciram). Com o aumento do nível do mar (maré alta) no Litoral catarinense, neste final de semana, há maior dificuldade de escoamento da água dos rios em direção ao oceano.

ALERTA DE MAR AGITADO: O mar permanece agitado neste sábado, dia 01/08 com ondas que superam os 2 metros em boa parte do Litoral catarinense, inclusive com condição de ressaca, especialmente no Litoral Sul. Estas condições estão associadas ao predomínio de ventos de leste. Entre os dias 02 e 03/08 (sábado e domingo), o vento passa a predominar de sudoeste no Litoral, com maior intensidade, aumentando a agitação marítima.

Fonte: Laura Rodrigues / Francine Gomes - Meteorologistas

Setor de Previsão de Tempo e Clima -

Epagri/Ciram/Fundagro

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. A natureza tem causado tantos danos a região, vamos orar para que não venha a acontecer novas tragédias.
    A paz

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog