Publicação desenvolvida pelo Sebrae em parceria com o IBQP mostra a importância do tema para tornar os negócios mais competitivos.
Inovar é um dos mais importantes requisitos para que as empresas possam crescer e se manter de forma sustentável no mercado. Para chamar a atenção sobre o assunto e mostrar que o tema é mais acessível do que parece, o Sebrae Nacional elaborou a cartilha ‘Inovação como Estratégia Competitiva da Micro e Pequena Empresa’.
A publicação tem tiragem de 105 mil exemplares e foi produzida pelas unidades de Capacitação Empresarial (UCE) e de Acesso à Inovação e Tecnologia (UAIT), em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).
Na opinião de Edson Fermann, gerente de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae Nacional, a cartilha se soma a uma série de ações que o Sistema Sebrae já realiza para desmistificar o tema. Para Fermann, sem inovação, os negócios correm o risco de estagnar. “A empresa que não inovar vai ficar para trás, perderá mercado e ainda corre o risco de não sobreviver”, alerta.
Alessandra Cunha, analista da UCE, explica que a cartilha servirá para mostrar aos proprietários de negócios de micro e pequeno porte que a inovação deve ser um objetivo constante. “Inovar não significa apenas apostar em alta tecnologia. As empresas podem inovar na gestão, em seus processos, no desenvolvimento de produtos e serviços, em sua estratégia de marketing”, exemplifica a analista. Alessandra ressalta que a cartilha apresenta uma linguagem lúdica e acessível.
Os conceitos de inovação no livreto são contados por meio da história fictícia do empresário do ramo de confecções João Pedro. Ele usa a inovação para atingir o sucesso nos negócios. Em um de seus depoimentos, o personagem diz: “Comecei observando qual era o diferencial de cada uma de minhas concorrentes. O que pude notar é que cada uma delas havia inovado”.
Mais adiante, João afirma: “Li, fiz cursos, procurei conhecer a realidade do mercado, compreender melhor o perfil do consumidor que freqüentava as academias. (...) Descobri, então, um mercado que ainda não tinha sido contemplado com produtos específicos: o mercado voltado à terceira idade”.
As cartilhas sobre o tema inovação foram enviadas para as unidades estaduais do Sebrae e ficarão à disposição do público nos pontos de atendimento. Quem assistir à palestra gerencial “Inovação como Estratégia Competitiva da Micro e Pequena Empresa” também ganhará o material. A publicação ainda ficará disponível na internet, no site da Biblioteca online do Sebrae (www.biblioteca.sebrae.com.br). Edson Fermann estima que pelo menos 25% das 400 mil empresas que integram projetos coletivos e individuais do Sebrae devem se beneficiar dos conhecimentos da cartilha.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Interessasnte!
ResponderExcluirAs cartilhas do SEBRAE ajudam muito. Valeu pela divulgação, Luiz!
ResponderExcluirAbraços
Não acho que as agências do SEBRAE que eu conheci fossem muito do meu agrado, por outro lado o site do SEBRAE é uma fonte inesgotável de informações, recomendo a todos que querem aprender.
ResponderExcluirO SEBRAE me ajudou quando da abertura e regularização dos documentos da Igreja, são bons e atuam de forma eficaz.
ResponderExcluirA paz