17 de julho de 2009

Cartilha para micro e pequenas empresas

Publicação desenvolvida pelo Sebrae em parceria com o IBQP mostra a importância do tema para tornar os negócios mais competitivos.

Inovar é um dos mais importantes requisitos para que as empresas possam crescer e se manter de forma sustentável no mercado. Para chamar a atenção sobre o assunto e mostrar que o tema é mais acessível do que parece, o Sebrae Nacional elaborou a cartilha ‘Inovação como Estratégia Competitiva da Micro e Pequena Empresa’.


A publicação tem tiragem de 105 mil exemplares e foi produzida pelas unidades de Capacitação Empresarial (UCE) e de Acesso à Inovação e Tecnologia (UAIT), em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).cartilhamicro


Na opinião de Edson Fermann, gerente de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae Nacional, a cartilha se soma a uma série de ações que o Sistema Sebrae já realiza para desmistificar o tema. Para Fermann, sem inovação, os negócios correm o risco de estagnar. “A empresa que não inovar vai ficar para trás, perderá mercado e ainda corre o risco de não sobreviver”, alerta.


Alessandra Cunha, analista da UCE, explica que a cartilha servirá para mostrar aos proprietários de negócios de micro e pequeno porte que a inovação deve ser um objetivo constante. “Inovar não significa apenas apostar em alta tecnologia. As empresas podem inovar na gestão, em seus processos, no desenvolvimento de produtos e serviços, em sua estratégia de marketing”, exemplifica a analista. Alessandra ressalta que a cartilha apresenta uma linguagem lúdica e acessível.


Os conceitos de inovação no livreto são contados por meio da história fictícia do empresário do ramo de confecções João Pedro. Ele usa a inovação para atingir o sucesso nos negócios. Em um de seus depoimentos, o personagem diz: “Comecei observando qual era o diferencial de cada uma de minhas concorrentes. O que pude notar é que cada uma delas havia inovado”.


Mais adiante, João afirma: “Li, fiz cursos, procurei conhecer a realidade do mercado, compreender melhor o perfil do consumidor que freqüentava as academias. (...) Descobri, então, um mercado que ainda não tinha sido contemplado com produtos específicos: o mercado voltado à terceira idade”.


As cartilhas sobre o tema inovação foram enviadas para as unidades estaduais do Sebrae e ficarão à disposição do público nos pontos de atendimento. Quem assistir à palestra gerencial “Inovação como Estratégia Competitiva da Micro e Pequena Empresa” também ganhará o material. A publicação ainda ficará disponível na internet, no site da Biblioteca online do Sebrae (www.biblioteca.sebrae.com.br). Edson Fermann estima que pelo menos 25% das 400 mil empresas que integram projetos coletivos e individuais do Sebrae devem se beneficiar dos conhecimentos da cartilha.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. As cartilhas do SEBRAE ajudam muito. Valeu pela divulgação, Luiz!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Não acho que as agências do SEBRAE que eu conheci fossem muito do meu agrado, por outro lado o site do SEBRAE é uma fonte inesgotável de informações, recomendo a todos que querem aprender.

    ResponderExcluir
  3. O SEBRAE me ajudou quando da abertura e regularização dos documentos da Igreja, são bons e atuam de forma eficaz.
    A paz

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog