14 de julho de 2009

Manuscrito bíblico na internet

Em uma semana, desde que foi inserido na rede mundial de computadores, no dia 6 de julho, o manuscrito de parte da Bíblia conhecido como Codex Sinaiticus, com cerca de 1.600 anos, recebeu mais de 100 milhões de visitas, informou a Biblioteca da Universidade de Leipzig, na Alemanha.

A digitalização do Codex Sinaiticus teve início em 2005. O texto, escrito em grego, aparece em quatbiblia1ro colunas. Em 1844, o teólogo alemão Constantin von Tischendorf trouxe do Monastério de Santa Catalina, no Egito, 43 das 129 folhas do Codex em pergaminho, de 33,5 por 37,5 centímetros, que ele encontrou em cesta de lixo do centro religioso e que foram guardadas na Biblioteca de Leipzig.

Outras partes do original encontram-se na Biblioteca Nacional Russa, em São Petesburgo, na Livraria Britânica, no Monastério egípcio, além da Biblioteca de Leipzig. Ao lado do Codex Vaticanus, o Codex Sinaiticus é tido como o mais antigo manuscrito do Novo Testamento.

O manuscrito pode ser acessado em www.codex-sinaiticus.net

Fonte: ALC

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Saudações!
    Amigo LUIZ ANDRE
    Um Post Fantástico!
    É um manancial de informações importantísimas, sobre apontamentos de parte das escrituras sagradas.
    Acessei o Site e já favoritei para ler com a atenção devida!
    Obrigado por compartilhar tão importante notícia!
    Parabéns pelo Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. A arqueologia bíblica tem evoluido muito em sua área legal, parabéns pelo post.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. Amado amigo mais uma rica fonte para estudos.
    A paz

    ResponderExcluir
  4. Luiz,

    A arqueologia bíblica era uma das disciplinas preferidas quando estava no seminário. Uma fonte riquíssima para o conhecimento, capaz de esclarecer inúmeras incógnitas numa única imagem, objeto etca.
    Minha internet não tem ajudado muito, o que me torna a navegação quase impossível e isso tem me desanimado um pouco. Tem dias que não consigo sequer entrar no diHitt. Daí a minha ausência.

    Gostei muito deste seu post. Belo trabalho!
    Abraço do amigo,

    Antonio

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Fundar uma ONG não é Complicado - Incentivar, ajudar, se doar, frequentemente faço isso. Algumas pessoas não percebem o quão fácil é agir dessa maneira, e quantos benefícios isso trás para ...
    Há 3 horas
  • - Papagaio (a) Chica - *CHICA* Oi,Chica! A história de nosso personagem começa dia *03 de janeiro de 1999*, quando o amigo *Lauro Werner* nos traz de presente um Papagaio (a) c...
    Há uma semana
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 7 meses
  • -

Arquivo do Blog