16 de maio de 2009

Observatório Astronômico de Brusque recebe muitas visitas

O Observatório Astronômico de Brusque registrou 42 visitas de escolas, entidades e instituições, somando 1.557 visitantes no espaço, desde janeiro até o final de abril deste ano. Destes, 39 grupos são de outros municípios.

De acordo com o responsável pelo espaço, Silvino de Souza, ao visitar o Observatório as pessoas assistem a uma palestra que tem como tema os planetas e o espaço, conhecem um acervo de estudos com a mesma temática e ainda podem conferir de perto os equipamentos que há no local, como telescópios entre outros.

O Observatório Astronômico de Brusque(SC), é considerado um dos mais importantes do país na área de pesquisa e divulgação de estudos astronômicos. O Observatório é um complexo didático, cultural e científico interessado em pesquisar e compreender os mistérios do Universo.observatorio

Inaugurado em 03 de novembro de 1979 , no Convento Sagrado Coração de Jesus, por iniciativa dos padres Pedro Canísio Rauber e Tadeu Cristovam Mikowski, como Observatório do Convento SCJ. Na época, o Observatório recebeu um telescópio refletor newtoniano de 200mm com a interveniência do Pe.Raymundo Weihermann, da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Logo depois o Observatório passou a chamar-se Observatório Kappa Scorpii, uma das estrelas representadas na constelação do Escorpião.

Com o crescente interesse dos estudantes e da própria comunidade brusquense e regional em torno das atividades do Observatório, em 19 de março de 1988, com o apoio do então Pe. Tadeu Cristovam Mikowski, foi fundado o Clube de Astronomia de Brusque - CAB, com a união do Observatório Kappa Scorpii com o Grupo de Estudos Astronômicos Antares.

Neste ano, o Observatório de Brusque integra a campanha de divulgação do programa IYA2009 – Ano Internacional da Astronomia – O Universo Para Você Descobrir, que comemora os 4 séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. O Ano Internacional da Astronomia, proclamado pela ONU, Organização das Nações Unidas, será uma celebração global da astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano. Uma das metas do programa é dar forte ênfase à educação, ao envolvimento do público e ao engajamento dos jovens na ciência, através de atividades locais, nacionais e globais.

Para garantir a manutenção do local, desde o início do ano, a Prefeitura de Brusque firmou convênio, para o repasse de 12 parcelas no valor de R$ 1,2 mil mensais.

Para mais informações sobre o Ano Internacional da Astronomia clique aqui.

Para acessar o site do Observatório de Brusque, aqui.

Fontes de pesquisa: Observatório de Brusque e Prefeitura Municipal de Brusque

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Olá, Luiz!

    Muito interessante que na cidade de Brusque tenha um observatório astronômico, o que proporciona a visita de muitas pessoas interessadas em conhecer o universo e os astros que o compõe. É muito interessante também para as crianças aprenderem desde cedo sobre ciência.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  2. Luiz,

    É só atravessar que estou na porta do Planetário da Gávea que na ultima reforma ficou espetacular. Sempre com novidades, exposições, teatros, dias para observar o céu a noite, colonia de férias para maiores de 8 anos.

    Quem vier ao Rio de Janeiro, deve visitar. Vale a pena conferir. Dá para ficar horas dentro e pagando pouco.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 2 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há uma semana
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog