O Observatório Astronômico de Brusque registrou 42 visitas de escolas, entidades e instituições, somando 1.557 visitantes no espaço, desde janeiro até o final de abril deste ano. Destes, 39 grupos são de outros municípios.
De acordo com o responsável pelo espaço, Silvino de Souza, ao visitar o Observatório as pessoas assistem a uma palestra que tem como tema os planetas e o espaço, conhecem um acervo de estudos com a mesma temática e ainda podem conferir de perto os equipamentos que há no local, como telescópios entre outros.
O Observatório Astronômico de Brusque(SC), é considerado um dos mais importantes do país na área de pesquisa e divulgação de estudos astronômicos. O Observatório é um complexo didático, cultural e científico interessado em pesquisar e compreender os mistérios do Universo.
Inaugurado em 03 de novembro de 1979 , no Convento Sagrado Coração de Jesus, por iniciativa dos padres Pedro Canísio Rauber e Tadeu Cristovam Mikowski, como Observatório do Convento SCJ. Na época, o Observatório recebeu um telescópio refletor newtoniano de 200mm com a interveniência do Pe.Raymundo Weihermann, da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Logo depois o Observatório passou a chamar-se Observatório Kappa Scorpii, uma das estrelas representadas na constelação do Escorpião.
Com o crescente interesse dos estudantes e da própria comunidade brusquense e regional em torno das atividades do Observatório, em 19 de março de 1988, com o apoio do então Pe. Tadeu Cristovam Mikowski, foi fundado o Clube de Astronomia de Brusque - CAB, com a união do Observatório Kappa Scorpii com o Grupo de Estudos Astronômicos Antares.
Neste ano, o Observatório de Brusque integra a campanha de divulgação do programa IYA2009 – Ano Internacional da Astronomia – O Universo Para Você Descobrir, que comemora os 4 séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. O Ano Internacional da Astronomia, proclamado pela ONU, Organização das Nações Unidas, será uma celebração global da astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano. Uma das metas do programa é dar forte ênfase à educação, ao envolvimento do público e ao engajamento dos jovens na ciência, através de atividades locais, nacionais e globais.
Para garantir a manutenção do local, desde o início do ano, a Prefeitura de Brusque firmou convênio, para o repasse de 12 parcelas no valor de R$ 1,2 mil mensais.
Para mais informações sobre o Ano Internacional da Astronomia clique aqui.
Para acessar o site do Observatório de Brusque, aqui.
Fontes de pesquisa: Observatório de Brusque e Prefeitura Municipal de Brusque
Olá, Luiz!
ResponderExcluirMuito interessante que na cidade de Brusque tenha um observatório astronômico, o que proporciona a visita de muitas pessoas interessadas em conhecer o universo e os astros que o compõe. É muito interessante também para as crianças aprenderem desde cedo sobre ciência.
Abraços
Francisco Castro
Luiz,
ResponderExcluirÉ só atravessar que estou na porta do Planetário da Gávea que na ultima reforma ficou espetacular. Sempre com novidades, exposições, teatros, dias para observar o céu a noite, colonia de férias para maiores de 8 anos.
Quem vier ao Rio de Janeiro, deve visitar. Vale a pena conferir. Dá para ficar horas dentro e pagando pouco.