5 de setembro de 2010

Não espere as coisas acontecer, faça acontecer

Lições de persistência, força de vontade, doação, valorização da vida e, sobretudo, de amor a si mesmo e ao próximo, levaram centenas de pessoas, que acompanharam a palestra “Atitude ou nada”, proferida por Steven Dubner, à reflexão. Contando histórias e mostrando as imagens de pessoas que venceram os obstáculos impostos pelas deficiências físicas, Dubner emocionou a todos. “É necessário sonhar, acreditar e fazer alguma coisa para mudar a situação que nos encontramos”, declarou.

Steven Dubner é fundador e coordenador geral da Associação Desportiva para Deficientes (ADD) e ex-técnico da Seleção Brasileira Masculina de Basquetebol em Cadeira de Rodas. Participou de competições em diversos países da América, Europa, Ásia e África, como a Special Olympics nos Estados Unidos e a Paraolimpíada de Atenas 2004. Atuou também junto ao Comitê Paraolímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas.StevenD

A palestra foi o coroamento da iniciativa da Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos) e a Fundação Aury Luiz Bodanese, em parceria com a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), que visa o oferecimento docurso de qualificação para a inserção e permanência de pessoas com deficiências no mercado de trabalho, cujo convênio foi assinado, na última terça-feira, pelo vice-presidente da cooperativa, Neivor Canton e pelo vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó, professor Cláudio Jacoski.

O curso, formatado pela Unochapecó, é um esforço de interferência positiva nomercado de trabalho como espaço/contexto complexo e exigente. Para a Aurora a entrada das pessoas com deficiência no mundo do trabalho é precedida de uma formação com qualidade, além do aperfeiçoamento permanente. No entanto, nem todas as pessoas tem acesso e/ou oportunidade de se qualificar por diversos motivos, tais como, condição financeira, acesso à instituições de ensino, entre outros. Nesse contexto encontram-se as pessoas com deficiências, que até pouco tempo tinham um acesso muito restrito tanto ao ingresso, quanto na permanência no mercado de trabalho.

Para integrar uma pessoa com deficiência no mercado de trabalho, é necessário preparar os ambientes nas empresas, sensibilizado as pessoas para que ocorra uma melhor integração, respeitadas suas limitações físicas, visuais, auditivas e/ou mentais.

O conteúdo do curso prevê 40 horas/aula divididas em cinco módulos, nos turnos matutino e vespertino. No dia 20 de setembro será o tema “Trabalhando com os familiares: legislação, benefícios, políticas Aurora para pessoas com deficiência”; no dia 21/09, “Relações humanas no trabalho voltado para pessoas com deficiência”; no dia 22/09, “Noções de informática”; 23/09, “Boas práticas de fabricação, uso de EPI’s”; e no dia 24/09, “Fluxos internos da empresa”. Os módulos serão conduzidos por docentes da Unochapecó e por colaboradores da Aurora Alimentos.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Grande André .... ja dizia o Wandré ... Quem sabe faz a hora e não esperar acontecer ...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog