16 de março de 2009

Saiba como é calculada a sensação térmica

No dia 3 de março de 2009 Blumenau registrou maior sensação térmica do Estado de Santa Catarina. Os termômetros registraram 38º C em Blumenau, com sensação térmica de 51,5º C, noticiou a imprensa. Mas o que vem a ser esta sensação térmica ? Como os meteorologistas chegam a esta conclusão de que em certos dias quentes sentimos mais calor do que realmente é medido pelos termômetros ? Técnicamente falando a sensação térmica é o Índice de Calor (IC). É um índice que combina a temperatura e a umidade relativa do ar para determinar uma temperatura aparente, que representa o quanto quente sentimos realmente.

O corpo humano geralmente resfria-se pela transpiração, ou suando, na qual a água do suor evapora e retira calor do corpo. Entretanto, quando a umidade relativa do ar é alta, a taxa de evaporação da água é reduzida. Assim, o calor é removido do corpo a uma taxa mais baixa, mantendo mais calor no corpo do que teria numa situação de ar seco. O IC foi elaborado a partir de medidas subjetivas de quanto calor se sente para dados valores de temperatura e umidade relativa do ar, nas situações em que as temperaturas estão elevadas, estando a pessoa à sombra em condições de vento fraco. Veja no site da Epagri/Ciram estas e outras explicações e mais toda fórmula utilizada para este cálculo na matéria : METODOLOGIA PARA CÁLCULO DO ÍNDICE DE CALOR.

Blog Widget by LinkWithin

8 comentários:

  1. Amigo. Acho que aqueles 51,5 de semanas passadas tava errado. Eu nunca tinha passado tanto calor como naquele dia. Eu vi na tv uma reportagem também, explicando o porquê da diferença entre a temperatura real e a sensação térmica. Gostei.

    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, Luiz. Tinha essa curiosidade de saber como era feito o cálculo. Valeu por essa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. A sensação térmica é sempre mais forte. Lembro que quando fui a Inglaterra, os termômetros marcavam 6, 7 grauas, mas a sensação era de 0 graus. No calor a tentandência é sempre ser maior.

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante amigo, não sabia, imaginava outra coisa. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Ok
    me diz quantos graus fica manaus, Cuiabá, Belem?
    70º?
    porque a temperatura nessas cidades é de 40º
    e chove todo dia.

    ResponderExcluir
  6. ihhhh... esse negócio de sensação aí, não sei não heim!!!!

    ResponderExcluir
  7. Essa informação é legal. Um abraço. Drauzio Milagres.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não entendi como chegam a números precisos. Qual a fórmula entre a humidade relativa e a temperatura ?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog